Pesquisa
realizada pela campanha NutriAção, de Danone Nutricia, aponta que 40% dos pais
entrevistados assumem não comerem frutas e verduras diariamente e, mesmo assim,
33% deles acreditam que exemplos inadequados da família são responsáveis por
maus hábitos das crianças
A campanha NutriAção,
realizada pela Danone Nutricia, marca de nutrição especializada da Danone no
Brasil, apresenta
levantamentos apontados em uma pesquisa realizada com mais de mil pais de
crianças de até 10 anos de idade de diferentes regiões do país sobre os
desafios da alimentação infantil e percepções de pais em relação aos hábitos
das crianças.
O estudo, realizado em
parceria com a VEJA SAÚDE e a área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril,
tem objetivo de conscientizar pais, cuidadores e médicos sobre a importância da
alimentação infantil saudável.
Diferentemente de um
adulto, as crianças não têm autonomia suficiente para irem ao mercado de
maneira independente e escolher o que irão consumir. A determinação de quais
tipos de alimentos fazem parte da rotina familiar, a quantidade de guloseimas
disponíveis, horários, hábitos das refeições e controle de possíveis distrações
devem ser definidos pelos adultos.
Nesse cenário, a
realidade aponta uma situação preocupante: segundo a amostra, 40% dos pais
assumem que não comem frutas e verduras diariamente, e mesmo assim, 33% deles
acreditam que exemplos inadequados da família são responsáveis por maus hábitos
das crianças.
O ambiente familiar é
o modelo que a criança tem como base. É muito difícil que os pequenos mantenham
um cardápio variado, quando frutas e verduras não fazem parte dos pratos dos
adultos da casa. Quando os pais mantêm uma rotina de cardápio balanceado e
diversificado, as chances de as crianças aceitarem comer melhor e com menos
restrições aumentam.
"Investir na informação
e conscientização coletiva das famílias é a maneira mais eficaz de conseguir
bons resultados considerando que a boa alimentação na infância é o caminho mais
seguro para um
desenvolvimento saudável até a vida adulta", comenta o Dr. Matias Epifanio, gerente
médico da Danone e responsável pelo projeto.
A pesquisa aponta
ainda que mesmo após receberem orientações médicas, apenas 20% dos pais
alteraram a alimentação de toda a família. A conscientização coletiva familiar
é fundamental para que hábitos saudáveis sejam criados.
Alguns dados revelados
pela pesquisa:
• 32% dos
entrevistados afirmam que a principal barreira para que o filho se alimente bem
é manter as crianças focadas no momento da alimentação, enquanto 20% dizem que
manter uma dieta diversificada é a principal barreira.
• 61% afirmam que os
filhos têm dificuldade em experimentar novos alimentos e 53% recusam-se a comer
ou comem em pouca quantidade e 44% recusam frutas, verduras e legumes.
• Apenas 26% dos
entrevistados dizem que os filhos costumam consumir produtos in natura.
Para se ter uma ideia
da importância do tema, manter uma alimentação não balanceada nos primeiros
anos de vida pode trazer danos significativos para o desenvolvimento da
criança, inclusive na vida adulta. Diferentes doenças como má nutrição, anemia
e obesidade podem ser desenvolvidas pela falta de nutrientes, quantidades
erradas e excesso de alimentos calóricos com pouca representatividade
nutricional.
Com objetivo de
oferecer uma alternativa de suporte prático aos pais e cuidadores, a Danone
Nutricia disponibiliza gratuitamente uma plataforma que utiliza inteligência
artificial a serviço da boa alimentação na infância. O objetivo da ferramenta é
auxiliar no processo de melhoria da alimentação infantil levando em
consideração a rotina dinâmica das famílias. Para conhecer a plataforma, acesse https://www.milnutri.com.br/nutriacao.
Danone Nutricia
https://www.danonenutricia.com.br/
Facebook: Milnutri
Instagram: @milnutribrasil
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