Pesquisa do Sebrae
mostra que Economia Criativa, Logística, Artesanato e Turismo são os segmentos
onde o peso das plataformas digitais é maior
O comércio digital se impôs como realidade aos
donos de pequenos negócios no Brasil e atualmente já responde, em média, por
mais de 40% do faturamento de microempreendedores individuais, microempresas e
empresas de pequeno porte. Segundo a pesquisa “Transformação
Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, aproximadamente 70%
das MPE brasileiras usam ferramentas digitais para realizar vendas. Os setores
onde a digitalização ocorreu de forma mais intensa foram Economia Criativa,
Logística, Artesanato e Turismo onde aproximadamente metade do faturamento já
provém dos canais online.
O levantamento aponta que as plataformas mais
usadas pelos pequenos negócios para fazer negócio são WhatsApp (56%), Instagram
(43%) e Facebook (23%). Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, o resultado
mostra um avanço. “O mundo digital revolucionou a forma de fazer negócio. O
Sebrae atua para apoiar os empreendedores na jornada da digitalização”,
comenta.
Décio Lima lembra que as redes sociais são as novas
vitrines e se tornaram poderosos canais de comunicação com o cliente. “Hoje é
possível, por exemplo, mostrar os bastidores do negócio, os valores da empresa,
o posicionamento da marca, entre outras informações. O ambiente digital não é
só um espaço para divulgar promoções”, analisa. “Por isso é fundamental estar
sempre atualizado e ter um planejamento de longo prazo para ampliar a presença
digital da empresa”, acrescenta.
Números da pesquisa
- Aproximadamente
30% das micro e pequenas empresas, em especial nos setores mais
tradicionais, ainda não digitalizaram seu modelo de negócio.
- Cerca
de 99% dos pequenos negócios usam internet no celular,
- 40%
é a proporção média do faturamento advindo das vendas por canais digitais;
- Os
setores onde o peso das plataformas digitais foi maior no faturamento são
- Economia
Criativa (55%),
- Logística,
Artesanato e Turismo (49%)
As plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para realizar vendas
são: WhatsApp (56%) e Instagram (43%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário