Queda nas vendas no comércio reflete cautela do consumidor
e estabelecimentos comerciais fechados. Veja as dicas da Serasa Experian para
ajudar os negócios no momento de pandemia
A principal data comemorativa do
primeiro semestre amargou pelo segundo ano consecutivo resultados no
vermelho. Dados do Indicador de Atividade do Comércio da
Serasa Experian mostram que as vendas no varejo na semana do Dia das Mães (4 a
10 de maio) registraram queda de -30,7% com relação ao mesmo período do ano
passado. A retração deste ano se soma a queda de -1,4% que fora observada no
Dia das Mães de 2019 e representa o pior resultado desde 2003, início da série
histórica. Levando em conta apenas o fim de semana do Dia das Mães (8 a 10 de
maio) houve queda de -30,1%, quando comparado com os dias equivalentes de 2019.
Na cidade de São Paulo, as vendas também tiveram um
desempenho negativo recorde, com queda de -26,6% levando em conta toda a semana
que antecedeu o Dia das Mães. Ainda na capital paulista, o movimento no fim de
semana seguiu o registrado em todo o país e teve recuo expressivo de -29,1% com
relação ao ano passado.
Na avaliação do economista da Serasa Experian, Luiz
Rabi, o resultado negativo é reflexo das medidas de isolamento social, que tem
restringido a circulação de pessoas e mantido estabelecimentos comerciais de
portas fechadas para visitação. “Mesmo com empresários se reinventando para
vender com auxílio da internet e por meio de entregas, o resultado negativo no
Dia das Mães já era esperado. Em um momento em que as pessoas estão mais
inseguras nos empregos e, muitas dela já se encontram com renda menor, a
diminuição do consumo é consequência da falta de confiança dos brasileiros, que
acabam focados na aquisição de itens mais essenciais”, analisa Rabi.
Serasa lança iniciativas para
ajudar pequenos negócios
Para ajudar os micro, pequenos e médios empresários a atravessarem a turbulência deste momento, a Serasa Experian tem promovido uma série de ações online neste mês de maio. Os empreendedores que estão com dificuldades financeiras podem acompanhar todas as quintas às 18h, uma série de lives no Instagram da Serasa. Sob o comando de especialistas da Serasa e convidados especiais, toda semana o conteúdo é diferente e ajuda as empresas a manterem o fluxo de caixa, potencializarem suas vendas e praticarem uma boa gestão de pessoas à distância. Neste mês, haverá uma programação especial sobre fraudes e abordagem criativa junto a clientes.
Além das lives, a Serasa também vem ajudando os
empresários de pequeno porte com uma série de materiais gratuitos
voltados para o cuidado da saúde financeira dos negócios e um curso online
gratuito para micro e pequenos empreendedores individuais (MEIs).
Outra
iniciativa é o ‘Estímulo 2020’, um movimento nacional e sem fins lucrativos da
qual a Serasa faz parte e que que reúne empresas de diversos setores para
oferecer capacitação e crédito online barato aos pequenos negócios que estão
sofrendo os impactos econômicos do isolamento social. Pequenas empresas que
faturam entre R$ 360 mil e R$ 2 milhões por ano e existem há pelo menos três
anos podem participar. A inscrição é feita no site www.estimulo2020.org.
Serasa
Experian
Nenhum comentário:
Postar um comentário