terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Geração Z: como ela está mudando a relação entre empresas e clientes?

 

A Geração Z já está em grande peso no mercado. Por mais que sua chegada nas empresas tenha ocasionado certos desentendimentos com os pertencentes de gerações anteriores, esses membros também trouxeram aspirações e perfis muito positivos para as operações corporativas, com um olhar capaz de gerar uma verdadeira transformação em como as marcas se comportarão. Afinal, basta, apenas, que saibam como usufruir dessas habilidades dos zillennials para uma prosperidade corporativa contínua.

Ousados, esses membros ficaram muito conhecidos pela quebra de paradigmas. Querem fazer diferente em suas responsabilidades profissionais, mudar a forma na qual o mercado enxerga as oportunidades, preocupados em gerar impacto e adotando uma perspectiva mais revolucionária na relação com seus contratantes.

Nativos digitais, cresceram já utilizando a tecnologia para diversas responsabilidades, o que fez com que prezassem por uma maior agilidade e otimização em suas tarefas. Para eles, as 24 horas do dia são poucas para realizar tudo o que desejam, o que os move em busca de soluções que facilitem essas tarefas e encontrem soluções melhores e mais assertivas para qualquer necessidade ou objetivo.

Ao invés de prezarem pelos processos manuais, buscam automatizar as operações a fim de terem maior agilidade, praticidade e segurança neste desempenho, acelerando o processo produtivo a fim de conquistar mais resultados em menos tempo. Isso fez com que muitas revoluções internas ganhassem forma, impulsionando planos que já existiam ou, pelo menos, haviam começado.

Todas essas visões também elevaram o desejo empreendedor dessa geração, fazendo com que muitos prefiram ser donos de seus próprios negócios ao invés de trabalharem sob o regime celetista comandados por um outro chefe. Isso também vem desencadeando nos zillennials um maior apreço pelos cargos executivos e de liderança, o que, inevitavelmente, gera certos conflitos geracionais no mercado.

É normal que, a cada geração que ganhe força no mercado, seja preciso um tempo de adaptação com os membros de outras gerações. Segundo dados divulgados no Relatório de Tendência de Gestão de Pessoas 2024, como exemplo, 68% apontaram a GenZ como a que proporciona maior desafio para a gestão de pessoas, devido, justamente, ao seu perfil bastante diferente das gerações anteriores.

Contudo, também é natural que o mercado vá se ajustando a esses novos profissionais ao longo do tempo, se encaixando a esses novos perfis e ambições e os adaptando na convivência com os outros profissionais. Diante de um perfil tão vantajoso para a melhora do desempenho corporativo, as empresas devem usufruir, estrategicamente, da GenZ para transformar suas operações, de forma que não apenas sugiram sobre possíveis mudanças, mas ajam proativamente para testar e validar ideias inovadoras que gerem maior valor.

Marcas que investirem na contratação desses profissionais, na prática, contarão com verdadeiros embaixadores do negócio, que prezem pela comprovação das ações que serão instauradas para terem uma melhor tomada de decisões e um planejamento muito mais assertivo na conquista dos objetivos desejados.

Para que haja uma verdadeira transformação na forma pela qual as empresas se relacionam com seus consumidores, o perfil revolucionário e questionador da geração Z será crucial. Envolva esses profissionais na rotina corporativa e tomada de decisões, valorizando suas opiniões e os incentivando a colaborarem sempre ativamente no dia a dia. Eles são parte da revolução do mercado, com chances de impulsionar o nome e reputação do negócio frente aos concorrentes.

  


Luiz Correia - head comercial na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de VoiceBot, SMS, e-mail, chatbot e RCS.


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