O especialista Samuel Pereira explica a importância da bolha de relevância para impulsionar um perfil
A tração de um perfil na rede social é uma série de
ações que ajudam a melhorar o desempenho dentro da plataforma, estabelecendo
seu negócio de maneira saudável, com fluidez e possibilidade de se sustentar no
longo prazo. De acordo com Samuel Pereira,
especialista em marketing digital, empresário, investidor e fundador da SDA
Holding, “é importante que o perfil esteja sempre aquecido, trazendo novos
seguidores. Essa frequência faz com que o algoritmo entenda que é uma rede
relevante. Em resumo, não adianta cem pessoas novas clicarem na sua página se
não começarem a seguir sua marca na plataforma. É um ponto que faz muita
diferença na tração do perfil”.
Mas uma boa estratégia de aquisição precisa estar
acompanhada do que ele chama de bolha de relevância, um dos pilares essenciais
para a tração. “A bolha da relevância vai determinar a quantidade de pessoas
que você vai alcançar com uma postagem. Ou seja, ela mostra o quão relevante
você está na rede social para impactar outras pessoas”, explica.
Uma das coisas mais importantes nesse tópico é
manter um planejamento de bons posts seguidos um do outro, porque isso
aquece o algoritmo e começa a posicionar o perfil com maior alcance na rede. O
mesmo pode acontecer no sentido contrário: postagens seguidas de folder,
por exemplo, que não dão uma razão clara para o público interagir, podem
distanciar cada vez mais um conteúdo dos seguidores.
Para isso, Samuel sugere selecionar 20% das piores
postagens relacionadas em determinado período de tempo, ou seja, aquelas com
menor engajamento e parar a criação de conteúdos no mesmo formato, tema ou
estilo. Por outro lado, indica fazer o mesmo com as postagens que deram mais
certo: selecionar os 20% de melhores conteúdos e repetir a fórmula. Ele garante
que essa pequena tarefa vai fazer diferença na rede social. “Além disso, puxar
a interação é muito importante. Por exemplo: você fica um tempo sem ver o post
de um amigo, mas resolve trocar uma ideia com ele no inbox.
No dia seguinte, começam a aparecer conteúdos dele na sua timeline
— o mesmo funciona para ele. É importante também parar de se comparar com
outras pessoas e focar realmente em resultados. Quando eu foquei mais no meu
perfil que dos meus concorrentes, cresci de outra maneira”, diz.
Outro elemento crucial, de acordo com o empresário,
é ter uma biografia que mostra logo de cara porque as pessoas devem seguir
aquele perfil. Colocar a história da marca, os êxitos e o objetivo no topo da
página ajuda para que as pessoas que visitarem a plataforma entendam claramente
porque devem acompanhar aquele conteúdo. Isso faz parte do que ele chama de
escalada da percepção, ou seja, quando o seguidor entende a relevância
que uma pessoa ou empresa tem a partir do histórico e marcos pessoais. Mostrar
que aquele porta-voz tem credibilidade no tema que trata é crucial para que o
seguidor preste atenção no que é postado.
Por fim, ao aumentar a aquisição de seguidores de
qualidade, o perfil é impulsionado e o engajamento também cresce. “Por que um
sorteio é ruim? Pode ser ruim quando não é feito de forma estratégica,
por exemplo fazer sorteios de coisas que não tem nada a ver com o seu
segmento.
Isso faz a pessoa te seguir apenas para ganhar
alguma coisa. Isso significa que esse seguidor não tende a curtir as próximas
postagens ou interagir de uma maneira relevante. Ao mesmo tempo, quando acaba o
sorteio, muita gente sai de uma vez e é possível que caia atração, porque o
algoritmo entende que o perfil está perdendo relevância”, ressalta, destacando
ainda que rede social gosta de consistência.
Isso quer dizer que fazer posts sem gaps muito
longos de duração entre um e outro também importa — inserir conteúdos com muita
distância de tempo pode prejudicar o engajamento.
Samuel Pereira - empresário, investidor e fundador da SDA Holding. Entre alguns dos seus marcos está a criação do evento Segredos da Audiência Ao Vivo (SDA Ao Vivo), maior evento de tráfego e audiência do Brasil. Samuel também empreende no digital há 12 anos, onde já construiu dezenas de sites e blogs, apenas um deles recebendo 16 milhões de visitantes únicos. Nas redes sociais que gerencia são quase 5 milhões de seguidores, e nas suas redes sociais pessoas são 1 milhão de seguidores. Também é coautor do livro Negócios Digitais e autor do Best-Seller Atenção! O Maior Ativo do Mundo, na Revista Veja, com prefácio de Luiza Helena Trajano.
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