Pesquisar no Blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Verão: como evitar problemas à saúde?

O verão está poderoso: temperaturas altas e clima abafado já fazem parte do dia a dia. Para muitos, o calor excessivo é considerado, acompanhado de suor e desconforto. As complicações dessa estação, porém, podem ser muito piores do que parecem. Confira cuidados especiais que você deve ter nessa época do ano para evitar maiores dores de cabeça!

 

Cuide-se


“A desidratação é a principal preocupação, já que pode causar redução da pressão, favorecendo ataques cardíacos. Mas há ainda a possibilidade de ingestão de alimentos contaminados, situação muito comum no verão, o que pode acabar em gastroenterocolite, diarreia e vômito”, explica dr. Abrão José Cury, cardiologista, clínico geral e diretor da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM).
 

Na estação, as doenças infecciosas, causadas pela transmissão de vírus por mosquitos, e males ligados às chuvas e à contaminação da água também dão as caras.

Além disso, em dias muito quentes e com o ar seco, a mucosa nasal e as vias aéreas ficam ressecadas, deixando o aparelho respiratório suscetível a asma, bronquite e outras doenças.


A insolação também é um problema, pois acontece quando a pessoa passa longos períodos exposta ao Sol em temperaturas muito quentes e sem a devida proteção (uso de protetor solar e chapéu). As consequências são pele quente e seca, dor de cabeça forte, tontura, enjoo e vômito.
 

Segundo o dr. Cury, todos os problemas citados podem se tornar complicações mais sérias, dependendo do histórico de saúde do paciente. “Pessoas mais idosas ou com doenças pré-existentes, por exemplo, são mais propensas a desenvolverem quadros graves”, explica.


Além disso, o cardiologista afirma que pessoas portadoras de doenças cardíacas, em especial as que tomam remédio para controle da pressão arterial, precisam de orientação médica durante o verão. “Caso a temperatura suba muito, esses pacientes estão sujeitos à vasodilatação e até queda brusca de pressão”, ressalta.


 

Atenção especial


“A recomendação mais importante é manter-se hidratado com água ou isotônico. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação, e não pode ser visto como forma de saciar a sede”, pontua o especialista.


Dr. Cury orienta ainda a evitar a ingestão de alimentos que contenham riscos maiores de deterioração no calor, como aqueles produzidos com maionese e frutos do mar. “Alimentos de lugares públicos, onde não se sabe ou não se confia na procedência – como em parques e praias -, também são contraindicados. Em restaurantes no estilo self-service, há ainda a preocupação por conta da pandemia, já que corre-se o risco de contaminação do alimento por pessoas que se serviram anteriormente”.


 

A pandemia  


A COVID-19, inclusive, é motivo de atenção adicional. “Os riscos de infecção independem do ambiente ser aberto ou fechado. O ideal é evitar bares e restaurantes com espaços externos, onde há aglomerações de pessoas sem máscara em volta das mesas”, pontua dr. Cury.


O médico também alerta para que as pessoas evitem ir à praia e a piscinas públicas, devido ao grande número de pessoas em espaços pequenos. Esses lugares só devem ser frequentados se for possível manter o distanciamento social seguro. “Ao contrário do que muitos pensam, o que salva é o distanciamento, não é estar em um lugar ventilado ou não”, finaliza dr. Cury. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados