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Quais os cuidados que o proprietário deve tomar para garantir o sucesso do negócio
Gerir pessoas sempre foi um desafio, e dentro de um
salão de beleza os cuidados devem ser redobrados já que qualquer sentimento,
seja ele bom ou ruim, reflete diretamente no ambiente que é sentido pelo
cliente. Então como fazer com que o dia a dia dentro de um salão fique leve e
profissional. O coordenador Vladimir Bastidas, da rede IKesaki de Cosméticos,
dá algumas dicas preciosas para ajudar proprietários e gerentes a manter este
clima organizacional em alta, de modo a refletir de forma positiva para o
cliente. Acompanhe.
1.O que o gerente ou
proprietário pode fazer no dia a dia para manter a equipe motivada?
A motivação da Equipe é muito importante para o
sucesso do Salão. O Gestor precisa conhecer todos os seus colaboradores, ouvir
suas histórias, conhecer suas necessidades, e pontuar como o Salão pode ajudar
a tornar sua vida mais bacana.
Deve incentivar todos a buscarem conhecimento e
aperfeiçoamento técnico. Quando são atendidos diretamente pelas grandes marcas,
agendar treinamentos no salão, promovendo experimentação para todos em seus
próprios cabelos, pele e unhas. Quando não, procure Centros Técnicos para
participarem dos cursos oferecidos.
Campanhas de incentivo aos assistentes,
recepcionistas, colaboradores operacionais, focadas em resultados de excelência
no atendimento e/ou vendas de serviços, contribui muito para a motivação.
2.O que é bacana dizer para os
funcionários para deixá-los assim?
Criar uma rotina periódica para dar feedback em
bate papo individual sem julgamentos, sempre com o objetivo de informação para
a melhoria do trabalho, melhoria dos resultados, e consequentemente, a
satisfação pessoal por atingirem seus objetivos. Dar parabéns sempre que houver
merecimento, e comemorar as conquistas e atingimento dos objetivos com toda a
Equipe!
3.O que nunca se deve dizer
aos funcionários e que possa desanimar o grupo?
Jamais deve-se dar feedback individual na frente de
toda equipe, muito menos promover bullying. Além de causar a desmotivação da
pessoa, promover assédio moral, toda a equipe será impactada.
4.Dicas de ações simples, mas
eficientes para manter o time unido?
Ao iniciar os trabalhos, informar as expectativas
para o dia, falar sobre o dia anterior, acertos e erros que devem ser
corrigidos, sem citar nomes, somente como aprendizado, pedir sugestões para
melhoria: ouvir e verificar a possibilidade de implementação. Dar retorno sobre
a viabilidade ou não. Promover um café da manhã 1 vez por semana.
Fazer com que o dia seja leve.
5.É legal trabalhar com datas
comemorativas? E como isso pode refletir no trabalho?
Surpreender os clientes, nas datas comemorativas é
muito bem vindo. Toda a equipe engajada, vestindo algum adereço alusivo à data
(camisa xadrez no mês de junho por exemplo), oferecendo algum tipo de “mimo”
aos clientes, é sempre bem aceito por todos. Mas antes de oferecer esse
ambiente aos clientes, promova algo para a Equipe.
6.Como evitar um ambiente
tóxico?
Jamais fale de um colaborador para outro. Nunca
promova discussões ou desentendimentos na frente de toda a Equipe. Jamais chame
a atenção de um colaborador em público (equipe ou clientes).
7.É bom a amizade extrapolar o
ambiente do salão?
Nunca exponha sua vida pessoal aos colaboradores. Evite
ter amizade pessoal, os colaboradores que não participarem dessa amizade,
certamente se sentirão excluídos, podendo promover discórdias e fofocas no
ambiente de trabalho, minando a Equipe, disseminando até o conhecimento dos clientes.
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