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terça-feira, 18 de março de 2025

Mulheres planejam investir mais em 2025: segurança financeira e aumento do poder de consumo são as principais motivações

  

Oitava edição do Raio X do Investidor Brasileiro, da ANBIMA, aponta que 8% do público feminino alocou recursos em produtos financeiros durante 2024, ante 14% dos homens

 

Menos de 10% das mulheres brasileiras (cerca de 6,5 milhões) fizeram investimentos em 2024. É o que mostra a oitava edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha. Entre o público masculino, a proporção foi um pouco mais alta: 14% dos homens (aproximadamente 10,7 milhões) aplicaram seus recursos em produtos financeiros, mantendo a tendência verificada nos últimos anos. Para 2025, entretanto, a perspectiva é que mais mulheres possam ser consideradas investidoras, já que metade daquelas que não alocaram recursos no mercado financeiro em 2024 expressaram a intenção de começar neste ano, em busca, principalmente, de segurança financeira (47%) e aumento do poder de consumo (35%).

 

Proporção de pessoas que INVESTIRAM em produtos financeiros

Mulheres

Homens

Em 2024

8%

14%

Em 2023

7%

11%

Em 2022

5%

10%

 

 

Percentual de mulheres que não investiram em 2024, mas pretendem começar em 2025 

50% 

Motivações para INVESTIR em 2025 -
 PÚBLICO FEMININO 

Ter segurança financeira

47% 

Poder consumir

35% 

Abrir/ aumentar negócio (empresa)

6%

Melhorar a qualidade de vida/ conforto

3%

Investir na saúde

4%

Motivos pessoais

2%

Não sabe/ não tem motivo

3%


"A proporção de mulheres investidoras tem crescido ao longo das últimas edições do Raio X. A democratização da conversa sobre dinheiro nas mídias sociais e um esforço grande de desmistificar as finanças explicam parte deste movimento. Ainda assim, a parcela do público feminino que investe é bem inferior a do masculino, o que mostra que temos ainda um caminho longo a percorrer para promover a maior participação das mulheres em várias dimensões do mundo das finanças", diz Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA.

 

Entre as mulheres que não investiram em 2024, o principal motivo apontado foi a falta de condições financeiras (83%). Apenas 5% indicaram não ter interesse e outras 5% citaram não ter conhecimento ou informações suficientes para usar os produtos de investimento. Situação similar entre os homens, com 78% deles justificando a atitude pela falta de condições financeiras.

 

 

Mulheres

Homens

Falta de condições financeiras

83% 

78%

Falta de interesse

5% 

8%

Falta de conhecimento/ informações

5% 

4%

Insegurança

4%

5%

Baixo rendimento/ não vale a pena investir

2%

2%

Não sabe

4%

3%


Segurança também é atribuída pelas atuais investidoras como principal vantagem em aplicar o dinheiro nos produtos financeiros 
Cerca de 33% das mulheres brasileiras (27 milhões) são investidoras, considerando aquelas que alocaram recursos em 2024 e as que mantêm ativas aplicações feitas em anos anteriores. Entre os homens, usando os mesmos critérios, 41% são investidores (31,2 milhões de indivíduos). A segurança é a vantagem mais apontada por ambos os gêneros para investir, principalmente entre elas (44%) - e, como já citado, a segurança também é o motivador das mulheres que pretendem começar a investir em 2025. A possibilidade de obter retorno com a aplicação do dinheiro é o segundo maior benefício indicado, com 28% das respostas femininas.
 

Proporção de pessoas INVESTIDORAS

Mulheres

Homens

33% 

41%

Principais VANTAGENS para investir -
 PÚBLICO QUE INVESTE 

Segurança financeira, com a possibilidade de juntar uma reserva

44% 

42%

Retorno financeiro que pode obter com a aplicação do dinheiro

28% 

31%

Poder retirar o dinheiro sem prejuízo em caso de necessidade

10%

6%

Economizar/ não gastar com coisas desnecessárias/ não perder o controle dos gastos

4%

3%

Nenhuma vantagem

4%

6%

Não sabe

5%

3%


“A independência financeira está muito associada à sensação de segurança que os investimentos podem proporcionar. Embora seja um fator priorizado por todas as pessoas, a tranquilidade em ter uma reserva de recursos é mais valorizada pelas mulheres em todas as edições do Raio X”, explica Billi.

 

Mulheres buscam a interação pessoal para decidirem sobre investimentos
As mulheres investidoras preferem falar pessoalmente com gerentes ou especialistas de instituições financeiras para decidirem sobre seus investimentos: é a escolha de 30% das entrevistadas, contra 22% dos homens. O aconselhamento com amigos e parentes vem na sequência, com 19%.

 

Principal MEIO para decidir o produto de investimento
 PÚBLICO INVESTIDOR 

 

MULHERES 

HOMENS 

Falar pessoalmente com gerente/ assessor(a) de investimentos

30% 

22% 

Falar com amigos(as)/ parentes

19% 

14% 

Acessar aplicativos de bancos e corretoras

12%

14%

Acessar sites de notícias

8%

11%

Acessar conteúdos de Finfluencers (influenciadores de finanças)

6%

9%

Falar à distância com gerente/ assessor(a) de investimentos (por telefone ou online)

5%

6%

Acessar portais, fóruns de investimento e blogs

3%

4%

Acessar internet/ Google/ redes sociais

1%

2%

Não sabe ou não busca

12%

10%

 

 
Caderneta de poupança perde espaço, mas ainda é a principal escolha das investidoras
Embora seja o produto financeiro mais usado pela população brasileira, a adesão à caderneta de poupança recuou dois pontos percentuais entre o público feminino em 2024 (de 26%, em 2023, para 24%). Os títulos privados continuaram em segundo lugar na escolha das mulheres investidoras, com leve crescimento de 4%, em 2023, para 5% em 2024. Fundos de investimento (3%), imóveis (2%), moedas digitais/criptoativos (2%) e planos de previdência privada (2%) apareceram na sequência. Já produtos como ações, títulos do Tesouro Direto e moedas estrangeiras ficaram todos no patamar de 1% em 2024.

 

Tipos de investimentos que utilizam – MULHERES 

2024 

2023 

Caderneta de poupança

24%

26%

Fundos de investimento

3%

3%

Títulos privados

5%

4%

Moedas digitais/ criptomoedas/ criptoativos

2%

2%

Ações na bolsa de valores

1%

1%

Compra e venda de imóveis/ imobiliário

2%

3%

Guarda o dinheiro em casa/ no colchão

2%

3%

Títulos públicos via tesouro direto (pré-fixados, pós-fixados e de inflação)

1%

1%

Plano de previdência privada

2%

2%

Moedas estrangeiras

1%

0

  

Sobre o Raio X do Investidor Brasileiro 

Esta é a oitava edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela ANBIMA em parceria com o Datafolha. As entrevistas aconteceram entre os dias 4 e 22 de novembro de 2024, com abordagem pessoal e aplicação de questionário estruturado em tablet, com 5.846 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

 
ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais

 

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