Fintech mapeou
intenção de consumo e identificou que quase metade (49,4%) dos respondentes
planeja gastar mais este ano em comparação a 2023
Mais de 70% dos brasileiros se preparam para a
Black Friday, por meio de pesquisas de preço, fazendo uma lista de produtos
desejados e até mesmo reservando um orçamento específico para as compras neste
período de descontos. O dado vem de um levantamento da fintech Koin, líder em
Buy Now Pay Later (BNPL – Compre Agora, Pague Depois) no Brasil, que mapeou a
intenção de consumo dos brasileiros para a última sexta-feira de novembro (29).
Segundo a pesquisa, 32,3% dos brasileiros monitoram
os preços ao longo do ano para saber se realmente estão em promoção; 18,7% dos
respondentes acompanham as ofertas por meio de apps ou sites de comparação de
preços; 14% preferem fazer uma lista de produtos desejados com antecedência; e
7% definem um orçamento específico para gastar nesta época. Menos de um terço
(28%) dos consumidores não se planeja para a Black Friday.
Além disso, os consumidores parecem estar mais
confiantes nos descontos: 61,5% disseram acreditar que as lojas, de fato, fazem
promoções na Black Friday; e 38,5% ainda ficam desconfiados. A maioria (90%)
disse que pretende comprar os produtos em lojas online.
Para Juana Angelin, Chief Operating Officer da
Koin, o levantamento sinaliza que o brasileiro, ano a ano, vai entendendo mais
sobre a dinâmica do período, e se organiza para aproveitar boas oportunidades,
sem cair em “pegadinhas”. “Os dados mostram que as pessoas estão mais atentas,
observando os preços e, principalmente, se os descontos são reais, porque
entendem a importância do consumo consciente”, destaca a executiva.
Perfil geral de consumo
A pesquisa também abordou questões como
planejamento de compras, valores de investimento, categorias preferidas e
métodos de pagamento.
Chama a atenção que quase metade dos brasileiros
(49,4%) pretende gastar mais este ano em relação ao ano passado. Já o índice de
pessoas que pretende gastar menos ou o mesmo que 2023 é o mesmo, 25,3%.
Também a maioria (54,1%) dos brasileiros parece
disposta a desembolsos mais robustos nesta Black Friday, e deve gastar acima de
R$ 1 mil reais. Já 23% ficarão entre R$ 500,00 e R$ 1 mil; 10,1% entre R$
350,00 e R$ 500,00; 6,6% entre R$ 100,00 e R$ 250,00; 4,7%, entre R$ 250,00 e
R$ 350,00; e os demais devem desembolsar menos de R$ 100,00.
Meios de pagamento
Com relação aos meios de pagamento, o cartão de
crédito ainda é o mais utilizado com 35,4%, mas o pix parcelado tem crescido
cada vez mais na preferência do consumidor, com 30% de respondentes optando
pela modalidade. Em seguida, o boleto parcelado é a opção de 25% dos
consumidores.
“O crescimento do pix parcelado e mesmo a
continuidade do uso do boleto parcelado mostra que a população busca a
diversificação dos meios de pagamento para não utilizar todo o limite do cartão
de crédito e, ao mesmo tempo, manter o controle do orçamento com segurança e
praticidade”, comenta Juana Angelin, da Koin.
Tanto é verdade que mais de 80% dos consumidores
pretendem parcelar as compras em até cinco ou mais de cinco vezes nesta Black
Friday – 31,9% e 51%, respectivamente. Apenas 9,7% disseram que vão pagar os
produtos à vista. Outros 7,4% afirmaram que vão dividir o pagamento em duas
vezes.
Produtos mais buscados
Sobre os produtos que pensam em adquirir, a
resposta foi bastante diversificada. Com respostas em múltipla escolha,
aparecem em destaque eletrodomésticos (48,6%); viagens (45,9%) - por conta da
proximidade do final do ano e das férias - além de eletrônicos (41,2%), móveis
e decoração (22,6%); utilidades domésticas (21%); produtos de beleza (17,9%);
alimentos e bebidas (10,5%) e livros e papelaria (10,5%), entre outros.
A Koin ouviu mais de 300 pessoas em todas as
regiões do Brasil, na primeira semana de novembro.
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