Pesquisar no Blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

ALERTA NO TRÂNSITO: COM TECNOLOGIA AVANÇADA, STARTUP BRASILEIRA VISA ANTECIPAR E PREVENIR COMPORTAMENTO DE RISCO PARA MOTORISTAS, PASSAGEIROS E PEDESTRES

 Desenvolvida por time de ciência de dados da maior startup de locação de automóveis para motoristas de apps, solução inovadora "Kovi Direção Segura" identifica e prevê comportamentos de riscos visando mais segurança a condutores, passageiros e pedestres


De acordo com pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) realizada em 2019, o Brasil está na quarta posição entre os países com mais mortes em acidentes de trânsito no mundo, estamos atrás apenas da China, Índia e Nigéria. O número de acidentes no país é um grande problema social, cultural e de educação de trânsito.

Para participar do movimento de mobilidade urbana pautada na segurança, com motoristas mais conscientes e prudentes, a Kovi - maior startup de locação de automóveis para motoristas de aplicativos - desenvolveu uma tecnologia própria de alertas e avaliações de condutores. Ao dar início à campanha "Kovi Direção Segura", iniciativa direcionada, inicialmente, aos seus motoristas, a startup tem como objetivo minimizar tanto os os riscos quanto possibilitar que as estatísticas sobre acidentes de trânsito sejam mais otimistas.

"Ao se tratar de motoristas que dirigem profissionalmente, cadastrados em aplicativos de mobilidade, a atenção à segurança deve ser redobrada. Estes condutores estão lidando com terceiros, de forma profissional, e contam, inclusive, com avaliações sobre seu comportamento ao conduzir e não só a conduta profissional", explica Bruno Poljokan - Chief Revenue Officer da Kovi.

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), a imprudência dos motoristas causa cerca de 90% dos acidentes no mundo todo. Sendo assim, a Kovi alia a tecnologia às ações de conscientização e educação no trânsito para os mais de 8 mil motoristas de sua base. "Temos como dever e missão conscientizar esses profissionais e evitar que os passageiros sofram consequências graves e, com a ‘Kovi Direção Segura’. Em testes iniciais já observamos mudanças de comportamento relevantes, e agora que abrimos o programa para a base toda o objetivo é diminuir em 50% os riscos de acidentes a cada Km rodado e penalidades no trânsito. ", completa Bruno.


Tecnologia como aliada à segurança no trânsito

A Kovi surgiu em 2018 para preencher um nicho de mercado voltado à locação de automóveis para motoristas que desejavam aumentar sua renda, mas não tinham carro para isso. Após dois anos observando o cenário comportamental, demandas do setor e mais aspectos socioeconômicos, a startup tem investido cada vez mais em tecnologias que possam auxiliar a sociedade. A iniciativa "Kovi Direção Segura" teve, além de um upgrade em seu software de rastreamento, que desenvolveu uma Nota de Direção, ou seja, uma modelagem de prevenção de acidentes baseada em comportamento de direção, possibilitando feedbacks mais rápidos aos motoristas. Segundo, o executivo Bruno, o sistema de segurança inserido nos carros da frota irá usar os dados coletados para prever comportamentos de risco que possam causar acidentes.

"Utilizamos o equipamento de segurança, já presente, em cada veículo da frota Kovi que rastreia e mapeia os comportamentos do motorista ao volante, para montar uma nota de direção de cada motorista. Com isso, caracterizamos cada tipo de comportamento como de risco - atenção - ou responsáveis - positivos. completa Bruno.

Com a campanha "Kovi Direção Segura", a startup visa alertar a todos sobre o quanto o trânsito seguro pode salvar vidas. Os condutores que forem avaliados com comportamento de risco receberão orientações de como melhorar sua direção.

"A Kovi já trabalha com o menor preço do mercado e oferece inúmeras flexibilidades aos motoristas. Com essa campanha, o objetivo não é gerar punições, exclusões ou penalidades aos motoristas, mas sim, conscientizá-los de que um comportamento responsável reflete no dia a dia dele como profissional, bem como o transforma em um agente de uma comunidade consciente e responsável no trânsito", finaliza Bruno.


Movimentos de risco no trânsito

Para a Kovi, os motoristas terão conhecimento sobre condutas que podem colocar suas vidas e dos passageiros em risco, e para compor a Nota de Direção essas foram algumas das variáveis:

Curvas acentuadas: curvas feitas em alta velocidade ou curvas feitas de forma fechada, mesmo em velocidade reduzida. Nem sempre a questão é a velocidade, mas a "força com que o movimento é feito;

Frenagem arriscada: redução brusca da velocidade;

Aceleração inadequada: arrancadas, ganho alto de velocidade;

Aceleração, Freios, Curvas acima dos padrões de segurança: movimentos que não chegam a atingir os níveis de exagero dos bruscos, porém, ainda são movimentos com força acima do nível seguro;

Velocidade: ao atingir velocidades acima de 90 km/h, o motorista é notificado por meio de apitos e alerta.

Cenário nacional



 Kovi

https://www.kovi.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados