Com
a estratégia certa, você aumenta as vendas, fideliza o cliente e ainda se
diferencia no mercado
Não há
dúvidas de que o consumidor está mais exigente. A quantidade de informações
recebidas influencia no aumento da expectativa e atenção a detalhes dos
produtos ou serviços que consome. Por isso, é essencial buscar soluções para
fidelizá-los e aumentar as vendas
no varejo. Essa é uma ótima chance para encontrar mais competitividade, se
diferenciar no mercado e criar oportunidades diante das dificuldades. Você
pode oferecer o que seu público espera, mantendo resultados positivos.
Com a
proximidade da Black Friday, a IZIO&CO, solução completa de comunicação e eficiência - no app, na
gôndola ou no caixa, lista 11 dicas para aumentar as vendas a partir de agora
1. Monitore o mercado de maneira completa
É imprescindível acompanhar as
informações do mercado, principalmente as que podem engajar seu público. Isso
significa:
· projetar cenários;
· monitorar as notícias;
· acompanhar a concorrência.
Esse
cuidado é fundamental para auxiliar na tomada de decisão, conseguir mais
efetividade nas ações e planejar as melhores maneiras de aumentar as vendas no
varejo.
2. Invista em marketing digital
Ampliar
as conversões e reduzir os custos devem andar lado a lado. Tanto em cenários de
crise quanto em tempos de tranquilidade, é preciso criar estratégias para melhorar
os resultados sem impactar a saúde financeira do negócio. Pensando nisso,
uma boa alternativa é investir em marketing digital. Com essa tática, você pode
manter uma comunicação próxima do público e economizar, pois, as
estratégias de marketing digital custam menos que a publicidade tradicional,
oferecendo retorno positivo. Para aproveitar todo o potencial dessa tática, o
recomendado é elaborar um planejamento completo das ações de marketing para
determinado período.
3. Priorize o atendimento
A
experiência do cliente é primordial para aumentar as vendas. Isso diferencia
seu negócio, considerando que os clientes valorizam o atendimento
personalizado e humanizado. É importante treinar o time para que o
consumidor tenha suas necessidades consideradas e atendidas. Vale investir em
uma abordagem consultiva e empática, colocando o cliente no centro da
experiência para que a jornada de compra seja favorável.
4. Considere usar o e-commerce
As
vendas virtuais aumentam o alcance de público e diminuem os custos
operacionais para consolidar uma venda. Em momentos de crise, isso faz a
diferença nos resultados, além de ser um diferencial competitivo em
relação aos concorrentes que não tomaram essa iniciativa. O ideal é estruturar
uma atuação de e-commerce integrada à experiência física. As
necessidades do cliente podem ser atendidas de maneira mais eficaz e ágil
quando há versatilidade no momento de compra. Algumas possibilidades no e-commerce
são as vendas pelo WhatsApp, redes sociais ou delivery.
5. Reforce o valor do produto ou serviço
Uma
das soluções mais comuns nas vendas em varejo é efetuar promoções ou baixas no
preço, mas essa pode não ser a melhor alternativa. Foque em reforçar o valor
agregado do produto ou serviço oferecido. A proposta é demonstrar os diferenciais
da oferta e como ela pode ajudar. Com uma comunicação eficiente, há mais
chances de convencer o público. Não apenas no momento da compra, isso pode
facilitar a fidelização dos clientes, favorecendo que eles comprem novamente.
6. Aumente a perspectiva do custo-benefício
Atue
para ampliar o custo-benefício ligado à compra. Assim, as pessoas sentem que
recebem mais pelo mesmo valor, o que permite aumentar as vendas no varejo. Uma
forma de fazer isso é ao criar uma estratégia de cashback. Nessa
tática, parte dos valores gastos retorna em formato de descontos ao cliente,
permitindo a fidelização do consumidor e satisfação com a experiência de
compra com a marca.
7. Fidelize os clientes
A
fidelização de clientes é importante para garantir que aquele consumidor volte
e compre novamente, em vez de focar apenas em obter consumidores novos. Além de
aumentar as vendas, o custo de aquisição diminui. Com um programa de cashback
e outros recursos de fidelidade, as pessoas se interessam em realizar
novas compras. Por isso, é fundamental caprichar no atendimento e
fortalecer o relacionamento. Quanto mais próximo e efetivo for o contato,
maiores são as chances de retenção do consumidor.
8. Utilize um CRM
Por
falar em fidelização e relacionamento, essa tecnologia pode auxiliar, e muito.
Nesse sentido, o melhor é implementar o uso de um CRM em sua estratégia
de gestão de clientes, com foco na recorrência das compras. O sistema registra
informações relevantes sobre o público, permite a segmentação e ajuda a
aumentar as vendas no varejo.
9. Defina metas
Outro
passo importante para aumentar as vendas no varejo é definir metas. No entanto,
não basta se basear apenas no que você espera para determinar esses números. É
de suma importância avaliar uma série de variáveis para criar metas que
sejam alcançáveis. Do contrário, nem mesmo a equipe de vendas se manterá
motivada para conquistar os objetivos propostos. Avalie a época do ano, a
oferta e a demanda do mercado, pesquise sobre a concorrência e estude a
fundo o que seus produtos ou serviços podem oferecer. A partir disso, ficará
mais fácil enxergar as metas que deverão ser batidas em um futuro próximo.
10. Desenvolva um plano de ação efetivo
Lembre-se de desenvolver um plano de
ação que seja efetivo. Se o seu cliente decidiu procurar por sua empresa, você
já tem essa vantagem perante a concorrência. Entretanto, isso não é suficiente
para que você garanta a venda. É fundamental que você tenha um plano que foque em:
· definir um preço interessante;
· procurar ajuda do canal mais favorável;
· oferecer o serviço adequado para o cliente certo.
Ter
a resposta para cada um desses itens é o primeiro passo para você saber o que
fazer. Para completar, vale a pena ouvir seu cliente, colher feedbacks e
realizar pesquisas. Assim, você ouve o que ele tem a dizer e sabe como modelar
seu plano de modo a atender às necessidades do público de maneira satisfatória.
11. Aposte na tecnologia
Vá
além das opções tecnologias tradicionais para aumentar as vendas e
considere o uso de softwares completos e integrados, que facilitam a análise
dos dados e tomada de decisões acertadas. Investir em plataformas para
organizar pedidos, estoque e documentação é uma maneira de deixar
informações mais organizadas, agilizar entregas e poupar tempo.
Essas
são as principais dicas para aumentar as vendas no varejo. Para ter sucesso, é
preciso dedicação e planejamento. Aproveite que você já sabe por onde começar e
trace suas estratégias para desenvolver mais competitividade, fidelizar
clientes e impulsionar suas vendas nessa Black Friday.
IZIO&Co
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