Psicólogos propõem o diálogo aliado à
reorganização de horários, espaços e atividades
Da rotina familiar estabelecida ao caos. Será esta a nova
realidade das famílias, frente a todas as mudanças tomadas para conter o
contágio do novo coronavírus? Com este questionamento começa a cartilha
desenvolvida por professores do curso de graduação e do Mestrado em Psicologia
da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), para auxiliar famílias a ajustarem
a rotina durante o período de confinamento social.
Os doutores Carina Nunes Bossardi, professora do
curso de Psicologia e coordenadora do Mestrado em Psicologia da Univali; João
Rodrigo Maciel Portes, coordenador do curso de Psicologia (Campus
Itajaí) e do Mestrado em Psicologia da Univali; e Marina Menezes, docente
do curso e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC) elaboraram a cartilha.
No material, os autores propõem o diálogo e adequações que
vão além das regras de sobrevivência e bem-estar físico. São novos acordos
relacionados ao convívio familiar, com definição de funções, atividades e
tarefas. Os psicólogos falam que a ideia de montar a cartilha surgiu a partir
de relatos de mães, pais e de outros familiares, com o estresse e conflitos
gerados a partir de situações como o aumento das atividades no home office e no
home school.
Em meio a este cenário, os pesquisadores sugerem o diálogo
entre os membros da família, principalmente com as crianças, para ajudá-las a
compreender e a significar os sentimentos diante das situações. Somente assim,
será possível nomear e valorizar sentimentos e pensamentos, e reconhecer as
próprias expectativas.
“A Dona Quarentena veio e inventou uma nova forma para se
jogar o jogo. Para jogar em família é preciso ter combinados, respeito e
cooperação. Estacione na rigidez e avance dez casas na flexibilidade. Temos que
ter muita atenção com todas as partes desse jogo para não cairmos no
caos", alerta a professora Carina.
Os autores acreditam que as tecnologias podem e devem ser
utilizadas, com equilíbrio, em favor do acesso à informação, aprendizagem,
comunicação e proximidade entre pessoas. Da mesma forma, outros recursos
lúdicos e criativos auxiliarão no processo. Para eles, o momento pode, ainda,
ampliar a relação e os vínculos entre a família e a escola.
Na cartilha, os psicólogos indicam um instrumento para
planejamento da rotina familiar, além de incluírem dica de livro e de filme.
Sobre o conteúdo da cartilha, o professor João Rodrigo explica: “Podemos
até chamar de dicas, mas gostaríamos que sempre considerassem que não existe um
modelo que se encaixa da mesma forma em todas as famílias. Por isso, é
importante refletir a partir da sua realidade e do que acredita, que faz
sentido para você e para a sua família".
A cartilha está disponível para baixar de forma gratuita,
aqui: Material informativo Famílias.pdf
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