Percentual equivale a mais de 10 milhões de mulheres à frente de seus negócios
Segundo estudo do Sebrae feito a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNADC), o Brasil conta com 10,1 milhões de mulheres à frente de seus negócios, dados do quarto trimestre de 2021, representando 34% entre empreendedores no país.
Ainda no caminho pela igualdade e estando longe de ser um resultado a se
comemorar, o empreendedorismo feminino ganha força para mostrar a sua
importância tanto para a sociedade como também para a economia brasileira.
Com o intuito de oferecer cada vez mais oportunidade para as mulheres
empreenderem, o Hinode Group, empresa detentora da marca Hinode, fundou em 2015
o Programa Pérolas.
Idealizado pela empresária Crisciane Rodrigues, presidente do Comitê de ESG do Hinode Group, o Programa Pérolas já transformou a vida de mais de 460 mil mulheres desde que foi criado, em 2015, oferecendo treinamento para que as elas conquistem independência financeira e emocional, além de se desenvolverem como empreendedoras.
“A informação é a maior ferramenta de libertação. O Pérolas visa fortalecer a liderança feminina não apenas no negócio, mas também no desenvolvimento pessoal, abrindo seus horizontes para que entendam que, por meio do trabalho, podem e devem sonhar mais alto. No Encontro Pérolas reforçamos o potencial de cada uma para que cada sonho se torne realidade”, explica Crisciane.
No Dia do Empreendedorismo feminino, comemorado em 19 de novembro, o Hinode Group celebra os 59% de mulheres dentro da sua potência de vendas, entre os seus 600 mil consultores, distribuídos pelos 8 países em que está presente, compartilhando histórias de 3 mulheres que transformaram as suas vidas empreendendo com a Hinode.
A primeira trajetória é da Camila Emiliano (Duplo Diamante), de 34 anos, que reside na Capital de São Paulo.
Iniciou suas atividades profissionais em uma feira livre aos 9 anos e foi nesta idade que teve a primeira experiência financeira, administrar os custos familiares de sua família de origem. Sempre com vontade de vencer, fixava metas profissionais, pensando em conquistar uma vida sem dificuldades financeiras.
“Lembro quando simulei a compra de um carro e uma casa. Fiquei alguns minutos calculando o tempo e os valores que precisava aportar para conquistar esses bens. Essa experiência, cravou uma mensagem em minha mente. Como posso diminuir esse tempo? Sem resposta, passei a estabelecer metas profissionais de como ser gerente aos 25 anos e ter um salário de 5 mil reais”, conta Camila.
Conquistou a posição de gerência aos 25 anos, porém, com um salário de $3.500,00 e, após superar 10 vezes a meta da empresa, foi surpreendida com uma demissão.
A frustação levou Camila a conhecer o empreendedorismo junto à Hinode. De porta em porta, de amigo a amigo, hoje Camila gerencia uma equipe com mais de 700 mulheres, treinando e as apoiando em suas jornadas. “Eu iniciei esse projeto na Hinode há 9 anos, porque me garantiram que teria 100% de lucro, ganharia o dobro de tudo que vendesse. Como estava em busca de uma fonte multiplicadora das minhas rendas, decidi não ser apenas uma revendedora de catálogo, mas sim ser uma empresária no ramo de cosméticos. Gosto de compartilhar a minha história para que ela inspire outras pessoas a transformarem as suas vidas como eu transformei a minha”, finaliza Emiliano.
Lá do outro lado do Brasil, a trajetória da Thayene da Silva Costa (Safira), de Manaus é inspiradora. Ela conheceu a Hinode após um processo complicado de divórcio, de um relacionamento extremamente abusivo, deixando a sua autoestima muito baixa. Entrou no Pérolas, programa do Hinode Group que já impactou mais de 460 mil mulheres, logo no início, em 2015, que a ajudou a entender sobre sua capacidade, beleza e o poder que carrega para transformar sua vida. O Pérolas, que é signatário do WEPs (Women's Empowerment Principles) da ONU Mulheres, foi uma das ferramentas que a ensinou a superar as marcas do relacionamento abusivo que viveu, antes de conhecer a Hinode. Hoje, Thayene está totalmente engajada no projeto para acolher novas mulheres que precisam de ajuda. Atualmente vive um novo relacionamento e tem um filho com Transtorno do Espectro Autista. “O trabalho na Hinode me possibilita acompanhar o desenvolvimento do meu filho, além de custear alguns tratamentos necessários para o seu desenvolvimento e isso é o que mais me deixa feliz em trabalhar com a marca”, enfatiza a empreendedora.
Já Silvia Karla, de 60 anos, precisava “ocupar a cabeça”. Depois da perda de uma filha, ela e o marido saíram de Belém, onde moravam e se mudaram para o Macapá. Decididos a viver uma nova história, ambos psicólogos, deixaram o consultório onde atendiam e o emprego no Ministério Público, para ingressar no Hinode Group. “Conheci a empresa por causa de um primo em Belém, no Pará.
Quando eu vi que era uma empresa brasileira, isso me tocou profundamente e fiquei apaixonada. Voltei para Macapá e imediatamente nós começamos a trabalhar, sem esperar nada, nós simplesmente trabalhávamos. Em quatro meses e meio já estávamos com um rendimento em torno de 8 mil reais. Eu fiquei encantada com os resultados e começamos a trabalhar ainda mais forte. Conseguimos iniciar também nosso filho nos negócios e mudamos para a cidade dele, João Pessoa, e conquistamos um apartamento com vista para o mar como sempre sonhamos. Fizemos nosso primeiro milhão no ano passado e continuamos trabalhando firme e fortes, nada nos tira daqui”, comenta.
Além do Brasil, atualmente o Hinode Group está presente no Peru, Bolívia,
Colômbia, Equador, México, Chile e Paraguai, levando suporte educacional, seja
por treinamentos técnicos ou por apoio emocional aos seus 600 mil consultores
que representam a marca nos países em atua.
Hinode Group
grupohinode.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário