O
ano de 2020 foi um marco para os pets que tem ajudado na saúde mental de
famílias e tutores durante o isolamento social
As fotos de final de
ano de muitas famílias tiveram um novo integrante: os animais de estimação.
Durante a pandemia, ONGs e protetores de animais afirmam que a procura por
adoção de cães e gatos aumentou em quase 50%. Em Brasília, a Gerência de
Vigilância Ambiental e Zoonoses do Distrito Federal (GVAZ) e entidades
parceiras registrou que o número de adoções de animais, entre janeiro e
setembro de 2020, foi maior do que o dobro do ano de 2019, quando a pandemia
ainda não havia chegado ao país. A busca por companhia é o principal motivo
para o crescimento das adoções.
Em paralelo, estudo
recente conduzido pelo canal especializado Journal of Veterinary Behavior com
1.300 respostas coletadas em três semanas de distanciamento constatou que
os animais de estimação trazem benefícios para saúde mental e ajudam a
enfrentar as consequências do confinamento, que incluem a solidão como
principal sintoma. A pesquisa, conduzida na Espanha, traz resultados
relevantes, pois pela primeira vez toda população estava na mesma circunstância
ambiental.
Nesse contexto, o
contato com pets se destaca como uma fonte significativa de suporte e bem-estar
para pessoas de todas as idades. Mas, não é de hoje que a interação
humano-animal rende bons resultados. Os animais vêm sendo um componente central
da vida humana há milhares de anos e hoje, as configurações familiares e o
crescimento do mercado pet evidenciam a importância do papel desempenhado por
esses animais.
"Nos últimos
anos, observamos uma mudança expressiva no comportamento dos consumidores em
relação a seus pets - e como o mercado vem respondendo a isso. A tendência é
que o desenvolvimento de produtos caminhe para soluções mais integrativas, que
contribuam ainda mais para fortalecer a relação humano-animal", comenta
Roberto Valdrighi, gerente de Marketing LatAm da Mars Pet Nutrition, uma
divisão da Mars Petcare. Recentemente, a marca OPTIMUM™, parte do portfólio de
alimentos para pets, criou uma campanha com foco nos tutores, reforçando o
conceito de pet parenting, que se refere aos cuidados e informação para
cuidar bem dos peludos.
O vínculo com cães e
gatos se estreitou à medida que houve a flexibilização do conceito de família.
Em relatório divulgado pelo Instituto WALTHAM™, maior referência em pesquisa
científica sobre animais, crianças e pais, descrevem seus pets como membros da
família. Os entrevistados ainda relatam que seus cães e gatos são como
confidentes e fontes de suporte e consolo. Paralelamente, outro estudo dirigido
pela Universidade de Michigan, aponta que 75% das crianças entre 10 e 14 anos
buscam seus animais quando estão chateadas.
O WALTHAM™ comprovou
ainda que relacionamentos próximos com pets são frequentemente associados ao
desenvolvimento de empatia em crianças e o suporte social sem julgamentos
provido pelos animais produz efeito calmante sobre pessoas de todas as idades.
Após um ano com tantos desafios, um ouvinte como esse cai bem, não é mesmo?
Mars
Petcare
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