O que pode sair da caixa que irá mudar o seu dia?
Alunos
do 2º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, do Colégio Marista
Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, estão
participando de atividades que visam o desenvolvimento das competências
emocionais e de um ambiente mais acolhedor e integrador.
Ao
som de uma música e com uma iluminação suave na sala de aula, os alunos
vivenciaram um momento de relaxamento. Depois, os alunos fizeram uma roda, ao
redor de uma “caixa misteriosa”. Com os olhos fechados e em silêncio, os
pequenos deveriam imaginar o que havia dentro dela. Fotos deveriam ser tiradas
de dentro da caixa com imagens de situações cotidianas e as crianças eram
incentivadas a trabalhar a imaginação e a observação, respondendo ao seguinte
questionamento: “o que pode sair da caixa que irá mudar o seu dia?”.
De
acordo com a professora Regina Fátima Balderrama dos Reis, a aula visa
estimular o pensamento crítico, expressão simbólica, consciência corporal e
crescimento espiritual. “Pedimos que as crianças falassem de coisas que vão
além dos bens materiais. Que elas tratassem sobre sensações e sentimentos”,
esclarece.
“Com
essa dinâmica, busca-se, não só que os alunos identifiquem e valorizem os
detalhes de uma imagem concreta, como também que notem outros aspectos que não
haviam percebido, mas que foram apontados pelos colegas”, complementa.
O
exercício contou com a participação das docentes: Regina Fátima Balderrama dos
Reis, Thaís Midori Takahashi, Eliane Paiva F. Damasceno, Fernanda R. Nery e
Leocádia A. Karache.
A
atividade faz parte do Interioridade, um projeto que desenvolve habilidades
emocionais e sociais por meio de vivências e reflexões sobre o autoconhecimento
na infância, promovendo o exercício da empatia, diálogo para a resolução de
conflitos e a entender-se para poder lidar com o que se sente, com o que se
faz, com os desafios que se impõe, acolhendo melhor a si e aos
outros.
O
projeto estimula o pensamento criativo, a consciência corporal e o equilíbrio
emocional do aluno, trabalhando práticas de autoconhecimento e autocuidado com
os pequenos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. É proposto um processo de
acompanhamento dos estudantes para possibilitar com que cheguem à sua dimensão
mais profunda e encontrem o que dá sentido à sua vida.
Colégios Maristas
Nenhum comentário:
Postar um comentário