Pesquisar no Blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Drenagem Linfática melhora o Sistema Imunológico no combate de bactérias e vírus

iStock
Na maioria das vezes, a Drenagem Linfática (Linfoterapia) é uma modalidade terapêutica que é utilizada para fins estéticos. No entanto, esta prática também pode ser usada com finalidades medicinais. Um dos exemplos é a terapia como parceira à melhora do sistema imunológico no combate de bactérias e vírus, incluindo o novo coronavírus.

O fisioterapeuta e mestre em Bioengenharia pela Escola de Engenharia da USP São Carlos, Daniel Zucchi, é um forte defensor da Linfoterapia para o aumento da imunidade. Ele explica que o sistema imunológico apresenta algumas células produzidas dentro do linfonodo chamadas de linfócitos. “Há dois tipos, o Linfócito B e o Linfócito T. Este último é um linfócito de memória, isto é, uma célula que reconhece o agente agressor e cria suas próprias defesas fazendo com que o organismo possa combater estes invasores de uma forma natural”, frisa ele.                    

Nesse momento, de acordo com Zucchi, a Linfoterapia, com seus movimentos de drenagem, pode detectar a presença destes agentes invasores dentro dos vasos linfáticos, “o líquido, drenado com os vírus ou as bactérias, é encaminhado, por meio de manobras, ao linfonodo fazendo  com que o Linfócito T reconheça o agressor, entenda que o corpo está sendo atacado por um antígeno e que é preciso eliminá-lo. Desta forma, convoca o seu “exército de defesa” e as células começam a travar o combate contra o invasor”. 

Segundo o especialista, o grande benefício da Linfoterapia ao combate das bactérias ou vírus é a diminuição das chances de contágio pela aceleração da defesa do organismo. “Caso haja uma demora para que o líquido contaminado seja direcionado ao sistema linfático, os agentes agressores acabam se multiplicando e isso é capaz de piorar o quadro clínico de qualquer enfermidade”, adverte Zucchi. 

Entretanto, o fisioterapeuta e mestre em Bioengenharia faz um alerta importante: a Linfoterapia é contraindicada às pessoas que já estejam apresentando sintomas de alguma doença. “Como estamos lidando com a circulação é possível que estes agentes agressores se espalhem mais facilmente pelo organismo. Eu não posso direcionar estes vírus ou bactérias ao sistema linfático se estes agentes já estão causando sintomas”, conclui o especialista.

 


 

Daniel Zucchi - O fisioterapeuta e mestre em Bioengenharia pela Escola de Engenharia da USP São Carlos, Daniel Zucchi, especializou-se em Drenagem Linfática - foi pesquisador do tema durante oito anos na Escola Internacional de Terapia Linfática da Clínica Godoy-, com sede em São José do Rio Preto, interior de São Paulo (SP).Na Escola de Engenharia da USP - São Carlos realizou pesquisas sobre cicatrização de feridas crônicas e efeito do laser em cultura de bactérias. Com diversos artigos publicados no Brasil e no exterior, Zucchi é docente universitário, há mais de dez anos, coordenando aulas em cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Nutrição. Atualmente, é coordenador científico do Instituto Daniel Zucchi de Estética Avançada, único centro de referência em Linfoterapia Estética do Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados