Continuidade do
trabalho em home office e vendas omnichannel são algumas das práticas que permanecerão
mesmo no cenário pós pandemia
Se, por um lado, o ano de 2021 dá ainda sinais de
incertezas, por outro, ele já parece consolidar algumas tendências:
continuidade do trabalho em home office e vendas omnichannel são algumas das
práticas apontadas pela vhsys - startup de tecnologia que desenvolve
sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e pequenas empresas -
que devem se manter para que negócios sigam firmes em 2021.
“Há uma euforia e animação com relação ao pós
pandemia em 2021 que fazem todo sentido, afinal, estamos há quase um ano
passando por essa crise. Porém, sabemos que a vacinação demora para surtir
efeito e precisamos ter grande parte da população vacinada, de modo que pode
levar um tempo ainda para voltarmos à ´normalidade´. As mudanças ocorridas por
conta da pandemia se perpetuarão e serão determinantes para o futuro de muitos
negócios”, ressaltou Reginaldo Stocco, CEO da vhsys.
Com base nelas e no cenário mundial que deve
continuar, a vhsys listou algumas práticas para que negócios possam adotar para
ter um 2021 com menos dor de cabeça.
A continuidade do home office
Diversas empresas já anunciaram que vão manter essa
modalidade de trabalho mesmo pós pandemia. É que a prática do home office pode
ser muito benéfica para alguns perfis profissionais, gerando até mesmo uma
certa economia para as empresas. Além disso, o home office também pode levar a
uma percepção de melhor qualidade de vida para os colaboradores.
Foco no cliente
Se antes era o foco, mais do que nunca ele deve
estar no centro das atenções. Com a pandemia, muitos clientes passaram a ter
ainda menos recursos e estão na mira de mais concorrentes. Se determinada
pessoa é ou já foi seu cliente, seu negócio tem um ativo muito grande nas mãos.
É importante que esse cliente esteja em uma base de controle de dados, para que
as comunicações via e-mail ou mesmo whatsapp possam se manter, para que o
relacionamento continue mesmo que, nesse momento, ele não possa adquirir seu
produto ou serviço.
Contato mais humano
O contato humano, empático e próximo, apesar da
distância, deve ser ainda mais valorizado. Diante disso, procurar estabelecer
relações mais próximas com os públicos da empresa tende a abrir portas e
facilitar quaisquer ações.
Antes de mais nada, é preciso conhecer bem o
público de sua empresa, os comportamentos dele de forma geral e lembrar que
todos têm sido afetados financeiramente ou emocionalmente pela pandemia.
Partindo disso, mais do que nunca o atendimento, por exemplo, não precisa ser
robotizado, embora feito por canais digitais.
Em paralelo, equilíbrio, estratégias bem definidas,
uma atenção cuidadosa e compreender as “dores” do cliente devem ser
premissas para que a relação com seu público seja bem mais próxima, humana e
personalizada, mesmo à distância, mesmo por trás de telas.
Otimização de recursos financeiros
Analisar constantemente seus fluxos financeiros e
procurar maneiras de otimizar e cortar gastos sempre foram uma prática
recomendável, porém, em tempos críticos, isso se faz ainda mais urgente.
Sobre essa prática, Reginaldo explica como a vhsys
continuou a crescer mesmo no contexto atual. “Nosso maior canal atualmente são
as mídias digitais e, com a crise, como toda empresa, tivemos que ajustar
nossos investimentos. Isso foi feito e conseguimos reduzir nosso CPT em mais de
65% (cpt basicamente é o custo para captar um lead nas mídias digitais. cpt =
custo por trial) e o resultado final disso foi que conseguimos fechar o ano
crescendo, menos que o esperado, mas ainda crescendo em um ano tão complexo, o
que é uma grande vitória”, explicou o CEO da startup.
Vendas omnichannel
Omnichannel é a integração de todos os canais de
alguma empresa, convergindo lojas físicas, virtuais e meios de comunicação com
os clientes. Partindo disso, varejistas e pequenos empreendedores de
estabelecimentos físicos podem e devem proporcionar também uma experiência de
venda online, seja através de redes sociais, whatsapp, loja online e etc.
Muitas dessas plataformas digitais, inclusive, já possuem recursos para a viabilização
dessas vendas.
Dentro ainda dessa prática, o controle de estoque também deve estar contemplado. O controle de estoque integrado via omnichannel pode ser essencial para aproveitar as vendas nos canais certos, na hora certa, e não ter prejuízos em momentos de tanta incerteza.
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