Pesquisar no Blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Hesitação vacinal: Uma das dez maiores ameaças à saúde globa


Laboratório Unilab aborda questões importantes sobre vacinação. Confiram:

A desinformação, a falta de confiança e a dificuldade de acesso alimentam a histeria coletiva, causando uma relutância na vacinação. Há ainda quem alegue questões religiosas para não vacinar a si mesmo ou a seus filhos. Segundo a OMS, a hesitação vacinal é uma das dez maiores ameaças atuais à saúde global, interferindo no progresso do combate às doenças evitáveis por imunização.

A Wellcome Global Monitor realizou uma pesquisa que mostra o aumento da descrença entre os brasileiros em relação às vacinas; entretanto esse grupo não representa a maioria. 97% dos entrevistados ainda acreditam na importância da imunização das crianças.

As vacinas previnem cerca de 2 a 3 milhões de mortes por ano e outras 1,5 milhão de mortes poderiam ser evitadas se a cobertura global de vacinação tivesse maior alcance, e as vacinas contra o covid-19 não são diferentes.

Enquanto a vacinação contra o covid-19 está em andamento, não deixa de se cuidar. Mantenha o distanciamento social, use máscara e, ao sentir quaisquer sintomas, procure um laboratório certificado pela ANVISA para realizar seu exame. 

Os profissionais de saúde, os hospitais, as clínicas e os laboratórios têm o papel fundamental de propagar informações confiáveis e de credibilidade sobre as vacinas, influenciando positivamente a população, em especial àqueles que tem dúvidas em relação à vacinação. 

Não deixe de vacinar a si mesmo ou a seus filhos por receio. Procure um profissional qualificado para esclarecer todas as suas dúvidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados