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Temas como flexibilidade, trabalho híbrido,
qualidade de vida, bem-estar e anywhere office se tornaram mais frequentes no
cotidiano das organizações. Buscando por rotinas com equilíbrio entre vida
pessoal e profissional, os colaboradores passaram a exigir um modelo de
trabalho flexível e as empresas tiveram de se adaptar. A Woba esteve por perto
de muitas que optaram por essa transição, como iFood, Gupy e XP, com soluções
específicas para cada marca.
De acordo com o levantamento realizado pelo Google
Workspace, em parceria com a consultoria IDC Brasil, 56% das empresas
brasileiras adotaram o trabalho híbrido em 2022. Em 2021 a taxa era de 44%. A
pesquisa também apresenta que 19% das organizações seguem permitindo o trabalho
remoto.
Atendendo médias e grandes corporações, como XP,
Yalo, Albert Einstein, Banco Inter, entre outras, a Woba
tem a missão de ser uma parceira de pessoas e empresas na jornada da
flexibilização do trabalho, possibilitando que colaboradores possam acessar
locais com excelente estrutura em outras localidades do país, ou mais próximos
às suas casas, por exemplo, além de se conectarem com potenciais parceiros de
negócios. A possibilidade de escolha e adesão ao que melhor se encaixa na
rotina, promove mais qualidade de vida.
A sustentação da cultura organizacional, com
encontros físicos e presenciais, que não cerceiam a vontade e liberdade dos
profissionais, fortalece laços, engaja as equipes e aumenta o sentimento de
acolhimento e pertencimento à empresa, por exemplo. As interações também
contribuem para o desenvolvimento de projetos colaborativos e de soft skills,
como comunicação, empatia, liderança, criatividade, entre outras.
Outro ponto importante é que esse processo evita a
sensação de solidão, muito presente no trabalho remoto. Segundo dados do
relatório “O novo futuro do trabalho", da Microsoft, de 2022, o trabalho
remoto pode causar a sensação de isolamento e culpa. O estudo apontou também
que 81% das pessoas com menos de 35 anos sentiram solidão no trabalho remoto de
longo prazo.
Roberta Vasconcellos, CEO e cofundadora da Woba,
contextualiza que com a pandemia houve uma aceleração digital do trabalho que
mudou a forma como as pessoas procuram emprego. “Com a retomada das atividades
presenciais, os colaboradores estão optando por instituições que ofereçam opções
de trabalhos flexíveis, anywhere office (em qualquer lugar do mundo). Quando
isso não é possível, há uma maior taxa de rotatividade e dificuldades no
processo de atração, recrutamento e retenção de talentos, por exemplo.”
Além do acesso à rede multinacional de coworkings,
entre as soluções que a startup proporciona estão a contratação e
personalização de escritórios próprios e aluguel de salas de reunião ou
eventos, por exemplo. Ou seja, entende-se as especificidades dos clientes para
uma implementação adequada de ações que tragam eficiência e redução de custos
com escritório e fortalecimento da cultura organizacional (empresas).
Para a empresa, as soluções se integram ao oferecer
a tecnologia para um ecossistema de escritórios asset light e 360º, com contratos
flexíveis e inexistência de multa ou caução, por exemplo. Há diversas formas
para criar um ecossistema de trabalho com inteligência e eficiência.
Fundada em 2017, em Belo Horizonte, a startup
possui em sua rede mais de 1.600 espaços em 200 cidades brasileiras, como: São
Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba; e no México. Desde o início de sua
operação, levantou R$ 8 milhões de capital inicial com Kees Koolen, o
cofundador do Booking.com, em 2018; e R$ 55 milhões na Series A com Kaszek e
Valor Capital, em 2021. Seus resultados são ascendentes: com um crescimento 43%
de 2021 a 2022, no mesmo período o número de reservas teve alta de 30% e a
adição de mais 500 novos espaços, em 2022.
Mudança de nome e expansão internacional para o
México
O conceito sobre trabalho está em constante
transformação e a startup também se transformou, trocando o nome de
BeerOrCoffee para Woba. Derivado do termo “Work-Life Balance'' (vida
profissional equilibrada), o novo nome trouxe um novo propósito para a
marca.
Com mais de 1.600 mil espaços em 200 cidades
do país, a plataforma se consolida ao facilitar o acesso flexível e sob demanda
a espaços de trabalho para diferentes usos, como escritórios, espaços para eventos
ou reuniões. Além disso, a Woba iniciou a sua expansão internacional para o
México. O rebrand foi anunciado em 28 de outubro de 2022, no Google Campus, em
São Paulo.
Segundo Vasconcellos, a mudança da marca tem
o objetivo de acompanhar as atualizações e as transformações do setor de
atuação. “Na sua criação, o BeerOrCoffee tinha o propósito de facilitar
conexões. Nossos usuários tinham em suas mãos o poder de encontrar outras
pessoas, pares, mentores ou parceiros e os convidarem para um bate-papo, com um
café ou cerveja. Porém, com base nos acontecimentos dos últimos anos e seus
impactos no mercado, principalmente, com o aumento da flexibilização do
trabalho, entendemos que nossas soluções e serviços entregam muito mais do que
a marca BeerOrCoffee conseguia carregar e, por isso, foi necessário atualizar”,
conta.
O mercado cresceu e a Woba também. “Percebemos que
nossa marca vai além do que inicialmente nos propusemos a fazer. Foi necessário
adequar nossa mensagem para este novo mercado e o novo perfil do cliente para
transparecer todo o escopo do que oferecemos em nossas soluções e atendimento”,
afirma Roberta.
Todo trabalho de reposicionamento, renaming e
rebranding foi desenvolvido sob coordenação dos diretores de design e
fundadores da Tall,Piet, Eduardo Tallia e Duda Di Pietro lado a lado com o time
da Woba.
"Saber que qualquer um pode ter um espaço de
trabalho perto da academia ou consultório médico, começar a ir de bicicleta ou
mesmo a pé para o trabalho; imaginar que as empresas possam ter uma sede em
qualquer lugar do país; isso é algo transformador. Foi a partir dessas
transformações que chegamos no seu novo nome: Work-life Balance. O equilíbrio
entre a vida e o trabalho", ressalta Duda Di Pietro, diretora de design e
fundadora da Tall,Piet.
www.woba.com.br.
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