Segundo estudo 65%
acessam o telefone antes de deitar e 50% ao despertar. Whats App é o mais
acessado, seguido de Facebook e Instagram Divulgação
Para mapear o comportamento dos usuários e as
preferências em relação ao aparelho e à operadora, o Grupo Croma, por meio do
Croma Insights, lançou um painel contínuo que medirá as transformações e
tendências do mercado mobile no Brasil. De acordo com os primeiros resultados,
a partir de respostas de 1.400 usuários em todo o país, o momento mais
frequente para os brasileiros acessarem o celular, atualmente, é na cama,
ou seja, antes de dormir (65%) utilizam frequentemente ou sempre
nessa ocasião ou ao acordar (50%). Entre as outras
ocasiões apontadas pelos participantes também se destacam comendo sozinho (47%)
e assistindo à TV (45%).
Outro dado relevante é que o WhatsApp é o
aplicativo mais acessado pelos usuários em todas as ocasiões de uso. A rede
ganhou notoriedade frente a mídias sociais como Facebook e Instagram, sendo
utilizada também para fins profissionais. No trabalho, a ferramenta é usada por
(60%) dos pesquisados e o e-mail por (20%). “Os smartphones se tornaram itens indispensáveis na
vida das pessoas, que ficam conectadas quase o tempo todo. Desse modo, a comunicação
via WhatsApp se torna mais prática e efetiva, principalmente quando envolve
mais de uma pessoa na mesma conversa,” explica Edmar Bulla, CEO do
Grupo Croma.
A coleta dos dados é feita mensalmente e a cada
trimestre haverá leituras consolidadas sobre os principais pontos de
experiência de compra e uso de celulares. “Os dados podem ser utilizados por
empresas de diferentes setores, porque tem como foco o comportamento humano com
uma de suas principais interfaces tecnológicas: o smartphone. Sem dúvidas, o
painel é uma ferramenta importante para criar estratégias de negócios mais
assertivas,” diz o consultor.
Para as empresas adquirirem mais dados do estudo e
o diagnóstico completo é preciso fazer uma assinatura anual. “O Mobile Trend dá
direito a quatro relatórios por ano sobre o mercado de mobile no Brasil, mas o
mais interessante são as análises customizadas e os filtros opcionais, como o
Behavioral, que monitora hábitos sem fazer perguntas ao entrevistado, e o
Geoloc, que avalia o comportamento em função da localização. O mercado
brasileiro precisava de um painel contínuo e acessível às empresas.”, finaliza
Bulla.
Edmar Bulla - CEO e fundador do Grupo Croma, empresa que oferece design
de soluções para inovação em negócios. Graduado pela ESPM, possui
especialização em Marketing Digital em Harvard, além de formação em Música e
Filosofia. Atuou em empresas como Nokia, PepsiCo e WPP, ocupando posições
globais. Professor e palestrante em eventos no Brasil e exterior, recebeu
prêmios durante sua carreira e é convidado para facilitar encontros de
inovação, moderar debates em comitês executivos e processos de transformação
cultural e digital e
https://cromasolutions.com.br/
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