Informação
e atenção ainda são as maiores armas contra fraudes; conhecer os métodos e
prevenir-se é essencial, aponta especialista
Com a expansão das
instituições financeiras especializadas em crédito pessoal, o acesso a essa
modalidade de empréstimo se tornou facilitado, atendendo a uma demanda que,
antigamente, era negligenciada por bancos tradicionais. Porém, com a maior
oferta do mercado, surgem também aqueles que se aproveitam da fragilidade
financeira alheia para elaborar e executar golpes. Estar bem informado sobre as
medidas de segurança e manter a atenção no contato digital é essencial para
evitar se tornar mais uma vítima de fraude.
Muitas vezes,
estes golpes são bem planejados, utilizando estratégias que enganam até mesmo
os consumidores mais atentos. Além das perdas financeiras diretas, as vítimas
podem ter seus dados pessoais comprometidos, o que pode resultar em fraudes
adicionais, como a contratação indevida de serviços e compras. Segundo o último
levantamento realizado pelo Serasa Experian, 42% dos brasileiros já foram
vítimas de fraudes financeiras no país.
“Os criminosos
estão cada vez mais sofisticados em suas abordagens. Muitas vezes, utilizam
nomes de empresas renomadas e criam páginas falsas idênticas às originais. Por
isso, é fundamental que os consumidores verifiquem a procedência das ofertas
junto às suas instituições de confiança antes de fornecer qualquer dado pessoal
ou efetuar pagamentos”, alerta Ana Paula Oliveira, executiva de negócios da
Simplic, fintech de crédito pessoal online.
Para minimizar
riscos, é importante entender como esses golpes funcionam, saber identificá-los
e agir preventivamente para proteger suas finanças. Para isso, Ana elencou as
modalidades mais comuns de fraude e como fugir delas. Confira!
Taxa
antecipada
O
golpe: O fraudador informa que há um
empréstimo aprovado em nome da vítima e exige o pagamento antecipado para liberar
o valor do crédito, justificando serem taxas administrativas, seguros
obrigatórios ou cópias de documentos. Após o pagamento, o dinheiro do
empréstimo nunca é liberado.
Como
se proteger: A orientação geral é nunca pagar taxas
antecipadas. Nenhuma instituição financeira confiável solicita pagamentos antes
da liberação do crédito. Não pague nada antes de fechar o contrato e receber o
valor na sua conta.
Empréstimo
falso em nome de instituições conhecidas
O
golpe: Criminosos criam sites falsos e perfis
nas redes sociais se passando por bancos e instituições financeiras legítimas.
Eles fazem campanhas com abordagem pessoal, enviando mensagens diretamente às
vítimas, atraindo-as com ofertas irresistíveis. Ao receberem os dados pessoais,
somem sem deixar rastros.
Como
se proteger: Confira sempre os canais oficiais,
disponíveis nos sites verificados. Evite clicar em links enviados por
desconhecidos. Isso ajuda a garantir que você está falando com um representante
autorizado oficial e receberá ofertas reais de crédito. Se você não conhece a
instituição, verifique se ela está registrada no Banco Central e consulte
reclamações em sites como o Reclame Aqui.
Golpe
do WhatsApp e redes sociais
O
golpe: O fraudador se passa por uma financeira
legítima e faz contato pelo WhatsApp ou por meio de outras redes sociais,
oferecendo condições vantajosas. O cliente fornece seus dados e acaba caindo em
um golpe.
Como
se proteger: Se as condições parecem boas demais
para serem de verdade, desconfie. Promoções especiais podem existir, mas é
importante confirmar sua veracidade quando algo lhe é oferecido sem que você o
procure.
Uso
indevido de dados pessoais
O
golpe: O criminoso obtém informações pessoais
da vítima e, sem seu conhecimento, contrata empréstimos em seu nome, causando
sérios danos financeiros.
Como se proteger: Cuide bem de seus dados pessoais. Nunca forneça informações sensíveis por telefone, redes sociais ou e-mails não verificados. Isso vale para seu nome completo, endereço de residência, e-mail, documentos como RG ou CPF, conta bancária ou nome dos seus pais.
“Se você suspeitar
de um golpe, denuncie imediatamente. Faça um boletim de ocorrência na polícia,
registre a queixa no Procon e no Reclame Aqui. A informação é a melhor aliada
na prevenção de fraudes, e adotar boas práticas de segurança pode evitar
grandes prejuízos para você e sua família”, orienta Ana.
Simplic
https://www.simplic.com.br/
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