Daniela
Degani, idealizadora da MindKids, afirma que a conexão entre aluno e professor
no ambiente virtual é ingrediente chave e pode ser estimulada com práticas
simples
As aulas online,
apesar da inusitada experiência vivida em 2020 para a maioria dos professores e
alunos, seguirão sendo em 2021 um desafio para ambos, ao menos nos primeiros
meses do ano letivo. Para que se alcancem os objetivos desejados de ensinar e
aprender com qualidade também nesse ambiente virtual, a conexão de um com o
outro é fundamental. "E não apenas a conexão tecnológica", enfatiza
Daniela Degani, instrutora certificada pela Mindful Schools dos EUA, pelo
Mindfulness Training Institute, Inglaterra, e fundadora da MindKids, meditação
para crianças e jovens, que também capacita educadores para a prática do
minfulness em sala de aula. "É necessário entender se a interlocução, a
compreensão e a relação entre os seres humanos que estão naquele ambiente
virtual se estabelecem de maneira autêntica", afirma
Indiscutivelmente, o
desafio para os educadores tem sido imenso, assim como para os estudantes, das
mais variadas idades. Na avaliação de Degani, para que esse novo formato seja o
mais confortável e produtivo possível, não basta somente conectar-se com o
outro. "É preciso estar em conexão consigo mesmo, entender-se melhor, para
então abrir uma porta de entendimento para o outro, suas dificuldades e
angústias", explica.
Diante desse novo
cenário, como o educador pode conectar-se a si e igualmente aos seus alunos
para obter os resultados desejados? A fundadora da MindKids sugere algumas
formas de conexão:
• Estar
"presente" é vital! Alterações na linguagem corporal e olhares são
menos notáveis diante das câmeras. Os professores precisam estar atentos a si
mesmos para que estejam "presentes" durante as atividades online com
seus alunos. Uma série curta de respirações conscientes, momentos antes de
ligar a câmera, pode ajudar a melhorar o foco e a atenção;
• Manter a câmera o
mais próxima possível dos olhos, para aumentar a sensação de contato visual com
os alunos.
• Ter mais clareza
sobre o tom de voz e gestual durante as aulas, no ambiente online, é ainda mais
importante que no presencial. O professor deve estar atento se o que deseja é o
que, de fato, suas ações estão transmitindo.
• Antes de iniciar as
atividades, como exercício de aquecimento, solicitar aos alunos que
compartilhem algo sobre si naquele momento.
"Oferecer aos
alunos um ambiente emocionalmente seguro é fundamental", afirma a
especialista em Mindfulness, sobretudo nesse momento em que as escolas estão
reabrindo suas classes, ainda que para apenas 35% do total e em sistema de
rodízio. "Muitas escolas estão reiniciando suas atividades de forma
híbrida, justamente pela insegurança que ainda persiste. Por essa razão, é
importante demonstrar estabilidade para diminuir a ansiedade", explica,
acrescentando que também é bastante útil apresentar uma agenda prévia de tudo o
que está proposto para estes encontros. "Assim, os alunos saberão o que
esperar".
Outra sugestão importante
da fundadora da MindKids é estabelecer combinados com os alunos. "As
regras, mesmo aquelas mais simples, ajudam a manter o ambiente sereno e
amistoso. Porém, sempre que possível, ‘quebre o gelo’, usando humor, música...
enfim, use a criatividade, mas sempre com autenticidade", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário