Campanha do Sebrae
"Ser Positivo Transforma" estimula corrente do bem em prol do
empreendedorismo
O famoso ‘boca a boca’ está mais forte do que nunca
no universo digital. A internet potencializou o alcance dessa estratégia de
marketing muito conhecida na hora de atrair a clientela. Comentários, recomendações
e avaliações positivas de produtos e serviços não podem ser ignorados por quem
empreende. Ao contrário, devem ser vistos como uma oportunidade para conhecer
melhor as necessidades do cliente e se aproximar mais dele.
“Antigamente quando um cliente não se agradava de
um serviço ou produto, ela divulgava para cinco, seis amigos. Com as redes
sociais, quem não está satisfeito facilmente alcança cinco, seis mil pessoas. O
impacto tem dimensões escaláveis. Daí a necessidade de o empreendedor estar sempre
atento”, afirma a especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae
Nacional, Janaína Camilo.
Segundo ela, as redes sociais oferecem diversas
opções para estimular interações que podem contribuir para aprimorar os
negócios e contam com ferramentas específicas para colher essas informações.
“É importante engajar o público e responder às
mensagens e comentários. O empreendedor deve incentivar o feedback do cliente,
fazendo perguntas diretas. Pelas redes sociais pode criar caixas de perguntas,
promover enquetes, pedir opiniões e responder aos comentários de maneira
interativa. Essa dinâmica demonstra atenção e cuidado com o cliente e estreita
o relacionamento entre ele e sua empresa, aumentando o engajamento e
fortalecendo a imagem da sua marca”, acrescenta.
Fã ou Hater?
A especialista do Sebrae atenta os donos de
pequenos negócios que o feedback do cliente é uma fonte de informação preciosa,
e deve ser convertida em melhoria no atendimento e na satisfação do cliente.
“O feedback do cliente permite conhecer a opinião
do consumidor sobre a qualidade dos produtos ou serviços, o atendimento, a
entrega e a experiência de compra que ele teve no seu estabelecimento. Além
disso, ajuda a identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria do seu
negócio, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas e a fidelização da
clientela. Essa abordagem proativa, permite que os empreendimentos se destaquem
e se mantenham relevantes no mercado”, considera Janaína.
“Good vibes” nas redes
Para apoiar os donos de pequenos negócios e
estimular os comentários e avaliações positivas das empresas, o Sebrae lançou a
campanha “Ser Positivo Transforma”. A ideia é espalhar uma corrente do bem pelo
Facebook, Instagram e Tik Tok, a partir do compartilhamento de mensagens positivas
recebidas pelos empreendedores e estimular o engajamento dos seguidores do
Sebrae em prol da geração de negócios, apoio ao próximo e positividade.
Com a campanha, o Sebrae quer mostrar como likes,
curtidas e boas avaliações podem contribuir para o sucesso dos negócios,
atraindo novos clientes, construindo confiança, impulsionando vendas e
fortalecendo a economia.
“Queremos furar a bolha de
negatividade que, infelizmente, se espalhou pela internet. Sabemos que as redes
sociais têm um potencial incrível para gerar conexões genuínas entre as
pessoas. Vamos estimular os que sonham empreender, mostrar a força do
empreendedorismo e reforçar nosso apoio aos donos de pequenos negócios”, afirma
gerente de Comunicação do Sebrae Nacional, Gleber Naime.
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