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terça-feira, 18 de março de 2025

Overbooking: Quais são os direitos dos passageiros e como minimizar os impactos?

Companhias aéreas precisam oferecer compensações em casos de overbooking. Confira como proceder com as orientações de Leonardo Bastos, CEO da Biztrip

 

Imagine chegar ao aeroporto, pronto para embarcar, e descobrir que o voo está lotado. O overbooking ocorre quando as companhias aéreas vendem mais bilhetes do que a quantidade de assentos disponíveis no voo, antecipando possíveis cancelamentos. Se todos os passageiros comparecem para o embarque e a capacidade do avião for excedida, alguns podem ser impedidos de viajar. 

 

“Nesses casos, a empresa deve oferecer compensações ou reacomodar os passageiros em outro voo, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor e na Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”, explica Leonardo Bastos, CEO da Biztrip. 

Para ele, o passageiro muitas vezes é pego de surpresa pelo overbooking e não sabe como proceder. “É fundamental conhecer os direitos e exigir a assistência que a companhia aérea deve oferecer, seja a reacomodação ou compensações financeiras”, enfatiza.


 

Direitos dos passageiros em caso de overbooking

 

Quando um passageiro é impedido de embarcar por overbooking, a companhia aérea deve oferecer assistência material de acordo com o tempo de espera: 

  • A partir de 1 hora de espera: comunicação (internet e telefone);
  • A partir de 2 horas: alimentação (voucher, lanche ou refeição);
  • A partir de 4 horas: hospedagem (se necessário pernoite) e transporte. 

“Segundo a regulamentação vigente, quando um passageiro é impedido de embarcar por overbooking, a companhia aérea deve oferecer assistência material de acordo com o tempo de espera, que pode incluir comunicação, alimentação, hospedagem e transporte. Além disso, o passageiro tem direito a reacomodação imediata em outro voo ou ao reembolso integral da passagem. Se não houver voluntários para desistir do embarque, a empresa deve indenizar o passageiro impedido de embarcar, conforme as normas da ANAC”, avalia o CEO.

 

Como minimizar o risco de sofrer overbooking?

 

Para reduzir as chances de ser impactado pelo overbooking, Leonardo recomenda:

  • Fazer o check-in o mais cedo possível, reduzindo o risco de ser barrado;
  • Optar por tarifas que oferecem maior prioridade no embarque;
  • Acumular milhas ou status em programas de fidelidade, já que clientes frequentes tendem a ter prioridade;
  • Evitar voos em horários de pico, quando há maior probabilidade de overbooking.

 

"A prevenção é a melhor estratégia. Pequenas ações, como chegar cedo ao aeroporto e escolher a tarifa adequada, podem evitar muitos transtornos", orienta Bastos.


 

O que fazer se for vítima de overbooking?

 

Caso um passageiro seja impedido de embarcar devido ao overbooking, ele deve: 

  1. Solicitar explicações formais da companhia aérea;
  1. Exigir assistência imediata, incluindo alimentação e hospedagem, se necessário;
  1. Solicitar reacomodação em outro voo ou reembolso integral da passagem;
  1. Caso seja retirado involuntariamente do voo, exigir a indenização obrigatória conforme as normas da ANAC;
  1. Caso seus direitos não sejam respeitados,você pode registrar a reclamação na ANAC ou em órgãos de defesa do consumidor.

 

"Ter clareza sobre os direitos e agir rapidamente são as melhores formas de lidar com essa situação. Muitas vezes, os passageiros não sabem o que exigir e acabam aceitando soluções desfavoráveis", alerta Bastos.

 

Impactos do overbooking para empresas e viajantes corporativos

 

Para empresas que compram passagens para seus colaboradores, o overbooking pode gerar prejuízos operacionais e financeiros, impactando reuniões, eventos e cronogramas de trabalho. Uma realocação inadequada pode resultar em custos adicionais, como novas reservas de hotel e transporte.

 

Como a Biztrip ajuda a mitigar os efeitos do overbooking?

 

A Biztrip, especializada em gestão de viagens corporativas, oferece suporte 24/7 para reduzir os impactos do overbooking para empresas e viajantes. "Nosso time está preparado para agir rapidamente, garantindo soluções eficientes para reacomodar passageiros e minimizar prejuízos", explica Bastos.

 

A plataforma da Biztrip também permite que empresas gerenciem suas viagens com maior controle, evitando problemas como overbooking e otimizando custos. "Com nosso sistema, conseguimos prever e evitar diversas situações de overbooking, garantindo que a experiência dos nossos clientes seja a melhor possível", finaliza o executivo.

 

Biztrip

 

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