Rodrigo Garcia,
diretor da Petina Soluções em Negócios Digitais, comenta o que mudou para o
internauta na hora de comprar online
Com a pandemia de covid-19, a população em geral
adotou novos hábitos, e esse novo modo de se comportar e consumir impulsionou
as compras online. Com o isolamento social, a busca por serviços remotos, a um
clique de distância, foi expressiva. Após o fim das restrições e a retomada
econômica, muitos consumidores continuaram a comprar pela internet.
Segundo a 46ª edição do Webshoppers, divulgada
recentemente, a pandemia impulsionou em larga escala o crescimento do
e-commerce no Brasil, e houve crescimento acentuado em setores de compras, com
destaque para Alimentos e Bebidas, que teve um crescimento de 12% apenas no
primeiro semestre de 2022.
“O segmento que mais cresceu foi o de
supermercados, as pessoas estão fazendo cada vez mais esse tipo de compra pela
internet. Outra categoria que teve crescimento foi a de perfumaria e
cosméticos, além de produtos de bebê e de higiene e saúde. Ou seja,
identifica-se que houve uma mudança no comportamento do consumidor, que passou
não mais a comprar apenas por preço mais em conta, ou por sonhos de consumo, e
passou a consumir produtos do dia a dia de forma virtual”, avalia Rodrigo
Garcia, diretor da Petina Soluções em Negócios Digitais.
Pensando nisso, ele listou 3 novos comportamentos
na hora de comprar online:
Dia da semana “queridinho”
para compra
Segundo o Webshoppers, a maioria dos consumidores
faz suas compras durante a semana - principalmente na terça-feira- e ocorre uma
queda no final de semana.
“Aos sábados e domingos, quando as pessoas costumam
estar menos ocupadas, elas acabam optando por comprar no varejo físico e acabam
deixando de lado os e-commerces. Mas, ao longo da semana, preferem comprar
online devido à rapidez na compra e à praticidade de ter o produto entregue em
casa", avalia o executivo.
Expectativa do consumidor
A experiência de compra foi um ponto importante na mudança de comportamento.
Antes da pandemia, muitas pessoas optavam pelo comércio físico por conta da
demora na entrega das aquisições via e-commerce. Mas, com a pandemia, a
necessidade de atender à demanda fez com que esses prazos se encurtassem.
“A experiência de compra é fundamental, e hoje os
modais logísticos buscam envolver o cliente, para que queira repetir a
experiência. Assim como a Americanas tem opção de entrega em até 3 horas, o
Mercado Livre tem a entrega no mesmo dia para compras até as 11 horas
dependendo da cidade e na Magalu é possível também ter esse mesmo prazo. Os
consumidores que aderiram às compras online por conta do confinamento
continuaram a adquirir produtos por esse canal, e isso é um ótimo sinal”,
explica ele.
Influência das redes
sociais
Em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais
influenciam o comportamento das pessoas a todo momento, e nas compras isso não
é diferente. Antes de comprar algum item, é comum procurarmos opiniões de
outros sobre o produto.
“As mídias sociais passaram a ser uma referência
para muitos, portanto, quando a pessoa pensa em comprar algo, normalmente é
impactada por meio das redes, nas quais há vários vídeos e posts falando sobre
determinado produto, críticas positivas e negativas que ajudam o comprador a
decidir se irá ou não adquirir o item”, finaliza.
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