As transformações tecnológicas em âmbito mundial não se restringem somente a negócios, indústria, comércio, saúde, agro, enfim, áreas específicas.
Elas também dinamizam e produzem constantes
mudanças no trabalho jornalístico e na assessoria de imprensa.
E quem não acompanhar essas mudanças e entender a
importância dos meios digitais, não conseguirá realizar o trabalho necessário
relacionado ao cuidado da imagem dos clientes.
Se fizermos uma análise mais aprofundada da
assessoria de imprensa, das atividades que ela abarca, e de seu desenvolvimento
no campo digital, chegaremos a algumas ponderações importantes, que podem fazer
diferença significativa na conquista de resultados.
Em relação, por exemplo, ao monitoramento de
notícias, a famosa clipagem, que tem sido a base da assessoria de imprensa
desde a época da comunicação tradicional. No momento atual, por conta dos meios
digitais, este trabalho se tornou essencial para o sucesso das empresas.
Mas não se pode esquecer que as ações precisam ser
individualizadas, personalizadas para cada cliente. Assim, há uma maior
garantia da construção de uma reputação sólida para o assessorado.
Também é preciso estar ciente que o monitoramento
de notícias não se reduz somente ao acompanhamento das pautas que emplacaram ou
não na imprensa. Essa é uma visão limitadora. Por meio dele, é possível fazer
uma série de avaliações: identificar fraquezas, monitorar nichos de mercado,
acompanhar a concorrência, prevenir e ajudar a gerenciar crises, analisar sentimentos
e detectar tendências.
Em relação aos releases, instrumento essencial da
assessoria de imprensa para divulgar produtos, serviços e a imagem
institucional dos clientes, é importante ter consciência que as redações
mudaram, estão mais enxutas. Assim, para obter sucesso na divulgação, é
necessário considerar aspectos, como: a estruturação do release como um texto
jornalístico, completo no fornecimento de dados e informações e de fácil
assimilação, inclusive permitindo uso na íntegra pelo jornalista; a inserção de
técnicas de SEO; e a segmentação do mailing jornalístico.
Outro ponto fundamental, que norteia o trabalho da
assessoria e é um caminho sem volta, é a gestão de redes sociais. Esse é um
serviço que muitos assessores ainda sentem receio em oferecer ao cliente.
Porém, ele se ampara um aspecto crucial, a produção de conteúdo próprio. Além
disso, aprofunda a interação direta com os consumidores, humaniza a marca e
propicia melhor visibilidade para o assessorado.
Muitos assessores de imprensa confundem gestão e
monitoramento de redes sociais. No entanto, reconhecer as diferenças entre
ambos os conceitos faz diferença para quem trabalha com assessoria de imprensa.
Se gestão de redes sociais está relacionada à produção de conteúdo, o
monitoramento destes canais engloba a mensuração de resultados, que podem ser
obtidos por meio de gráficos, métricas, números, relatórios e planilhas.
Ao mensurar os canais sociais de um cliente,
consegue-se entender como está o trabalho da assessoria, analisar como os
consumidores enxergam a marca, bem como transformar todas as publicações em
dados analíticos.
Mais um ponto relevante é o trabalho com
influenciadores digitais. É inegável que os influencers são pessoas importantes
para a visibilidade das marcas e para a conquista de laços de confiança mais
sólidos com o público de interesse do assessorado. Contudo, essa relação
precisa ser feita com um olhar bem estratégico, para o tiro não sair pela
culatra e gerar prejuízos de imagem em vez de engajamento.
No tocante a gestão de crise, quem trabalha com
comunicação tem a dimensão da vulnerabilidade das empresas nos meios digitais e
o quanto isso pode torná-las sensíveis a crises de imagem, principalmente por
conta do compartilhamento instantâneo de notícias.
O melhor plano de ação é monitorar, detectar e agir
prontamente, dentro de um planejamento embasado na transparência.
Por fim, a assessoria de imprensa antenada com o
que há de mais moderno sabe da importância do investimento em produção de
conteúdo próprio para seu cliente.
A produção de conteúdo para redes sociais é uma
alternativa para garantir a visibilidade do cliente, sem depender da imprensa.
Um blog com conteúdo de qualidade ajuda a conquistar autoridade no meio de
atuação da marca. Ou seja, seu cliente acaba se tornando uma fonte de
referência para os consumidores e conquistando cada vez mais espaço.
Não é só atentar para todos esses aspectos que
norteiam a nova formatação das assessorias de imprensa. Tem que se ter
consciência de que estas assessorias precisam se adaptar, e urgentemente, a uma
nova realidade em que os processos caminham a passos largos para uma automação
total de suas funções.
Vera Lucia Rodrigues - jornalista, mestre em
comunicação social e fundadora da Vervi Assessoria de Comunicação, que há 39 anos
desenvolve projetos na área de assessoria de imprensa
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