Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

PREFEITURA DE SÃO PAULO COMEMORA 466 ANOS DA CIDADE COM PROGRAMAÇÃO EM TODAS AS CINCO REGIÕES



No dia 25 de janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura apresenta mais de 300 atividades, como shows, cinema, dança, teatro e circo, em cerca de 150 pontos nas ruas e equipamentos culturais municipais nas cinco regiões da cidade


Um dos destaques do calendário integrado da cidade, o Agendão, do programa São Paulo Capital da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o Aniversário de São Paulo celebra a fundação da maior cidade da América Latina, promovendo uma reflexão sobre a sua história por meio das atividades programadas para o dia 25 de janeiro. O evento conta com mais de 300 atividades entre shows, palestras, cinema, dança, circo, teatro, programação infantil, debates e roteiros de memória, realizadas em cerca de 150 pontos em todas as regiões da cidade.

Entre as atividades programadas, na região central, o destaque é o Grande Cortejo Modernista. Na festa da cidade, cabem todos os ritmos e gêneros: da cultura indígena, passando pelo forró, pelo hip hop, pelo samba, erudito e rock, até atrações de música brasileira e carnaval.

Participam desse espetáculo itinerante a céu aberto artistas como Elba Ramalho com Bixiga 70, Karol Conka, Rashid, Ney Matogrosso, Skank, Demônios da Garoa e Zezé Motta. Para dar vida a personagens históricos, foram convidados atores como Pascoal da Conceição, interpretando o escritor Mário de Andrade. A Orquestra Sinfônica Municipal, o Coro Lírico, o Balé da Cidade de São Paulo e o Coral Indígena Guarani Amba Vera também integram a apresentação. A abertura será no Pátio do Colégio, às 12h, e o itinerário inclui o Largo São Bento, Rua Líbero Badaró, Avenida São João, Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo - onde fica o Theatro Municipal de São Paulo -, Largo do Paiçandu, esquina das Avenidas Ipiranga e São João e Praça da República. Dessa forma, o público é convidado a percorrer pontos históricos e lugares de memória que se relacionam com a cultura brasileira em todas as suas formas.


Entre as atividades descentralizadas, que acontecem nas cinco regiões da cidade, está o show de Emicida, no Palco Praça Brasil, na zona leste. Depois de duas apresentações que lotaram o Theatro Municipal de São Paulo, no ano passado, para a gravação do DVD “AmarElo”, o cantor retorna para uma apresentação ao ar livre durante o aniversário de São Paulo. O espetáculo foi o vencedor da categoria melhor show do prêmio APCA 2019. O rapper concebeu este trabalho “como quem manda cartas de amor”. No repertório, a faixa-título “Eminência Parda”, entre outras canções, além de músicas que marcam seus dez anos de carreira.

Na Freguesia do Ó, zona norte, o tradicional grupo de forró paulistano Falamansa apresenta-se às 19h com diversos sucessos que marcaram o início dos anos 2000, entre eles, “Rindo à Toa” e “Xote da Alegria”. O grupo faz ainda versões de canções conhecidas nas vozes de Luiz Gonzaga e Alceu Valença. Na sequência, sobe ao palco o grupo de forró Rastapé. Com 20 anos de carreira, a banda Rastapé, o grupo lançou recentemente as canções “Contando as Horas” e a regravação de “Vou te Levar”, música do rapper Fábio Brazza e Vulto.

Outro espaço que recebe programação neste dia é o Centro Cultural da Juventude. Um grande encontro de talentos da nova geração do rap com Drik Barbosa, Kamau e Rashid. A carreira da MC, que participou, em 2015, da música “Mandume” de Emicida, começou na Batalha do Santa Cruz, na qual desenvolveu suas habilidades no freestyle, método baseado na improvisação. Da mesma fonte, vieram também Rashid, Projota e o próprio Emicida. Uma das principais referências entre o rap clássico e o contemporâneo, Kamau é um dos principais nomes do gênero no Brasil. Rashid, que significa “justo” e “corretamente guiado” em árabe é um rapper que tem uma carreira musical recente, mas já muito sólida. Seu primeiro álbum foi lançado em 2016, mas o rapper já se tornou referência no segmento, principalmente em São Paulo, onde nasceu. Seu mais recente trabalho, “Tão Real”, é multiplataforma, com conteúdos disponíveis em podcast e também como documentários, além das faixas musicais.


No Butantã, zona oeste, a programação se inicia às 14h com o grupo Samba Rock Santo Amaro formado por alunos de uma oficina realizada na própria Casa de Cultura. Na sequência, às 15h20, o grupo “Eu soul sambarock” relembra os bailes das periferias de São Paulo desde a década de 1960. Às 16h, a banda Sandália de Prata apresenta seu novo disco, “Maloqueiro e Elegante”. O encerramento fica com a cantora Paula Lima, às 18h. Com foco no samba-rock, o repertório traz canções como “Mil estrelas” e “Meu guarda-chuva”.

Ainda nessa região, no Centro Cultural Tendal da Lapa, às 19h, o cantor Marcelo Jeneci apresenta seu novo disco, “Guaia”, voltando às origens ao homenagear o bairro em que cresceu, Guaianazes. Para apresentar o terceiro álbum, Marcelo Jeneci (voz, sanfona e teclados) sobe no palco acompanhado por Rafa Cunha (bateria e samplers). No repertório, seus maiores sucessos e as novas canções “Aí Sim”, “Oxente” e “Redenção”, entre outras.

O samba dá o tom da programação do M’Boi Mirim, na zona sul. A partir das 18h, a programação começa com a Equipe Black Mad, grupo fundado por Mauricio Black Mad e que traz uma apresentação de dança e música em ritmos como soul music e funk. Na sequência, às 20h, será a vez de Rodriguinho, ex-vocalista do grupo Travessos, que apresenta a turnê “30 anos, 30 sucessos”. Neste show, ele relembra canções que fizeram sucesso no grupo como “Tô te filmando (Sorria)” e “Quando a gente ama”. Quem encerra as apresentações neste palco é o grupo de samba Art Popular, às 21h. Músicas como “Pimpolho” e “Fricote” estarão no repertório.


Para valorizar e descriminalizar este gênero musical, a Secretaria Municipal de Cultura realizou em dezembro de 2019, na zona leste, o Festival Funk da Hora. Agora, no dia do aniversário de São Paulo, dia 25 de janeiro, o projeto chega à zona sul. Entre os mais de 20 artistas convidados, apresenta-se, no Centro Cultural do Grajaú, o mineiro MC Lan, que lançou sucessos como “Sua Amiga Eu Vou Pegar” e “Open the Theca”; em Heliópolis, o paulistano MC Kekel, intérprete dos hits “Quer Andar de Meiota?”, “Solteiro Nunca Está Só” e outros; e, em Paraisópolis”, o carioca Nego do Borel, autor de “Me Solta” e “Você Partiu Meu Coração”.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

CENTRO

GRANDE CORTEJO MODERNISTA
Música, teatro, circo e dança preenchem de arte e cultura as ruas, edifícios e palcos localizados no centro histórico da cidade, durante “O Grande Cortejo Modernista”. Com dez horasde duração, o espetáculo itinerante tem início
no Pateo do Collegio e termina na Praça da República. Apresentam-se artistas como Elba Ramalho, Karol Conka, Rashid e Ney Matogrosso; os grupos Bixiga 70, Skank, Demônios da Garoa, Aerogroove, Coral Indígena Guarani Amba Vera, Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico, Coral Paulistano, Balé da Cidade, bonecos da Cia. PiA FraUs, além dos Blocos Pagu e Baixo Augusta. O cortejo promove uma verdadeira viagem pela história do Modernismo e suas manifestações na capital paulista. Para dar vida a personagens históricos, foram convidados


os atores Pascoal da Conceição, Rosi Campos, José Rubens Chachá, Virgínia Cavendish, Marcos Palmeira e Marcelo Airoldi.




| 12h – Pátio do Colégio: abertura do espetáculo com José Rubens Chachá como Oswald de Andrade e Pascoal da Conceição como Mário de Andrade anunciando o Grande Cortejo Modernista.

Apresentação do Coral Paulistano com o Coral Guarani Amba Vera;


| 13h – Pátio do Colégio: Início do cortejo com Elba Ramalho e banda Bixiga 70;


| 14h – Largo São Bento: no berço do Hip hop, show com Karol Conka, Rashid, bboys, bgirls e DJs;

Pela Líbero Badaró, intervenções aéreas com dançarinos , performers e os personagens Di Cavalcanti (Marcelo Airoldi) e Tarsila do Amaral (Rosi campos) dialogam das sacadas de Prédios Históricos.

No Edifício Sampaio Moreira, sede da Secretaria Municipal de Cultural (SMC), os personagens Mário de Andrade (Pascoal da Conceição) e Anita Malfatti (Virgínia Cavendish) celebram os 45 anos de criação da SMC e sobre a primeira exposição de Anita.


| 15h – Praça do Patriarca: O Balé da Cidade apresenta coreografias inspiradas na obra da artista plástica Tarsila do Amaral, ao som da banda aérea da Cia-K Aerogroove.

Rosi Campos como Tarsila do Amaral apresenta os bonecos gigantes da Cia. PiA FraUs, inspirados em obras do modernismo brasileiro.


| 15h30 – Nas sacadas do Edifício Matarazzo, o grupo Demônios da Garoa apresenta clássicos do Samba Paulistano.

Pelo Viaduto do Chá, Leda Cruz  em Voz e Piano com bailarinos fazem uma performance aérea.


| 16h30 – Nas sacadas do Theatro Municipal, os modernistas encontram com Marcos Palmeira que interpreta o Maestro Heitor Villa-Lobos para anunciar as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 22.

Villa-Lobos e João Carlos Martins regem a Orquestra Sinfônica Municipal, com os musicistas usando chinelos, em alusão ao ocorrido na Semana de 22;

Do saguão do Teatro Municipal surge o Bloco Pagu, composto por 100 mulheres homenageando a escritora e jornalista Patricia Galvão, um dos ícones de Modernismo. Ao som do Bloco, o cortejo segue até o Largo do Paissandu.


| 18h00 – Na chegada ao Largo do Paissandu, ZEZÉ MOTTA surge da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, para falar da memória negra do território ao som do bloco afro-afirmativo Ilú Obá de Min. 

A lado do Boneco gigante do Palhaço Piolin,  circenses e a  banda aérea da Cia K - Aerogroove tocam hits modernos e milhares de bolas coloridas são jogadas para o público brincar.


| 19h00 – Na Galeria do Rock Oswald de Andrade anuncia a banda Skank, que faz um show especial, revisitando seus grandes sucessos.

O Bloco Pagu com os Modernistas conduzem o público até o cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João;


| 20h00 – Na esquina mais famosa de São Paulo, Ney Matogrosso faz show de voz e piano (Leandro Braga);


| 21h – Pela Avenida Ipiranga, o Bloco Baixo Augusta embala os participantes com ritmos carnavalescos até a Praça da República anunciando o Carnaval de Rua de São Paulo.


Destaques do Grande Cortejo Modernista

Marcos Palmeira como Heitor Villa-Lobos

Rosi Campos como Tarsila do Amaral

José Rubens Chachá como Oswald de Andrade

Pascoal da Conceição como Mário de Andrade

Marcelo Airoldi como Di Cavalcanti

Virginia Cavendish como Anita Malfatti

 

EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA GLOBO
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a TV Globo realiza uma expedição fotográfica especial pelo tradicional bairro do Bixiga. Percorrendo esse roteiro peculiar, os participantes encontrarão referências da história da cidade, passando pela herança negra, imigração, diversidade, arquitetura e urbanismo. A Expedição Fotográfica Globo vai além da fotografia e convida o público a uma reflexão sobre a formação da identidade de São Paulo e seu patrimônio histórico material e imaterial.

| Ponto de encontro: Vila Itororó. Dia 25/1, às 9h. Inscrições pelo site: sp.globo.com. Grátis. Livre



THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
| “Vanguarda Paulistana in Concert”. Dia 26/1, às 17h
| “São Paulo, Meu Amor!”. Dia 27/1, às 20h
| Grátis (retirar ingresso duas horas antes)

PROGRAMAÇÃO DESCENTRALIZADA



ZONA LESTE

CASA DE CULTURA ITAIM PAULISTA

| Beatloko com Recayd Mob, Dexter, Torya, Bivolt, DJ Cia, Ndee Naldinho, Sandrão RZO, Scarlett Wolf, Vi Mendes e Don L, às 16h
| Delon, às 20h30



PALCO PRAÇA BRASIL
| Leões de Israel, às 16h
| Caminho Suave, às 18h
| Emicida, às 20h
| DJ Amoirasah nos intervalos dos shows
| Grátis (não é necessário retirar ingresso)



CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL DE CIDADE TIRADENTES
| Linn da Quebrada, às 19h
| Leandro de Itaquera, às 20h
| Dudu Nobre, às 21h
| Grátis (não é necessário retirar ingresso)



ZONA NORTE

PALCO FREGUESIA DO Ó
| Toke Divinal, às 14h30
| Miro de Melo & Os Bregapunks, às 16h
| Falamansa, às 19h
| Rastapé, às 21h30
| Grátis (não é necessário retirar ingresso)



CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE
| Psicopretas, às 18h
| Drik Barbosa, às 19h
| Kamau, às 20h
| Rashid, às 21h
| Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)



ZONA SUL

CASA DE CULTURA DO BUTANTÃ
| Samba Rock Santo Amaro, às 14h
| Eu Soul Sambarock, às 15h20
| Banda Cacildes, às 14h
| Sandália de Prata, às 16h
| Cantinho do Samba Rock, às 17h
| Paula Lima, às 18h
| Grátis (não é necessário retirar ingresso)



CASA DE CULTURA M'BOI MIRIM
| Equipe Black Mad, às 18h
| Na Palma da Mão, às 19h
| Rodriguinho, às 20h
| Art Popular, às 21h
| DJ Light, nos intervalos dos shows
| Grátis (não é necessário retirar ingresso)



FUNK DA HORA 

Centro Cultural do Grajaú
| MC Baraka, às 14h
| NGKS, às 15h30
| MC Rodolfinho, às 16h30
| MC Lan, às 17h30
| MC Tha, às 19h30
| DJ Zeme nos intervalos dos shows
| Grátis (não é necessário retirar ingresso)



Paraisópolis
| Geração Portela, às 14h45
| Êxodo, às 15h30
| Marie, às 16h15
| MC Furlan, às 17h
| EDS, às 17h45
| Bia Freitas, às 18h30
| Almas Errantes, às 19h15
| Júnior Aguiar, às 20h
| Jhoni Sertanejo, às 20h45
| Nego do Borel, às 21h
| DJ Guarujá nos intervalos dos shows até as 22h
| Baile do Rato MC Brizola, das 22h às 4h
| DJ Allan, às 22h; DJ Jp, às 23h; MC Lele, à 0h;
Grupo Novo Conceito, à 1h; DJ CR7, às 2h30; DJ
Exculacha, às 4h



Heliópolis
| DJ Tyko Pro, às 15h
| MC Messo, às 15h45
| MC Vitin, às 16h30
| MC DH, às 17h15
| MC Lanzinho, às 18h
| MC Daniel, às 18h45
| MC Yasmin Milena, às 19h30
| MC di do Helipa, às 20h15
| MC Kekel, às 21h



CASA DE CULTURA DE SANTO AMARO
| Conjunto João Rubinato, às 18h
| Os Originais do Samba, às 20h
| Grátis (não é necessário retirar ingresso)



ZONA OESTE

CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA
| Lu Lopes, às 17h
| Marcelo Jeneci, às 19h
| Grátis (não é necessário retirar ingresso)



PALCO BRASILÂNDIA
| Cia. de Teatro Evoé, às 14h
| Funk Como Le Gusta e Thaíde, às 16h
| Prata da Casa, às 18h
| Ca.Ge.Be, às 18h
| Negra Li, às 20h
| Bloco Unidos do Guaraú, às 21h
| Bloco Aqui Ó, às 21h30
| Grátis (não é necessário retirar ingresso)



VIRADINHA
Crianças e seus familiares poderão se divertir com diversas atividades culturais e de lazer como pintura facial, recreação, entre outras.
| Paraisópolis. Dia 25/2, das 10h às 14h
| Grátis (não é necessário retirar ingresso)



ENDEREÇOS:

Casa de Cultura do Butantã
Av. Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri Peri. Zona Oeste
| tel.: 3742-6218


Casa de Cultura do M’Boi Mirim
Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - M’Boi Mirim. Zona Sul
| tel.: 5514-3408

Casa de Cultura de Santo Amaro
Pça. Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro. Zona Sul
| tel: 5522-8897



Centro Cultural do Grajaú
R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 – Capela do Socorro. Zona Sul
| tel.: 5925-4943


Centro Cultural da Juventude
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte
| tel.: 3984 2466


Centro Cultural Tendal da Lapa
R. Guaicurus,1.100, Água Branca. Zona Oeste
| tel.: 3862 1837



Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
R. Inácio Monteiro (alt. do nº 6.900), Cidade Tiradentes. Zona Leste
| tel.: 3343-8900


Palco Brasilândia
Av. Humberto Gomes Maia, s/nº, esquina com Estrada Lázaro Amâncio de Barros. Zona Norte


Palco Freguesia do Ó
R. Simão Velho, Vila Albertina. Zona Noroeste

Palco Heliópolis
R. Coronel Souza Castro Lima,198, Cidade Nova Heliópolis. Zona Sul

Palco Paraisópolis
Campinho Palmeirinhas. Zona Sul


Palco Praça Brasil
Av. Nagib Farah Maluf, s/nº - Conj. Res. José Bonifácio, Itaquera. Zona Leste

Theatro Municipal de São Paulo
Pça. Ramos de Azevedo, s/nº. Centro
| tel.: 3053-2090


Vila Itororó
R. Pedroso, 238, Bela Vista, Centro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados