Período tem despertado empatia e solidariedade nas pessoas; no programa De Mãos Dadas, da AngloGold Ashanti, o número de participantes mais que dobrou
Engajar pessoas em prol de um bem
maior, coletivo, sentindo-se bem em fazer o bem. Essa dinâmica que inspira
pessoas a se voluntariarem em projetos sociais tem sido cada vez mais aplicada
ao mundo corporativo, por beneficiar comunidades e voluntários. No Dia Nacional
do Voluntariado (28/8), o balanço é que esse tipo de iniciativa ganhou ainda
mais força durante a pandemia, quando camadas mais vulneráveis da sociedade
passaram a demandar um olhar mais atento e solidário de quem pode ajudar.
Segundo a gestora do
Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC), Vívian Ramos, o voluntariado
corporativo tornou-se não só uma ferramenta de desenvolvimento social, como
também um instrumento para a saúde mental, em tempos tão difíceis. "É cada
vez mais notória a riqueza e o potencial do voluntariado dentro das empresas,
que vai além dos benefícios sociais às comunidades, principalmente em um
contexto tão frágil quanto o da pandemia", afirma.
A AngloGold
Ashanti incentiva ações voluntárias entre seus funcionários
por meio do programa De Mãos Dadas. Em 17 anos, mais de 40 mil pessoas já foram
beneficiadas. Apenas durante a pandemia, 36 instituições já receberam o apoio
de voluntários em ações promovidas pelo projeto da empresa. O último ciclo
concluído do programa (2019/2020) teve recorde de participações (passou de 483
para 1.102 em relação ao ciclo anterior). De acordo com o gestor do projeto e
supervisor de Educação Ambiental, Diego Pereira, isso ocorreu porque as pessoas
se sensibilizaram com o contexto pandêmico.
"Participar do
programa de voluntariado é uma satisfação em diversas instâncias. A primeira,
profissional, por contribuirmos com nossa expertise e habilidades. A outra,
pessoal, é a possibilidade de colaborar com uma mudança de postura e atitude,
levando solidariedade a quem precisa", afirma Diego.
De Mãos Dadas
O objetivo do
programa De Mãos Dadas é inspirar as equipes da AngloGold Ashanti a participar
de ações que ajudem a desenvolver as comunidades próximas das suas operações,
oferecendo o que têm de melhor, seja com conhecimento ou com a boa vontade de
ajudar. Desde que foi criado, em 2004, tem envolvido mais pessoas no convívio
com os vizinhos das operações.
Podem participar
empregados diretos e seus familiares, ou funcionários terceirizados. Desde o
início do programa, mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas - 210
instituições/comunidades e 5 mil participações voluntárias. Além de incentivar
os empregados, a AngloGold Ashanti fornece um subsídio para reforçar as ações.
No último ciclo
concluído, o de 2019/2020, os voluntários uniram esforços para o combate à
Covid-19 nas comunidades, direcionando ações para esse fim. Foram arrecadados
materiais de proteção e higiene pessoal e desenvolvidas ações educativas em
escolas e comércios, além de homenagens a profissionais de saúde. Foram 76
ações realizadas em 3.065 horas trabalhadas, 36 entidades beneficiadas (11.106
pessoas) e 1.102 participações voluntárias em 7 cidades (9 comunidades).
A iniciativa está
inscrita no prêmio Conexões que
Inspiram, do CMVC. A ação vai compartilhar e divulgar
experiências, histórias e iniciativas que sirvam de inspiração, estimulando,
engajando e servindo de referência para outras instituições e organizações,
além de mais voluntários e atores locais, num reconhecimento de que fazer o bem
transforma vidas.
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