Se tem algo que ficou ainda mais claro e latente depois da pandemia é que o gerenciamento de mudanças é uma habilidade crítica para o sucesso das pessoas e organizações. Recentemente, a Forbes publicou que a gestão da mudança é uma das principais habilidades do futuro. É bem verdade que, mesmo antes da pandemia, as organizações já vinham vivenciando grandes ondas de transformações, mas nada perto da intensidade e velocidade de mudanças destes anos.
Foi neste cenário de crise e caos que os
profissionais de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) se tornaram os grandes
protagonistas da vez e desempenharam um papel fundamental para ajudar suas
organizações a responder à pandemia com versatilidade e agilidade. A Dra. Britt
Andreatta, uma das maiores autoridades globais neste tema, comenta:
“Antes da pandemia, os
profissionais de T&D nem sempre eram convidados para a mesa sobre
gerenciamento de mudanças mas, na verdade, eles deveriam ter um assento
permanente.”
A última pesquisa do LinkedIn, Workplace
Learning
Report, confirma essa tendência, evidenciando que os profissionais
de T&D se tornaram mais influentes nestes últimos anos, com 87% dos
respondentes acreditando que tiveram um grande envolvimento em ajudar sua
organização a se adaptar às mudanças nestes anos de pandemia. Além disso, 74%
dos entrevistados concordaram que o T&D se tornou mais multifuncional e 72%
citaram que a sua função se tornou mais estratégica dentro da organização.
Na prática, também constatamos que os profissionais
de T&D desempenharam um papel crucial de liderança em todas as iniciativas
vinculadas a mudanças organizacionais. Foram estes profissionais que, frente
aos desafios impostos pelas mudanças, precisaram identificar rápida e
precisamente as novas habilidades essenciais a serem desenvolvidas para
garantir a sustentabilidade dos negócios. Além disso, eles também tiveram que
se engajar ativamente nas mudanças necessárias para o ajuste de treinamentos
existentes e muitas vezes redesenhar programas inteiros, o que incluiu o
desenvolvimento de suas próprias competências.
Em um processo de gestão de mudança o mesmo
profissional pode desempenhar vários papéis e foi justamente isso o que
aconteceu com os profissionais de T&D. Ao mesmo tempo em que promoviam as
mudanças necessárias em sua própria função, foram os responsáveis por preparar
times inteiros para este processo, além de dar suporte à liderança sempre
alinhados aos objetivos organizacionais. Em uma entrevista para “Training
Magazine”, a Dra. Britt Andreatta comentou que as organizações que já haviam
capacitado os seus profissionais de T&D para impulsionar e gerir mudanças
aproveitaram o conhecimento e as habilidades que já existiam e apenas
aumentaram o ritmo e a intensidade para corresponder a este momento sem
precedentes.
“Os profissionais de T&D que tiveram que
aprender a gerir e conduzir mudanças enquanto ensinavam novas habilidades,
inclusive gestão de mudança, tiveram uma carga muito maior e suas organizações
não estavam preparadas para responder tão rapidamente.”
Antes da pandemia da Covid, os profissionais de T&D já eram
importantes parceiros do negócio nos processos de gestão da mudança. Agora eles
passam a ser estratégicos para multiplicar e disseminar estes conhecimentos e
habilidades específicas para todos os níveis da organização, evitando gastos
com mudanças malsucedidas e garantindo o engajamento e agilidade do time em
todas as etapas do processo.
Mas por onde começar?
Desenvolva habilidades
específicas de gestão de mudança em seu time de T&D
Os profissionais de T&D precisam dessas
habilidades para ajudar todos os níveis da organização a trabalhar em conjunto
para o sucesso de uma mudança. Essas habilidades vão contribuir para que estes
profissionais consigam desenvolver em cada nível as habilidades necessárias.
Contribuições de T&D
com líderes e executivos sênior
Sabemos que a estes líderes cabe a grande responsabilidade de se
antecipar identificando quando uma mudança é necessária e, muitas vezes, por
terem o objetivo estratégico como foco principal, pontos importantes são
deixados de lado. O profissional de T&D contribuirá para que estes
executivos saibam como:
- Avaliar
a capacidade e prontidão para a mudança antecipando-se para responder à
resistência.
- Organizar,
a partir do propósito da mudança, as comunicações e sustentação durante
todo o processo.
- Fazer
o acompanhamento da iniciativa, analisando os resultados e propondo
ajustes quando necessário
Contribuições de T&D
com gerentes
Aqui as contribuições das equipes de T&D e Business
Partners são essenciais para que estes gestores estejam preparados
para liderar suas equipes com sucesso, diminuindo o nível de estresse e
mantendo o engajamento. Algumas das responsabilidades dos profissionais de
T&D são:
- Preparar
os líderes para que, reconhecendo as emoções advindas da mudança, sejam
capazes de usar o equilíbrio e inteligência emocional.
- Treiná-los
para que a comunicação seja clara durante todo o processo, mantendo a
consistência e visão sistêmica ao longo da jornada.
- Apoiá-los
para que suas equipes desenvolvam os novos hábitos necessários em função
da mudança.
- Instrumentá-los
com ferramentas de motivação para engajar as pessoas durante as diversas
fases do processo.
- Conscientizá-los
sobre a importância do autocuidado e cuidado com a equipe reconhecendo o
esforço, recompensando o progresso e assegurando que a equipe atinja seus
objetivos.
Contribuições de T&D com
todos os colaboradores que atravessam as mudanças
Com os colaboradores o leque de atuação dos
profissionais de T&D é ainda mais amplo uma vez que a sua abordagem deve
focar não só nas habilidades cruciais para a gestão da mudança, mas também
naquelas que são exigidas dos profissionais em função da mudança em si.
Entre as habilidades diretamente conectadas à
gestão da mudança merece destaque o suporte para que todos os colaboradores:
- Compreendam
a biologia da mudança e sua resistência natural ao processo.
- Sejam
capazes de se engajar proativamente na mudança contribuindo com a equipe
como um todo.
- Reconheçam
seu potencial e a partir da compreensão do propósito da mudança sejam
capazes de utilizá-lo a favor do objetivo.
Além dos funcionários, as iniciativas de mudança às
vezes afetam outras partes interessadas do negócio, como clientes ou
fornecedores. Os profissionais de T&D podem e devem ajudar essas populações
críticas com habilidades de gerenciamento de mudanças.
De acordo com o “Relatório sobre tendências no
futuro do trabalho” da Korn Ferry, 2022 é o ano da intencionalidade, ou seja,
aprendemos muito com o período da pandemia. Nos tornamos mais resilientes,
adaptáveis, proativos e este é o saldo positivo desta experiência.
Agora é momento de elevarmos este aprendizado a
outro patamar, pois sabemos que as mudanças seguirão acontecendo em ritmo
acelerado e com grande disrupção.
Preparar as equipes de T&D para que tenham habilidades para este processo significa, na prática, aumentar a prontidão da força de trabalho por meio do desenvolvimento de habilidades essenciais para o crescimento dos negócios atuais, desenvolvimento de novos modelos de negócios e, claro, para a sustentabilidade das organizações.
Flora Alves - Master Trainer pela ATD, Designer de Aprendizagem e
palestrante internacional, tendo apresentado a metodologia de sua criação nos
Estados Unidos, América Latina, Taiwan e Europa.
Tatiany Melecchi - Palestrante internacional, autora da ATD Sales Enablement Community of Practice e entusiasta da área de neurociência aplicada a negócios.
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