Pesquisar no Blog

sábado, 23 de dezembro de 2023

Natal também pode ser uma época de solidão

Doutor em psicologia explica que a data pode ser uma oportunidade de recomeçar e buscar alternativas para se sentir melhor 

 

O Natal pode ser visto como um tempo de renascimento, seja em celebração ao nascimento de Jesus ou como uma oportunidade para o renascimento pessoal. Esta época do ano costuma ser de muitas alegrias para quem pode comemorar com a família, mas também traz um sentimento de solidão para muita gente. 

Segundo Danilo Suassuna, doutor em psicologia e idealizador do Instituto Suassuna, que organiza e realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia, o Natal pode ser visto como uma chance para quem quer se reorganizar e recalcular a própria rota. “Lembre-se que é sempre possível começar de novo e encontrar novas maneiras de trilhar seu caminho, mesmo em momentos de solidão”, diz. 

Para o especialista, é crucial começar reconhecendo que a solidão durante o Natal é uma experiência comum. “Isso ajuda a diminuir o estigma e permite que as pessoas se sintam mais à vontade para compartilhar seus sentimentos”, afirma. 

Uma sugestão para driblar a solidão, segundo Danilo Suassuna, é o envolvimento em eventos comunitários durante o Natal, o que pode ser uma excelente maneira de se conectar com os outros e sentir-se parte de uma comunidade. “Outra alternativa é engajar-se em atividades de voluntariado, pois a pessoa se sentirá útil e conectada com outras pessoas, combatendo a solidão”, orienta.

Quem é mais introspectivo pode aproveitar o Natal para se conectar consigo mesmo. “Adote práticas de introspecção e autocuidado, como meditação, leitura ou hobbies. Encontrar paz e conforto em atividades individuais pode ser uma fonte de força também”, aconselha. 

Confira outras sugestões de Danilo Suassuna para lidar com a solidão natalina:

  • Crie novas tradições: Incentive a criação de novas tradições que sejam significativas individualmente, como voluntariado, atividades prazerosas ou celebrações pessoais.
  • Conecte-se com os Outros: Manter contato com amigos, familiares ou grupos com interesses similares pode ajudar a combater o isolamento. Grupos de apoio online também são uma boa opção.
  • Foque no presente: Práticas de mindfulness e gratidão, focando no momento presente, podem ser úteis para lidar com sentimentos de solidão.
  • Busque apoio profissional: Quando a solidão se torna esmagadora, procurar apoio de terapeutas ou conselheiros pode ser uma estratégia eficaz.

 

 Danilo Suassuna - Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram: @danilosuassuna.



Instituto Suassuna
Para mais informações, acesse o site ou através do instagram e canal no youtube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados