Pesquisa realizada pela empresa mostra que 39% dos brasileiros já caíram em um golpe, sendo as fraudes com cartão os tipos mais comuns
Aproveitando as
brincadeiras motivadas pelo Dia da Mentira, a campanha Serasa
Contra as Fraudes foi lançada para chamar a atenção sobre os
vários tipos de golpes que afetam os consumidores no ambiente digital. Segundo
a pesquisa de Fraudes Financeiras da Serasa, quase 40% dos brasileiros já
foram vítimas de golpes financeiro, sendo as fraudes com cartão de crédito e
débitos as mais comuns, aparecendo em 39% das respostas
“Infelizmente os
criminosos estão cada vez mais antenados nas tendências tecnológicas, criando
golpes cada vez mais sofisticados”, aponta Aline Sanchez, gerente do Serasa
Premium. “Sempre alerta às abordagens nas redes sociais e sites fraudulentos,
trabalhamos para identificar essas fraudes, reforçar os cuidados fundamentais e
agir antes de causar prejuízos”.
Para 56% dos
brasileiros, o medo de cair em uma fraude aumentou no último ano. O
levantamento ainda revela que os golpes mais temidos, de acordo com os
entrevistados, são a clonagem de cartão (46%) e a abertura de conta bancária
(38%). “Além de despesas financeiras indevidas, esse tipo de fraude também
causa danos emocionais aos consumidores, que se encontram vulneráveis a esse
tipo de situação”, afirma Aline.
Não me Engana que eu Gosto
Para abrir a
campanha em 1° de abril, foi lançado o vídeo “Não me Engana que eu Gosto”, com
a participação de Priscila Beatrice e Eigon Oliver, sósias da cantora Rihanna e do jogador
Neymar. Na gravação, os influenciadores caminham por um shopping de Osasco, na
Grande São Paulo, cercado por seguranças e provocam alvoroço entre os
frequentadores do estabelecimento, que imaginam estar diante de seus ídolos.
O objetivo da ação
é mostrar que nem tudo que parece ser verdade, realmente é. “A partir dessas
personalidades conhecidas, destacamos, de forma divertida e próxima ao
consumidor, a importância de redobrar a atenção e os cuidados para evitar cair
em possíveis golpes”, explica a gerente do Serasa Premium.
O vídeo da
passagem dos sósias pelo shopping está disponível no canal da Serasa no
YouTube. Para conferir, clique aqui.
Cinco
dicas de proteção a golpes digitais
· Desconfie
de links ou mensagens maliciosas mesmo quando enviados por
pessoas conhecidas. Aplicativos como WhatsApp e Telegram e e-mails são as
origens mais comuns de links maliciosos, ofertas de acordos e boletos falsos.
· Se
receber qualquer boleto por site ou aplicativo, não faça qualquer transação
antes de verificar o documento no site da Serasa por meio do
Validador de Boletos. Caso seja indicado que o código do boleto ou Pix não se
trata de um meio de pagamento da Serasa, certifique-se das informações apresentadas
e faça seu login no site ou app Serasa para verificar se há uma oferta
disponível para negociação.
· Números
de WhatsApp e páginas oficiais nas Redes Sociais apresentam um Selo de
Verificação localizado ao lado do nome do contato. Tome cuidado
para não confundir com emojis, utilizados para fraudar essa validação.
· Endereço
eletrônicos oficiais devem possuir https com URL, cadeado na barra de
navegação e inscrição de “site seguro”.
· Na dúvida,
não clique: algumas mensagens despertam gatilhos emocionais nas
vítimas, como a curiosidade, o sentimento de solidariedade, os benefícios,
entre outros. Se receber mensagens como “Sua fatura do mês chegou” e “Temos uma
oferta imperdível”, desconfie
Serasa
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