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sábado, 29 de março de 2025

Proteção solar além do verão: mercado de prestígio cresce 10% e ganha novos hábitos de consumo

Multifunção, novas texturas e proteção para esportistas moldam a nova era da fotoproteção

 

O mercado de proteção solar no Brasil segue em alta e a venda de produtos, no mercado de prestígio, movimentou R$ 46 milhões em 2024, um crescimento de 10%, em relação ao ano anterior, segundo dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. Embora o verão ainda impulsione a categoria, os números revelam uma mudança de hábito: a fotoproteção se tornou uma preocupação constante ao longo de todo o ano. Prova disso é que o último e o primeiro trimestres, períodos historicamente fortes, representaram juntos apenas 56% do faturamento total, mostrando que a sazonalidade tem menos peso do que se imaginava. Além disso, a preferência pelo varejo físico se mantém, concentrando 60% das vendas da categoria.

O crescimento do setor reflete o aumento da busca por produtos que vão além da fotoproteção, oferecendo benefícios adicionais para a pele. Protetores solares de alto fator foram os que mais cresceram, com um aumento de 26% em faturamento, seguidos pelos produtos de baixo e médio fator (19%) e pelos produtos pós-sol (11%). A preferência dos consumidores tem se voltado para novas texturas, mais leves e fluidas, além de fórmulas que combinam o SPF com ativos de tratamento, como controle de oleosidade, antissinais e hidratação intensiva. O mercado de produtos mistos solares, que agregam esses atributos à fotoproteção, faturou R$ 18,2 milhões, já o de protetores com alto fator de proteção movimentou R$ 18,3 milhões, juntos, representaram 78% das vendas da categoria no período.

“As vendas de protetor solar mostram que a conscientização sobre os cuidados com a pele está crescendo e deixando de ser vista como uma preocupação, apenas no período do verão. Os consumidores buscam cada vez mais produtos que combinem proteção e tratamento, impulsionando inovações no setor. Esse comportamento reflete uma mudança na percepção da fotoproteção, que hoje é parte da rotina diária de beleza e saúde”, analisa Ana Seccato, diretora comercial da Circana.

O levantamento da Circana também indica que as marcas asiáticas vêm ganhando cada vez mais espaço nesse mercado, impulsionadas por sua tecnologia avançada, fórmulas leves e eficácia elevada. Com SPF acima de 50 e sem o efeito esbranquiçado na pele, esses produtos viralizaram e contribuíram para um aumento de 20% no faturamento, na América Latina. No Ocidente, a grande aposta está nos novos formatos, especialmente os protetores em stick, que cresceram 79% na região, no último ano. “Práticos para a reaplicação ao longo do dia e com fórmulas multifuncionais, esses produtos conquistam consumidores que buscam conveniência aliada à proteção e ao tratamento da pele”, acrescenta Ana.

A preocupação com a estética impulsionou a busca por produtos que realçam ou imitam o bronzeado natural, como iluminadores, autobronzeadores e produtos com pigmentação temporária. No mercado de prestígio, os produtos pós-sol cresceram 130% no Brasil, um reflexo da maior valorização do cuidado com a pele, após a exposição solar. Ao mesmo tempo, a prática de esportes ao ar livre cresceu no cenário pós-pandemia, impulsionando a categoria de SPFs voltados para esportistas, que registrou um aumento de 31% em valor na América Latina. Novas marcas e produtos focados nesse público vêm ganhando espaço, reforçando a tendência de aliar proteção solar à saúde e ao bem-estar.

Embora o verão ainda seja um período de destaque, os dados da Circana mostram que o consumo de protetor solar não se limita à estação mais quente do ano. No Brasil, onde a incidência de câncer de pele é alta e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país – segundo o Ministério da Saúde – a conscientização sobre a importância da fotoproteção contínua se reflete no crescimento da categoria e na diversificação dos produtos disponíveis. “A evolução do mercado aponta para um futuro em que inovação, multifuncionalidade e praticidade serão fatores essenciais para atender consumidores cada vez mais exigentes”, completa Ana.

Com a incorporação de ingredientes de skincare em produtos para o corpo e cabelo – tendência conhecida como skinificação – a proteção solar se fortalece como parte essencial da rotina de cuidados diários, garantindo um mercado em expansão e com oportunidades promissoras para os próximos anos. 



Circana
www.circana.com


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