PRNewswire/ -- A eCGlobal
Research Solutions realizou uma pesquisa quantitativa para compreender o impacto
da COVID-19, na América Latina. A amostra compreendeu 5.680 entrevistas, sendo
2.350 realizadas no Brasil. Explorando a trajetória dos impactos na vida, na
economia e nas experiências da chegada da pandemia até o isolamento social.
Classes Sociais
As classes sociais reconhecem a
crise e aprovam o isolamento social, porém há uma rotina diferente entre elas:
enquanto nas classes A e B, 64% e 50% respectivamente, trabalham
remotamente, nas classes CD este percentual cai para 31%.
Evidencia-se uma diferença
também para hábitos de compra: 38% da classe A tem realizado compras online, já
a classe CD somente 18%.
Mercado de Trabalho
Dos entrevistados, 38% são
registrados CLT, 32% profissionais autônomos e 12% desempregados (2%
durante a pandemia). Em paralelo, foi identificada a mudança na rotina de
gastos, quando 57% declarou que está comprando apenas o essencial.
Trabalhar em casa divide as
opiniões dos entrevistados, porém a maioria concorda que será a modalidade do
futuro. 51% das pessoas estão trabalhando Home Office e houve redução da
jornada para 24%. Em relação aos profissionais autônomos, para 13% nada mudou,
29% atua de forma parcial, 15% optaram por fechar o negócio temporariamente, 9%
está trabalhando outras opções para obter renda, 8% se adaptou para o mundo
digital e 9% fechou o negócio (aguarda ajuda do governo).
Saúde
80% das pessoas estão
preocupadas em contrair o Novo Coronavírus, principalmente com elas próprias e
pessoas próximas da família. Os mais maduros (acima de 45 anos) são os mais
tranquilos frente à crise e acreditam que vai passar, já os mais jovens (18 a
34 anos) afirmam que estão tentando manter o controle.
Meios de comunicação
A TV Aberta (73%), os Sites de
Notícias (71%) e as Redes Sociais (54%) são as fontes eleitas para obter
informação sobre o novo Coronavírus, porém, 55% consideram as Redes Sociais
nada confiável. Vale destacar que 65% não confiam nos dados apresentados pelas
organizações governamentais sobre os números de contaminados pelo Coronavírus
no Brasil.
Ensino à distância
Para crianças e adolescentes, a
necessidade da ajuda dos pais, a baixa produtividade e a baixa concentração
foram apontadas como pontos negativos. Para os adultos, 35% têm interesse em
iniciar um curso, preferencialmente os de curta duração. A experiência foi
avaliada como positiva, nos aspectos: plataforma de acesso, tempo do curso e
apresentação do professor.
Futuro
Nada será como antes para 79%
dos brasileiros. Acreditam em uma maior conscientização sobre hábitos de
higiene (60%), o bem-estar social geral (36%), a solidariedade (33%) e pessoas
mais consciente sobre os seus hábitos de consumo, isto é, usaram somente o
necessário (25%). Em relação ao meio ambiente, a expectativa para 43% é
que haverá uma diminuição da poluição mundial.
Conclusão
Com o intuito de gerar
conhecimento e oferecer informações de utilidade pública, a eCGlobal, empresa
de tecnologia especialista em soluções de CXI (Customer Experience &
Intelligence), com mais de 15 anos de experiência e atuação no Brasil, México, Argentina, Colômbia e Estados Unidos, que possui um
painel com mais de 01 milhão de pessoas na América Latina, se compromete a dar
continuidade a este estudo e apresentar novos cenários sobre sensações e
expectativas do consumidor, comportamentos de consumo e tendências de mercado.
Luana Brito
Marketing Corporativo
luana_brito@ecglobal.com
http://ecglobalsolutions.com/
+55 (71) 99988 8777
luana_brito@ecglobal.com
http://ecglobalsolutions.com/
+55 (71) 99988 8777
FONTE eCGlobal
Nenhum comentário:
Postar um comentário