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segunda-feira, 17 de abril de 2023

6 estratégias para empresas otimizarem suas campanhas digitais

Alinhamento de estratégia, utilização de IA e padronização de processos estão entre as citadas por consultoria de performance Labelium

 

Dados da IAB Internet Advertising Revenue Report: Full Year 2021 indicam que, nos Estados Unidos, os anúncios digitais atingiram 189 bilhões de dólares no ano. O valor aponta um aumento de 35,4% comparando com os resultados de 2020. No Brasil, o cenário não é diferente: segundo dados do Digital AdSpend Brasil, houve um aumento de 12% no investimento publicitário digital no país em 2022.  

É neste setor em que atua a Labelium, empresa que desenvolve soluções para a otimização de performance digital para companhias de luxo, moda, beleza e turismo. A consultoria desenha e cria estratégias de marketing online globais, desde o início até a entrega final. Mais de 600 marcas contam com a expertise Labelium, como Dior, Kenzo, Lacoste, Caudalie, entre outras.  

Considerando o contexto, o especialista e Country Manager da consultoria, Gustavo Franco, separou 6 dicas para as empresas otimizarem sua presença digital:

 

  1. Alinhamento de estratégias de branding com performance 

“A discussão é acirrada dentro dos times de marketing quanto ao destino dos investimentos: devo colocar mais investimento em branding ou em performance? A verdade é que o balanceamento de ambos é o que torna um negócio saudável”, pontua o porta-voz. Quando os investimentos em performance param de escalar, possivelmente há outras variáveis envolvidas: de mercado ou, em grande parte, de marca. A disponibilidade mental do consumidor está sendo disputada cada vez mais pelas marcas e, por isso, é crucial que a marca esteja presente nessa equação: um consumidor que conhece uma marca tem até 70% de chance a mais de comprar do que o que não conhece. O problema é que como os investimentos em branding são difíceis de mensurar, eles são questionados, o que acaba fazendo as empresas adotarem estratégias de curto prazo.

 

  1. Expertise no canal 

Relacionado ao alinhamento de estratégias de marketing e negócios, também é importante definir, de maneira clara, quais canais serão utilizados em cada oportunidade e, consequentemente, qual será o público impactado. A especialização nos canais é chave e com uma jornada de compra cada vez mais fragmentada, irão surgir profissionais altamente especializados nas competências de search, social, vídeo, programática, etc. A velocidade com que cada plataforma evolui e disponibiliza novas funcionalidades de mídia é grande demais para um profissional somente gerenciar e acompanhar: é aí que uma consultoria faz toda a diferença.  “Por exemplo, uma campanha no Instagram possui canalidade, linguagem e objetivos diferentes de uma no Tik Tok e por aí em diante - não são só variáveis técnicas, mas também comportamentais.”, analisa Franco.

 

  1. Aposta em transparência e sustentabilidade 

Para definir estratégias e canalidade, é necessário que haja transparência na relação entre cliente e fornecedor tanto na elaboração de briefings, quanto na produção de peças e, principalmente, nas etapas de feedback. Além disso, a sustentabilidade digital da campanha é essencial de forma a não poluir a web - a presença digital tem grande participação na emissão de carbono - e, não somente nesse sentido da palavra, mas também no quesito de relações duradouras entre parceiros, o que atribui maior eficiência e assertividade tanto no resultado final quanto no processo de trabalho. 

Por muito tempo se discutiu, no mercado, o modelo mais justo para remunerar uma agência ou um parceiro de serviços - e essa discussão  continua. “Não existe one size fits all - cada cliente é um caso e, na Labelium, buscamos adequar nossas estruturas de remuneração de acordo com os modelos de obtenção de lucro e valor dos nossos clientes - é isso que faz, em partes, nossas relações serem duradouras”, analisa Franco. 

 

1.   Uso de ferramentas para transferir processos do off para o online 

“É impossível falar de otimização sem mencionar ferramentas para tal. Nesse sentido, é imprescindível contar com soluções que transfiram processos do off-line para o online e que agilizem os processos envolvidos em todas as etapas de trabalho de marketing digital. Lojas físicas são hubs de experimentação e vivência com os produtos e são catalisadores de experiências on-line. Muitos mercados ainda precisam entender a omnicanalidade chegou pra ficar: seu consumidor vai comparar o preço do e-commerce com a loja física e vai desistir da compra se achar inconsistência entre os dois  .”, pontua o especialista.

 

1.   Padronização de processos 

Contar com processos e ferramentas online, investindo em parâmetros de padronização, é de extrema importância, uma vez que a prática atribui governança e credibilidade para as marcas, além de maior assertividade e alinhamento com as diretrizes de negócios. 

 

1.   Utilização de inteligência artificial 

Uma das mais utilizadas tecnologias para otimização é a inteligência artificial. Além de agilizar processos com eficiência e auxiliar na conquista de clientes e parceiros, a IA cresce cada vez mais: um levantamento de abril de 2023 da Forbes indica que, coletivamente, as 50 empresas mais promissoras que usam o recurso receberam um financiamento coletivo de US$ 27,2 bilhões. 

 

 “Clientes nos perguntam como entendemos a aplicação da AI dentro do contexto do marketing digital, se temos algum receio dela impactar em nossa oferta. A verdade é que a AI só traz ainda mais necessidade de parceiros inteligentes e criativos para a mesa. O uso da inteligência, de forma estratégica, está no que se pede a ela - input - e esse input de qualidade só pode vir de especialistas”, pontua Franco. 

 

Labelium - ecossistema de soluções para performance digital especializada em gerar receita e valor para empresas no setor de beleza e luxo, principalmente.


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