Método inovador e único da startup AgriAcordo conecta atacadistas e revendas, já movimentou R$ 600 milhões em volume de ofertas de produtos e R$ 178 milhões em demandas
Há pouco mais de um ano, a startup AgriAcordo se
tornou a primeira plataforma digital do País exclusiva para negociações
comerciais de agroinsumos na modalidade Business-to-Business (B2B). Através
dela, vendedores e compradores, ou seja, empresas atacadistas, revendas e
cooperativas realizam cotações, fazem ofertas, podem consultar o histórico de
preços de tudo que já foi comercializado na rede neste período, além de fechar
negócios online.
A AgriAcordo é subsidiária brasileira da argentina
AgriRed, marketplace que é gerido pelo grupo americano Ag inputs Trading. No
Brasil, concentra 330 empresas cadastradas gratuitamente, que totalizam 900
filiais espalhadas pelo país. Mesmo com pouco tempo de atuação por aqui, a rede
já alcançou números importantes, como o equivalente a R$ 610 milhões em volume
de ofertas de produtos e R$ 178 milhões em demandas.
“Tínhamos experiência e sabíamos como o setor faz
negócios da forma tradicional, quando o vendedor precisa estar fisicamente de
cidade em cidade. O que desenvolvemos foi uma solução tecnológica capaz de
aprimorar a forma de fazer negócios, onde as empresas acessam melhor as
oportunidades, podem pesquisar as ofertas de produtos”, completa Franco
Vanzetto, diretor de tecnologia da startup. Para ele, essa é a razão da
existência do painel de demandas.
Tecnologia a favor
Por trás das facilidades que os usuários das
empresas cadastradas encontram na plataforma, existe um software customizado de
gestão de relacionamento com clientes ou Customer Relationship Management (CRM)
totalmente integrado ao site. Em conjunto, são utilizadas ferramentas de Big
Data, como Business Intelligence (BI) para criar relatórios, e inteligência de
dados que define o painel de ofertas.
“O diferencial mais importante para as empresas do
setor é que no painel estão as ofertas que os usuários realmente estão
buscando, que são relevantes para eles. E para atacadistas e revendas é também
a única forma de conhecerem os preços reais dos produtos que vendem”, conta o
diretor de tecnologia.
Para Nicolás Peire, diretor financeiro e
co-fundador da AgriRed, mesmo comercializando insumos há anos, muitos
vendedores só conhecem os valores em um determinado momento. “Mas na plataforma
temos os preços de mercado, sem especulações, cotações reais focadas em fechar
negócios, demandas concretas. Quando se está comprando e vendendo commodities,
conhecer os preços, se está baixo, alto, é fundamental. Temos dados precisos e
isso tem muito valor para o setor”, ressalta.
Júlio Zavala, engenheiro agrônomo e diretor no
Brasil da AgriAcordo, lembra ainda que a plataforma oferece o histórico de
preços de todos os produtos ofertados e comprados desde a sua criação. Um
exemplo de como essa tecnologia fornece clareza de como está o mercado, é a
possibilidade de conferir o quanto hoje, em termos de sacas de soja, é
necessário para a compra de um litro de glifosato.
“Sabemos, através das informações da plataforma,
que é preciso 50% a mais, de 0,21 a 0,29 sacas. Então, somos uma empresa de
dados, pois temos um trabalho tecnológico, mas também de mercado, porque só nós
temos esses dados, funciona em conjunto”, explica o executivo.
Segurança
Na plataforma só participam empresas bem avaliadas,
pois passam por várias checagens antes de comercializarem, como análise do
CNAE, análise financeira em parceria com a Serasa Experian, e comercial, que
verifica perfil e parceiros com os quais trabalha. “Checamos estoque, validade
de produtos, temos imagens com número de lote. Os dados são inseridos no
sistema e ficam em total confidencialidade”, pontua Zavala.
Sobre – Com operações iniciadas em junho de 2021 no
Brasil, a AgriAcordo é a primeira plataforma online a permitir a
comercialização de insumos agropecuários somente entre empresas bem avaliadas
do setor. A startup é subsidiária brasileira da argentina AgriRed, marketplace
que é gerido pelo grupo americano Ag inputs Trading.
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