Pesquisar no Blog

quinta-feira, 13 de abril de 2023

45% da população mundial sofre com doenças bucais preveníveis

Dados são de relatório da Organização Mundial da Saúde; especialista reforça cuidados essenciais para manter a saúde bucal em dia, o ano inteiro

 

Os cuidados com a saúde bucal, muitas vezes deixados em segundo plano, são fundamentais para a saúde integral, e podem prevenir o surgimento de doenças periodontais. Cerca de 45% da população mundial (algo em torno de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo) é afetada pelas doenças bucais não transmissíveis, em todas as etapas da vida. Os dados são do Relatório Global de Saúde Bucal da Organização Mundial da Saúde (GOHSR)[1], publicado no final de 2022 e que fornece uma ampla visão sobre o cenário de desafios e oportunidades de progresso da cobertura universal de acesso à saúde bucal.

 O que muitas pessoas não sabem – e que o relatório reforça – é que ao negligenciar a saúde bucal, elas favorecem o desenvolvimento de doenças que poderiam ser facilmente evitadas e, com isso, tratadas precocemente, culminando em uma resposta mais eficiente e econômica. A odontologista Paola Ferreira Chaccur, coordenadora clínica da Prime Clinic – rede de clínicas de odontologia especializada, parte da Care Plus, que desde 2016 pertence ao grupo britânico Bupa –, explica que a visita regular ao consultório odontológico é uma das principais medidas para garantir um sorriso saudável. “Quando o paciente realiza o check-up regularmente, normalmente não há nenhuma queixa e o foco da consulta se torna apenas o acompanhamento e a profilaxia (limpeza)”.

 Além do acompanhamento regular, a coordenadora clínica da Prime Clinic aponta, ainda, para cuidados simples, como a escovação adequada, com uso do fio dental, três vezes ao dia. De acordo com a Dra. Paola, a má escovação leva ao acúmulo de placa na região. “Esse acúmulo leva o paciente a apresentar dificuldades para passar o fio dental entre os dentes, favorecendo o sangramento gengival, dor ou sensibilidade ao ingerir alimentos gelados, quentes ou doces”. De acordo com o relatório global da OMS, as doenças bucais mais comuns são as doenças periodontais, as cáries e o câncer bucal.

 A própria OMS reforça que a saúde bucal é integrada à saúde global e contribui para que as pessoas convivam socialmente e alcancem seus potenciais sociais e laborais. “A saúde bucal engloba dimensões psicossociais, como a autoconfiança, o bem-estar e a habilidade de socializar e trabalhar sem qualquer tipo de dor, desconforto e, inclusive, vergonha devido à perda de dentes ou problemas bucais similares e que abalam a autoestima e qualidade de vida”, defende Paola Chaccur.

 

Prime Clinic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados