Multifunção, novas texturas e proteção para esportistas moldam a nova era da fotoproteção
O mercado de proteção solar no Brasil segue em alta
e a venda de produtos, no mercado de prestígio, movimentou R$ 46 milhões em
2024, um crescimento de 10%, em relação ao ano anterior, segundo dados da
Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo.
Embora o verão ainda impulsione a categoria, os números revelam uma mudança de
hábito: a fotoproteção se tornou uma preocupação constante ao longo de todo o
ano. Prova disso é que o último e o primeiro trimestres, períodos
historicamente fortes, representaram juntos apenas 56% do faturamento total,
mostrando que a sazonalidade tem menos peso do que se imaginava. Além disso, a
preferência pelo varejo físico se mantém, concentrando 60% das vendas da
categoria.
O crescimento do setor reflete o aumento da busca
por produtos que vão além da fotoproteção, oferecendo benefícios adicionais
para a pele. Protetores solares de alto fator foram os que mais cresceram, com
um aumento de 26% em faturamento, seguidos pelos produtos de baixo e médio
fator (19%) e pelos produtos pós-sol (11%). A preferência dos consumidores tem
se voltado para novas texturas, mais leves e fluidas, além de fórmulas que
combinam o SPF com ativos de tratamento, como controle de oleosidade,
antissinais e hidratação intensiva. O mercado de produtos mistos solares, que
agregam esses atributos à fotoproteção, faturou R$ 18,2 milhões, já o de
protetores com alto fator de proteção movimentou R$ 18,3 milhões, juntos,
representaram 78% das vendas da categoria no período.
“As vendas de protetor solar mostram que a
conscientização sobre os cuidados com a pele está crescendo e deixando de ser
vista como uma preocupação, apenas no período do verão. Os consumidores buscam
cada vez mais produtos que combinem proteção e tratamento, impulsionando
inovações no setor. Esse comportamento reflete uma mudança na percepção da
fotoproteção, que hoje é parte da rotina diária de beleza e saúde”, analisa Ana
Seccato, diretora comercial da Circana.
O levantamento da Circana também indica que as
marcas asiáticas vêm ganhando cada vez mais espaço nesse mercado, impulsionadas
por sua tecnologia avançada, fórmulas leves e eficácia elevada. Com SPF acima
de 50 e sem o efeito esbranquiçado na pele, esses produtos viralizaram e
contribuíram para um aumento de 20% no faturamento, na América Latina. No
Ocidente, a grande aposta está nos novos formatos, especialmente os protetores
em stick,
que cresceram 79% na região, no último ano. “Práticos para a reaplicação ao
longo do dia e com fórmulas multifuncionais, esses produtos conquistam
consumidores que buscam conveniência aliada à proteção e ao tratamento da
pele”, acrescenta Ana.
A preocupação com a estética impulsionou a busca
por produtos que realçam ou imitam o bronzeado natural, como iluminadores,
autobronzeadores e produtos com pigmentação temporária. No mercado de
prestígio, os produtos pós-sol cresceram 130% no Brasil, um reflexo da maior
valorização do cuidado com a pele, após a exposição solar. Ao mesmo tempo, a
prática de esportes ao ar livre cresceu no cenário pós-pandemia, impulsionando
a categoria de SPFs voltados para esportistas, que registrou um aumento de 31%
em valor na América Latina. Novas marcas e produtos focados nesse público vêm
ganhando espaço, reforçando a tendência de aliar proteção solar à saúde e ao
bem-estar.
Embora o verão ainda seja um período de destaque,
os dados da Circana mostram que o consumo de protetor solar não se limita à
estação mais quente do ano. No Brasil, onde a incidência de câncer de pele é
alta e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados
no país – segundo o Ministério da Saúde – a conscientização sobre a importância
da fotoproteção contínua se reflete no crescimento da categoria e na
diversificação dos produtos disponíveis. “A evolução do mercado aponta para um
futuro em que inovação, multifuncionalidade e praticidade serão fatores
essenciais para atender consumidores cada vez mais exigentes”, completa Ana.
Com a incorporação de ingredientes de skincare em produtos para o corpo e cabelo – tendência conhecida como skinificação – a proteção solar se fortalece como parte essencial da rotina de cuidados diários, garantindo um mercado em expansão e com oportunidades promissoras para os próximos anos.
Circana
www.circana.com
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