Imagine seis habitantes do mundo. Imaginou? Em acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), duas pessoas são míopes neste ano de 2021. Agora realize uma viagem no tempo rumo ao futuro e vamos para o ano de 2050. A realidade prevista será de cinco pessoas míopes em cada grupo de 10 habitantes no Planeta.
Alerta
A
conhecida frase “quem sabe faz a hora, não espera acontecer” permite agir no
presente e mudar o quê possa estar no horizonte. A importância da saúde visual
da criança e o crescimento “gigante” dos casos da miopia fazem parte das
atenções e preocupações dos oftalmologistas brasileiras. Olhar para isto é
fundamental. Todos podem ter engajamento e gerar oportunidades de mudar este
cenário.
Uma
atitude prática está no alerta permanente sobre a importância do controle da
miopia e saúde ocular é iniciativa da SOBLEC - Sociedade Brasileira de Lentes
de Contato, Córnea e Refratometria. A iniciativa conta com o apoio do Conselho
Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira Oftalmologia Pediátrica
(SBOP), Sociedade Brasileira de Visão Subnormal (SBVSN), Sociedade Brasileira de
Retina e Vítreo (SBRV), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
“Alcançar
o público em geral e levar esclarecimentos sobre a realidade da miopia é
primordial. Criar uma consciência coletiva sobre a importância da prevenção e
do diagnóstico precoce sobre o tema e assim ajudar a evitar problemas mais
sérios como até a perda da visão”, destaca a presidente da SOBLEC, médica
oftalmologista, Tania Schaefer.
Prática
Para
viabilizar a campanha, a SOBLEC irá promover em todos os estados, entrevistas
com pessoas das mais variadas profissões e idades que desempenhem papel
relevante na sociedade, com habilidade de influenciar e engajar positivamente o
público ao compartilhar experiências e opiniões.
A
iniciativa tem caráter de utilidade pública e deve envolver representantes de
todas as regionais da SOBLEC, visando a um alcance mais abrangente do
público-alvo. As entrevistas serão veiculadas em 2021 e 2022 pelas redes
sociais (Instagram, Facebook, YouTube).
“As
redes sociais são ferramentas com uma abrangência ímpar”, conceitua a
oftalmologista. “As histórias compartilhadas servem como inspiração para que as
pessoas enfrentem momentos decisivos em suas vidas. E os influenciadores
digitais com mensagens de otimismo, muitas vezes, mostram uma solução. São
milhões de seguidores interagindo, trocando opiniões, pedindo conselhos”,
argumenta.
A
miopia
A
miopia se caracteriza pela dificuldade de enxergar de longe e dependendo do
grau de progressão pode evoluir para outras patologias como catarata, glaucoma
e deslocamento de retina. A doença é relativamente simples, se leve ou
moderada, mas quadros graves estão associados a um risco de descolamento da
retina, catarata precoce, degeneração macular e glaucoma.
Estudos
especializados mostram que, além da predisposição genética e o aumento do tempo
gasto em ambientes fechados, a miopia está avançando entre crianças e
adolescentes por conta das muitas horas com os olhos grudados em telas
digitais.
O diagnóstico da miopia é de
responsabilidade do médico oftalmologista, único profissional habilitado para
prescrição do tratamento mais adequado a cada paciente. Entre as opções de
tratamento e terapias estão: o uso de colírios de atropina com dosagens mínimas
e rigoroso controle, a utilização de óculos com lentes bifocais e de lentes de
contatos. Somado a isso, tem a chamada Ortoceratologia onde lentes de contato
são usadas durante a noite. O paciente dorme de lentes e, ao acordar, retira e
tem uma visão nítida durante o dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário