Pesquisar no Blog

domingo, 8 de fevereiro de 2026

Índice mostra quais distritos da cidade oferecem melhor qualidade de vida aos cães

Imagem gerada por IA DALL.E / OpenAI

Estudo feito em 2025 leva em conta serviços e lazer nos 96 distritos da Capital

Professor da Fatec Sebrae cruzou informações sobre pet shops, clínicas e hospitais veterinários e áreas verdes dos 96 distritos de São Paulo

 

Em quais regiões da cidade de São Paulo os cães podem ter melhor qualidade de vida? Um levantamento feito pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, da Capital, criou o Ranking Caramelo e traz respostas para essa pergunta. Os distritos com as melhores condições são: Moema, Perdizes e Jardim Paulista. Já os menos favoráveis são Brás, Pari e Jaguara.

O estudo foi feito em 2025 pelo professor da Fatec Rodolfo Ribeiro, coordenador de Pesquisa de Distribuição de Serviços em São Paulo. Leva em conta serviços (petshops, clínicas e hospitais veterinários) e lazer (proporção de cobertura vegetal nas diferentes localidades da cidade).

Os dados de petshops e veterinários foram obtidos com a utilização da API Places do Google Maps Platform.  A coleta desses dados foi feita em março e outubro de 2025. A área de cobertura vegetal em cada distrito foi obtida a partir do Mapa das Desigualdades de 2024, elaborado pela Rede Nossa São Paulo. Para que o resultado estivesse correto, foi preciso igualar os distritos, determinando a quantidade de área verde por quilômetro quadrado de cada um deles.

Com esses dados em mãos, Ribeiro montou o ranking, inspirado no modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Acesse o estudo completo aqui.


Oferta

A consulta identificou 5.911 pet shops na cidade de São Paulo. Os distritos de maior oferta são República, Bela Vista e Perdizes. Os de menor oferta, Marsilac Pari e Parelheiros.

Com relação aos veterinários, são 1.861 consultórios ou hospitais na cidade, dos quais 847 também informam ser lojas. Os distritos de maior oferta são Moema, Vila Mariana e Jardim Paulista. Os que estão no outro extremo da tabela são Marsilac, Anhanguera e Grajaú.

 

Verde

A cobertura vegetal da cidade é bem desigual, sendo o indicador com maior coeficiente de variação. A cidade como um todo apresenta 48% de área verde. Porém, essa característica está concentrada em distritos de área extensa e pouco habitados: Marsilac, Parelheiros e Tremembé, por exemplo. A cobertura vegetal desses 3 distritos equivale a 50% do total registrado na cidade. Do total de distritos, 75% têm, pelo menos, 14% de cobertura vegetal e 25% têm 34% ou mais.

Ribeiro destaca que a representatividade dos pequenos empreendimentos na oferta de negócios voltados aos pets chamou sua atenção. “As duas maiores redes que comercializam produtos para animais de estimação representam apenas 2,6% do total de pet shops do município.”

 

Centro Paula Souza

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados