Aplicativo VIPy,
do Movimento Compre&Confie, revela fatos que demonstram que o ambiente
digital é seguro para os consumidores realizarem seus pedidos
O comércio digital está em constante progresso e
aperfeiçoamento em âmbito nacional e mundial. Porém, apesar de toda evolução
conquistada pelo e-commerce até o momento, alguns consumidores ainda têm
preocupações ao realizarem suas compras pela internet. Isso ocorre devido à
falta de confiança ocasionada por alguns mitos existentes e que acabam fazendo
com que muitas pessoas desistam de concluir seus pedidos.
Com o propósito de desmistificar algumas das
principais questões que impedem os consumidores de comprar on-line, o VIPy,
aplicativo de segurança digital desenvolvido pelo Movimento Compre&Confie,
elencou os 10 principais mitos e verdades sobre o tema, a fim de trazer cada
vez mais confiabilidade e transparência ao e-commerce.
1) Há mais risco de comprar produtos falsificados
Mito: Não há risco ao adquirir produtos duvidosos
se a loja for confiável. Já existem algumas ações para que os clientes possam
optar por varejistas que garantem a autenticidade do item, dentre elas está uma
das funcionalidades do aplicativo VIPy, na qual os usuários podem checar quais
são as lojas virtuais certificadas com o selo de confiança Compre&Confie.
2) Os preços na internet são mais baixos
Verdade: Sim, comprar em lojas on-line é mais em
conta do que em físicas, pois os custos da empresa são mais baixos, a entrega
não é sempre imediata e não há vendedores para convencer os compradores,
fazendo com que os preços se tornem o único chamariz do produto.
3) Não terei assessoria da loja após a compra
Mito: Muitas organizações buscam manter a relação
com o consumidor até após a confirmação do pagamento. Disponibilizam acesso
para acompanhamento da entrega, reforçam que há a possibilidade de trocar o
item, contam com atendentes que auxiliam em qualquer questionamento dos
compradores e oferecem canais digitais como suporte para que o cliente se sinta
amparado.
4) Na internet tem mais variedade
Verdade: Sem dúvidas, um dos diferenciais de
comprar on-line é a possibilidade de acessar lojas digitais do Brasil e do
mundo. Isso faz com que as pessoas não estejam limitadas somente às lojas de
sua região e possam obter um leque muito maior de produtos.
5) Terei meu cartão clonado
Mito: Lojas que são reconhecidas no ambiente digital,
têm equipes responsáveis por cuidar exclusivamente dos dados dos compradores e
mantê-los seguros. Diariamente as empresas buscam alternativas para garantir a
proteção de seus clientes, fazendo com que dificulte ao máximo o processo de
clonagem. Hoje é possível, também, contar com o apoio de aplicativo, como o
VIPy que ajuda a checar a confiabilidade da loja.
6) Preciso checar o valor do frete
Verdade: É de extrema importância que os
consumidores avaliem o valor do frete de cada loja virtual e façam um comparativo,
pois muitas vezes você pode pagar muito mais caro do que se tivesse adquirido o
produto em uma loja concorrente, que anuncia um preço mais justo.
7) Só posso comprar com cartão de crédito
Mito: Hoje, as lojas disponibilizam outras formas
de pagamento para seus clientes, além do cartão de crédito. Boleto bancário e
débito on-line são algumas das opções para que os consumidores se sintam mais
confortáveis e possam realizar suas compras com mais comodidade.
8) É possível comprar roupas do tamanho certo
Verdade: Muitas lojas de vestimentas no ambiente
digital apresentam uma tabela de medidas vinculada a cada roupa disponível e ao
tamanho em questão. Além disso, algumas empresas também apresentam o tamanho
utilizado pela modelo que está vestindo a peça, o que facilita o processo de
comparação.
9) Não consigo trocar produtos comprados no
e-commerce
Mito: Em qualquer compra realizada pela internet é
possível fazer a troca do produto, sem precisar de justificativa, visto que o
cliente não teve contato direto com o item antes de comprar e pode quebrar
expectativas. Para isso, o Código de Defesa do Consumidor reforça que o prazo
para troca ou devolução se limita a sete dias após seu recebimento e é
essencial que o produto esteja perfeitamente conservado.
10) Comprar on-line traz mais comodidade
Verdade: Adquirir produtos pela internet traz muito
mais conforto, facilidade e diversas outras vantagens aos clientes. Realizar
uma compra e recebê-la no endereço desejado, com apenas um clique e sem sair de
casa, faz com que muitos consumidores deixem de ir às lojas físicas e prefiram
realizar virtualmente.
VIPy
Nenhum comentário:
Postar um comentário