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terça-feira, 18 de abril de 2023

Como evitar o burnout entre os funcionários?

IPq - USP (Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo), aponta que 18% dos profissionais, 1 a cada 5, sofrem com a síndrome do burnout. 

 

O local de trabalho para muitos funcionários é o estabelecimento em que mais passam o tempo do dia, para muitas pessoas isso pode ser sinônimo de coisas ruins pelas inúmeras pendências a serem resolvidas, gerando raiva e frustração. 

Esse esgotamento físico e psicológico pode ser compreendido como Síndrome de Burnout, marcado por sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, resultantes de situações de trabalho desgastantes que demandam muitas funções, afazeres e tensões. O burnout, de acordo com a OMS, está ligado diretamente com as condições de trabalho, não sendo relacionado a outros tipos de cansaço. 

Uma pesquisa da empresa Gattaz Health & Results, liderada pelo psiquiatra Wagner Gattaz do IPq – USP (Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo), aponta que 18% dos profissionais, 1 a cada 5, sofrem com a síndrome do burnout.

“Já passou da hora de comentar sobre a saúde mental dos funcionários. Para muitos, esse tópico era motivo de piadas e deixado de lado, o que resultava em colaboradores frustrados, sobrecarregados e insatisfeitos com o ambiente de trabalho. Infelizmente, a burnout teve uma crescente muito grande nos últimos anos. Em muitas empresas é possível observar um funcionário realizando funções que só seria possível em um grupo de 3 ou 4 pessoas. Precisamos entender que essa síndrome não está ligada a apenas algo físico mas pode interferir na autoestima do integrante do seu time, pois se uma das inúmeras atividades não é realizada ele se sente incapaz, acreditando que não fez seu trabalho da maneira certa”, afirma o CEO da Aliança Helaman Fernandes 

Os principais sintomas que os funcionários podem identificar são:

     Dor de cabeça frequente;

     Alterações no apetite;

     Insônia;

     Cansaço excessivo, físico e mental;

     Isolamento;

     Dificuldades de concentração;

     Alterações repentinas de humor;

     Dores musculares;

     Problemas gastrointestinais;

     Alteração nos batimentos cardíacos.

Em relação ao mundo, uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma-BR) estimou que 32% da população economicamente ativa sofria de sintomas de burnout. 

Com isso o CEO da Aliança separou algumas dicas de como evitar a burnout entre os colaboradores:

 

  1. Entender o time 

Uma forma de proporcionar um ambiente saudável é entender como os colaboradores convivem entre si, entender as demandas, funções e características. Estar dentro da rotina e sempre buscar harmonia, trocando conversas, experiências e não vivendo no mundo do trabalho 24/7 do tempo.

  

  1. Feedback para entender o presente e futuro 

A melhor forma de resolver situações e conhecer mais das pessoas é dialogando com elas. O feedback individual permite que um momento de desabafo e alinhamento de expectativas seja realizado. Um outro tópico importante é saber como o funcionário está se sentindo com relação às funções, se está confortável e não sobrecarregado.

 

  1. Entenda que pessoas não são máquinas

Entender que não somos máquinas permite desacelerar. O descanso e a realização de outras atividades que não sejam ligadas ao trabalho é essencial para a mente e corpo. Se sentir que os funcionários estão com algum dos sintomas do burnout como esgotamento e estresse, veja se é o momento oportuno para férias ou proporcione momentos de descontração, que já ajudam para que o ambiente fique mais leve. 

Uma boa maneira de prevenir e tratar a síndrome é dizendo não para o acúmulo de tarefas e dizer sim para o descanso. Vale desde negar um compromisso complexo até solicitar alterações no prazo de entrega de um serviço, por exemplo. O ato de dizer não é essencial;  dessa maneira, você não estará fugindo de suas obrigações, mas evitando atrasos e outros problemas resultantes do excesso de trabalho.

 

Aliança
https://aliancaamerica.com.br/

 

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