Número de compradores é 6% maior
em comparação com o mesmo período do ano passado
A Páscoa é sinônimo de alegria, celebração em
família e chocolate. A data é marcada pelos presentes distribuídos a crianças,
adultos e idosos através do doce feito de cacau mais tradicional do mundo; são
ovos, bombons, trufas e sobremesas recheadas de muito chocolate.
De acordo com um levantamento feito pela
CNDL/Brasil, em parceria com o instituto de pesquisas Offerwise e a FCDL-SP, o
número de paulistanos dispostos a comprar alguma lembrança de páscoa subiu 6,4%
em comparação com 2022, totalizando cerca de 44 milhões de possíveis
compradores de ovos e afins.
Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP, destaca
que o aumento ainda é um resquício do período de pandemia: “É tradicional do
consumidor ir ao supermercado e vislumbrar aqueles corredores repletos de ovos
de Páscoa, do chão ao teto, olhar as variedades e os preços. A exposição dos
produtos aguça o desejo de compra; coisa que em época de lockdown não era
possível”, comenta.
Dentro do grupo de compradores, as mulheres entre
35 e 49 anos são as mais interessadas em presentear no período, com 70,3% de
intenção de compra; já os homens ficam atrás com 65%. Consumidores da classe A
e B representam a maior força de consumo no período, cerca de 85%; já as
classes C/D/E marcam 62,7% nas compras para a Páscoa.
O levantamento aponta que em média cinco produtos
serão adquiridos no período, um a mais em comparação com o ano passado; metade
dos entrevistados pretendem comprar ovos de chocolate industrializados, 45%
bombons industrializados, 43% ovos de Páscoa artesanais ou caseiros, 30% barras
de chocolate industrializados e 29% desejam bombons e barras de chocolate
caseiros.
Entre as pessoas que serão mais presenteadas na
Páscoa estão os filhos (57%), em segundo lugar as mães (39%), em seguida o
cônjuge (37%) e por último os sobrinhos (32%). A média de valor para os
presentes em chocolate deste ano é R$15 maior que em 2022, totalizando R$231 em
compras.
Para as formas de pagamento, a pesquisa aponta que
75% dos consumidores pretendem pagar os chocolates à vista, com destaque para a
modalidade de cartão de débito, com 42% de escolha; o PIX será utilizado por
35% das pessoas. Já 53% dos consumidores desejam parcelar as compras de Páscoa,
esse método de pagamento pode ter em média até 4 parcelas, com destaque do
cartão de crédito, que deverá ser utilizado por 32% dos clientes.
“A Páscoa é um excelente momento para movimentar o
varejo no início do meio do ano. Desde o pequeno ao grande produtor ou
varejista devem lucrar com o período”, finaliza Maurício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário