Autoriza o árbitro. Essa é a frase que marca o início da partida na qual, pelos próximos 90 minutos, tudo pode acontecer, inclusive, a conquista de títulos improváveis e inéditos na história. No entanto, mais do que uma paixão nacional, o esporte também precisa de uma gestão comprometida dentro e fora das quatro linhas, garantindo o seu franco desempenho e crescimento – e, sem dúvidas, a melhor forma dos clubes assegurarem essa meta é contando com o apoio da tecnologia, estando por dentro das principais tendências.
Engana-se quem pensa que, no futebol, as emoções
são sentidas apenas dentro do campo, afinal, além de um traço cultural, os
clubes esportivos também são negócios. Desta forma, é necessário estabelecer
uma gestão eficiente a fim de garantir maior visibilidade e transparência
operacional, contribuindo desde a definição de estratégias táticas até questões
contratuais que envolvem jogadores e patrocínios.
E, tendo em vista a era da transformação digital
que estamos vivendo, a tecnologia tem se mostrado ser uma ferramenta eficaz nos
aspectos de gestão, independentemente de porte, segmento e área de negócio.
Sendo assim, enquanto a temporada de bola está encerrada, é crucial que os
clubes estejam atentos as tendências tecnológicas para utilizarem em 2024.
Confira as sete principais:
#1 Inteligência Artificial
(IA) no planejamento tático: sim, a IA seguirá
com seu protagonismo em 2024. Os clubes podem utilizar esta tecnologia para
analisar o estilo de jogo dos adversários, otimizar estratégias táticas e
sugerir formações mais eficazes com base em dados históricos e em tempo real.
#2 Tecnologia de gramados
inteligentes: o campo é o palco das partidas. Esse recurso pode
ser aplicado por meio do uso de sensores que monitoram condições que vão desde
temperatura, umidade, até desgaste, o que ajuda na manutenção eficiente e na
prevenção de lesões dos jogadores.
#3 Realidade Aumentada (AR) e
Realidade Virtual (VR): a tecnologia está
em tudo e em todo lugar. Sendo assim, os times podem utilizar aplicações mais
avançadas de AR e VR nos treinamentos dos jogadores, realizando análises
táticas e monitorando a experiência do torcedor, uma vez que os recursos
incluem simulações imersivas de partidas e treinos.
#4 Blockchain para gestão de transferências e contratos: durante
as temporadas, é comum os clubes acertarem transferências ou empréstimos de
jogadores. Por isso, o blockchain pode ser utilizado para aumentar a
transparência e segurança nessas transações, mantendo um rigoroso controle dos
contratos e pagamentos.
#5 Fan Engagement aprimorado: complementando a tópico anterior, a utilização de aplicativos de
realidade aumentada pode favorecer a interação com o público durante os jogos,
através de experiências virtuais dentro dos estádios.
#6 Tecnologias de transmissão
imersiva: seja presencial ou à distância, os torcedores vão à
loucura. Desta forma, a adesão ao desenvolvimento de tecnologias de transmissão
imersiva, como transmissões em 360 graus e realidade virtual, pode proporcionar
aos torcedores uma experiência mais envolvente, independentemente de onde
estejam.
#7 Adoção de sistema ERP na
nuvem: mais do que a partida em si, os clubes também têm a
responsabilidade de lidar com rodadas internas de gestão. Deste modo, o ERP
ajuda no gerenciamento eficiente dos recursos financeiros, desde orçamentos,
receitas, despesas, até transações. Além disso, a ferramenta também
auxilia na gestão dos contratos de jogadores, patrocinadores, ativos, estoque
de materiais esportivos, entre outros aspectos. Isso proporciona maior
transparência e controle sobre as finanças do clube, bem como a segurança nos
dados e informações confidenciais.
Podemos afirmar que o ano de 2023 foi agitado para
o futebol. Como exemplo disso, tivemos desde o Fluminense, que venceu a
Libertadores da América e o São Paulo, que conquistou a Copa do Brasil; até o
Manchester City, que ganhou a UEFA Champions League, e a seleção da Espanha,
que venceu pela primeira vez a Copa do Mundo Feminina – haja coração para
acompanhar tudo isso.
Contudo, a imprevisibilidade dos resultados deve
ser mantida dentro do campo. Isso é, no que condiz ao desempenho fora da
partida, cabe aos clubes a missão de seguir aperfeiçoando suas práticas, a fim
de serem sempre vitoriosos. Sendo assim, o quanto antes as equipes aprimorarem
seus processos e aplicarem o uso de tendências em tecnologia, melhor será o seu
desempenho e crescimento. Afinal, antes do apito final, os acréscimos fazem
toda a diferença.
Valéria
Mendes - executiva de vendas da G2.
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