Especialista incentiva a autonomia das crianças e ensina quais tarefas elas podem fazer sozinhas em casa.
Segundo a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite, as crianças são mais capazes de realizar tarefas do que os pais imaginam. "Não devemos fazer aquilo que as crianças podem fazer sozinhas. Os pais precisam ajudar as crianças e incentivá-las. As crianças podem e conseguem fazer as coisas mais do que nós mesmos acreditamos e pensamos", explica.
Para neuropsicopedagoga, os pais e professores precisam estimular as funções executivas na primeira infância. "É fundamental trabalhar organização e controle inibitório com as crianças de 3 a 5 anos. É necessário treinar as crianças a pensarem antes de falar ou agir e também ensinar as crianças a autoregulação, pois é muito mais eficaz ensinar como se controlar do que tentar controlá-las. Também orienta os pais a trabalharem a flexibilidade nas crianças. Elas precisam, ainda pequenas, a aprender a lidar com mudanças repentinas e descobrir soluções alternativas para seus problemas", ressalta.
De acordo com Lidiane, a autonomia gera autoconfianca. "Desenvolver autonomia das crianças é muito importante para o futuro delas. Quando a criança ajuda na tarefa de casa, ela se sente útil e capaz. As crianças precisam ouvir "Isso é de sua responsabilidade.” seja dos professores ou dos pais. Quanto maior for o número de tarefas que os pais deixarem as crianças realizarem, maior é o grau de confiança que elas vão sentir de si mesmas."
Lidiane Leite orienta que os pais devem observar seus filhos em casa e procurar ajuda de um profissional caso seja identificado um atraso motor significativo. "É muito importante prestar atenção e observar a criança na. E se os pais notarem um atraso motor significativo, procurar um terapeuta ocupacional ou um psicomotricista para realizar uma avaliação motora o mais rápido possível."
A
neuropsicopedagoga Lidiane Leite revela algumas atividades e tarefas de acordo
com a idade da criança
Crianças de 01
ano
Empurra braços
e pernas através das mangas e pernas das calças
Tira os sapatos
e meias
Crianças de 02
anos
Desabotoa
botões grandes
Puxa as calças
para cima
Puxa as calças
para baixo
Tira roupa
independentemente
Crianças de 03
anos
Calça sapatos
correspondente em cada pé
Veste camiseta
Começa abotoar
botões grandes
Puxa o zíper
para baixo e para cima depois de fechado
Usa bem colher
Usa garfo para
espetar alimentos
Levanta copo
com uma mão com dificuldade
Abre e fecha
zíper e abre e fecha também velcro
Pedala triciclo
Crianças de 04
anos
Levanta copo
com um mão sem dificuldade
Encaixa zíper
Abotoa botões
menores
Sobe desce as
escadas sem apoio
Coloca as meias
Utiliza tesoura
e segura pincel
Consegue regar
as plantas
Guarda seus
brinquedos
Crianças de 05
anos
Utiliza garfo
para grãos, derrubando um pouco.
Corta com
dificuldade alimentos macios
Se veste
sozinho sem ajuda
Sabe da nó
Colore as
figuras dentro dos limites
Toma banho com
supervisão
Escolhe suas
roupas
Crianças de 06
anos
Amarra os
sapatos
Usa garfo com
sucesso
Usa faca com
sucesso
Completa todos
os fechos de roupa ( ganchos, fivelas, zíperes e botões)
Crianças de 7-8
anos
Tomar banho sem
supervisão
Consegue lidar
com pequenas quantidades de dinheiro
Ajuda a tirar e
por a mesa
Guarda as
compras do mercado
Consegue lavar
e secar louça
Tira o lixo
”Os
filhos são como navios. Navios não são construídos para ficarem no porto, mas
para navegarem e para navegar é preciso soltar as amarras”, finaliza a neuropsicopedagoga
Lidiane Leite.
Lidiane Leite
- Jornalista, pedagoga e neuropsicopedagoga. Atualmente está
cursando sua pós-graduação em psicomotricidade e sempre escreve artigos e
ministra palestras e cursos sobre o desenvolvimento infantil e o comportamento
das crianças. Autora dos livros-caixinhas "Cadê o Resultado?",
"Qual não tem Par?" e "O que eles têm em comum?" publicados
pela Editora Matrix.
www.lidianeleite.com.br / Instagram:
@lidiane_neuropsicopedagoga/
Nenhum comentário:
Postar um comentário