Tiago Tessmann aponta principais problemas e quais são as soluções para aumentar as vendas utilizando as redes sociais
Anunciar on-line um produto ou serviço é algo
crucial nos dias de hoje. O Brasil é o 5° maior usuário de internet do mundo,
com 165 milhões de usuários, ficando atrás apenas da China com 1 bilhão de
usuários, da Índia com 658 milhões de usuários, dos Estados Unidos com 307
milhões de usuários e da Indonésia com 204 milhões. Ou seja: existem milhões de
pessoas que são potenciais clientes de negócios online e podem acessá-lo com
apenas alguns cliques.
“Para quem está começando a mergulhar nesse universo
dos anúncios on-line, infelizmente é comum cometer alguns erros que podem
interferir nos resultados e não trazer os cliques desejados, impedindo o
alcance de bons resultados na internet”, explica o especialista em anúncios
online Tiago Tessmann.
Tessmann pontuou quais são os principais erros e
como contorná-los da melhor maneira, afinal, o básico bem feito é suficiente
para você gerar resultados.
1) Não ter uma landing page bem feita
A landing page, ou seja, a página criada para a
venda de um produto específico, é responsável por atrair os clientes. Quando a
pessoa clica no seu anúncio no Facebook, no Google, no Instagram, ele é
direcionado para uma página. O que ocorre é que muitas vezes o potencial
cliente é direcionado para a homepage de um site comum, ou uma página de
contato, e isso não é indicado. Invista em uma landing page de alta conversão,
que estimule a ação de quem clicou e chegou até ela.
2) Não instalar tag e pixel
Qual é o seu objetivo? Mais do que divulgar o seu
negócio, é preciso que você tenha objetivos claros para delinear ações claras.
Você quer vender ou captar leads? O pixel e a tag são importantes para colher
os dados e métricas, além de auxiliar no momento de fazer ajustes e melhorias.
Bem, os termos tag (para o Google Ads) e pixel (para o Facebook Ads),
significam a mesma coisa: é um código que vai vincular a sua conta de anúncio
ao seu site. Quando as tags e pixels são instalados, as plataformas conversam
entre si, gerando mais resultados.
3) Não criar público de
remarketing
Desde o início, você precisa criar públicos de
remarketing, mesmo que não anuncie no momento. Por exemplo: mesmo que você
esteja agora anunciando somente no Google, é importante ter público de
remarketing tanto no Google quanto no Facebook. Isso é crucial para que, quando
você criar novos anúncios em qualquer uma das plataformas, ele já esteja
inteligente para gerar resultados. E não importa qual o tamanho do
investimento, mesmo que sejam R$ 5 por dia.
4) Não ter uma promessa ou
oferta que motive a ação
A escrita persuasiva - ou copy - é um ponto muito
importante e que nem sempre recebe a atenção devida. A comunicação focada na
ação estimula, de maneira íntegra, a ação de quem está vendo o seu anúncio.
5) Não criar uma campanha no
canal correto de vendas
Para quem é iniciante no mundo dos anúncios
on-line, é muito importante identificar qual canal mais vai ajudar ou é mais
fácil para gerar vendas e resultados. Com o lucro vindo desses anúncios, o
próximo passo é expandir para outros canais. Existem diversos canais de vendas,
como o YouTube, rede pesquisa (o buscador do Google), rede de display,
discovery (em produtos do Google), Instagram, Facebook, entre outros. Para quem
está começando, a dica é dominar primeiro uma única ferramenta para depois
expandir.
6) Não ter uma estrutura de
campanha
A estrutura de campanha é pensada em níveis: nível
1, que é chamado de campanha e onde são feitas as configurações gerais; nível
2, o conjunto ou grupo de anúncio, que servem para tornar os anúncios mais específicos
e direcionados; e o nível 3, que são os anúncios propriamente ditos. Ou seja: é
importantíssimo que a plataforma seja orientada corretamente sobre os seus
objetivos, desde o primeiro nível, para que os anúncios sejam adequadamente
segmentados e tragam bons resultados.
7) Não criar anúncios
realmente persuasivos
O anúncio é o primeiro impacto que a pessoa vai
receber na internet. Por este motivo, é de altíssima importância criar um texto
chamativo, interessante e que prenda a atenção da pessoa que vai bater o olho
no anúncio, que a motive para uma ação. Se o texto não prende a atenção, é
muito fácil que a pessoa passe por ele sem clicar, e isso claramente compromete
o alcance de bons resultados, trazendo baixas taxas de clique.
8) Não criar vídeos para os
anúncios
É um fato: vídeos são ótimos para conversão, seja
no YouTube, no Facebook ou no Instagram. Os cliques de campanha de anúncio de
vídeo são mais qualificados, ou seja, se você optar por apenas uma foto, a
pessoa não vai de fato consumir nada seu, o que podemos considerar como um
clique menos qualificado. Se há o interesse de assistir ao vídeo e clicar, a
chance de conversão é muito maior. Vídeos geram mais conexão, geram público de
remarketing, qualificam o clique e deixam a sua marca mais conhecida.
9) Não conhecer seu público
comprador e errar na segmentação
Quando você conhece o seu público com profundidade,
tudo fica mais fácil. Você começa a encontrar segmentações inexploradas e é ali
que está a escala. Quanto mais amplo o termo/a palavra-chave, mais você disputa
cliques com outros anunciantes e mais caro fica. Quanto mais você sabe o que
seu público deseja e procura, mais se torna possível sair do óbvio e se
destacar no seu segmento.
10) Não ter um funil de
métricas
O funil de métricas é, basicamente, o funil que o
seu possível cliente vai percorrer até a finalização da conversão. As etapas
desse funil são a impressão, quando há o primeiro contato com o anúncio, depois
o clique, quando a pessoa entra na sua página para saber mais, o lead, quando
há o clique no botão para comprar ou a conversão do lead para posterior venda,
e a conversão final.
Importante lembrar que as primeiras campanhas de
quem está iniciando nos anúncios on-line não terão a melhor performance. Isso
ocorre porque a campanha acaba de ser criada e precisa rodar, aparecer, para
que então você possa descobrir o que precisa melhorar e ajustar para obter
resultados cada vez mais assertivos.
Tiago
Tessmann - Especialista e referência em Anúncios Online no Brasil. CEO e criador
da Mentoria
Conversão Extrema, um treinamento 100% online para quem deseja crescer de
forma acelerada e aumentar suas vendas através das ferramentas mais poderosas
de vendas da internet com objetivo de levá-lo para o próximo nível de
faturamento em pouco tempo.
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