A Geração Z já está em grande peso no mercado. Por
mais que sua chegada nas empresas tenha ocasionado certos desentendimentos com
os pertencentes de gerações anteriores, esses membros também trouxeram
aspirações e perfis muito positivos para as operações corporativas, com um
olhar capaz de gerar uma verdadeira transformação em como as marcas se
comportarão. Afinal, basta, apenas, que saibam como usufruir dessas habilidades
dos zillennials para uma prosperidade corporativa contínua.
Ousados, esses membros ficaram muito conhecidos
pela quebra de paradigmas. Querem fazer diferente em suas responsabilidades
profissionais, mudar a forma na qual o mercado enxerga as oportunidades,
preocupados em gerar impacto e adotando uma perspectiva mais revolucionária na
relação com seus contratantes.
Nativos digitais, cresceram já utilizando a
tecnologia para diversas responsabilidades, o que fez com que prezassem por uma
maior agilidade e otimização em suas tarefas. Para eles, as 24 horas do dia são
poucas para realizar tudo o que desejam, o que os move em busca de soluções que
facilitem essas tarefas e encontrem soluções melhores e mais assertivas para
qualquer necessidade ou objetivo.
Ao invés de prezarem pelos processos manuais,
buscam automatizar as operações a fim de terem maior agilidade, praticidade e
segurança neste desempenho, acelerando o processo produtivo a fim de conquistar
mais resultados em menos tempo. Isso fez com que muitas revoluções internas
ganhassem forma, impulsionando planos que já existiam ou, pelo menos, haviam
começado.
Todas essas visões também elevaram o desejo
empreendedor dessa geração, fazendo com que muitos prefiram ser donos de seus
próprios negócios ao invés de trabalharem sob o regime celetista comandados por
um outro chefe. Isso também vem desencadeando nos zillennials um maior apreço
pelos cargos executivos e de liderança, o que, inevitavelmente, gera certos
conflitos geracionais no mercado.
É normal que, a cada geração que ganhe força no
mercado, seja preciso um tempo de adaptação com os membros de outras gerações.
Segundo dados divulgados no Relatório de Tendência de Gestão de Pessoas 2024,
como exemplo, 68% apontaram a GenZ como a que proporciona maior desafio para a
gestão de pessoas, devido, justamente, ao seu perfil bastante diferente das
gerações anteriores.
Contudo, também é natural que o mercado vá se
ajustando a esses novos profissionais ao longo do tempo, se encaixando a esses
novos perfis e ambições e os adaptando na convivência com os outros
profissionais. Diante de um perfil tão vantajoso para a melhora do desempenho
corporativo, as empresas devem usufruir, estrategicamente, da GenZ para
transformar suas operações, de forma que não apenas sugiram sobre possíveis
mudanças, mas ajam proativamente para testar e validar ideias inovadoras que
gerem maior valor.
Marcas que investirem na contratação desses
profissionais, na prática, contarão com verdadeiros embaixadores do negócio,
que prezem pela comprovação das ações que serão instauradas para terem uma
melhor tomada de decisões e um planejamento muito mais assertivo na conquista
dos objetivos desejados.
Para que haja uma verdadeira transformação na forma
pela qual as empresas se relacionam com seus consumidores, o perfil
revolucionário e questionador da geração Z será crucial. Envolva esses
profissionais na rotina corporativa e tomada de decisões, valorizando suas
opiniões e os incentivando a colaborarem sempre ativamente no dia a dia. Eles
são parte da revolução do mercado, com chances de impulsionar o nome e
reputação do negócio frente aos concorrentes.
Luiz Correia - head comercial na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de VoiceBot, SMS, e-mail, chatbot e RCS.
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