Profissões com atuação em mídias sociais
figuram ranking de cargos promissores em 2020
Divulgação |
Especialista em
Marketing Digital dá dicas para quem deseja ingressar nos cargos que estão em
alta
Para quem iniciou o ano buscando por uma
oportunidade de emprego ou deseja ingressar em uma nova carreira, uma pesquisa
realizada pelo LinkedIn, divulgada este mês, dá os caminhos que prometem ser
promissores em 2020. E profissões com atuação em mídias sociais figuram
na lista, alcançando, inclusive, o primeiro lugar.
No topo do ranking, aparece a função de gestor de
mídias sociais, que é responsável pela imagem, relacionamento e engajamento da
empresa contratante nos canais digitais. Entre 2015 e 2019, a procura por essa
profissão cresceu, anualmente, 122%. Para atuar nela, é necessário ter
conhecimentos sólidos em marketing digital e mídias sociais, além do domínio em
ferramentas como Adobe Photoshop e Illustrator. As áreas que mais contratam
pessoas com essa expertise são a de publicidade e marketing com ligação com
mídias online e internet de modo geral.
“A demanda por empresas que precisam de equipe para
gestão de mídias sociais só tem crescido, muitas agências contratando e muitas
empresas implementando internamente estes postos, afinal, como disse o
americano Erik Qualman, especialista em liderança digital, as empresas não têm
escolha de não usar mídias sociais; a questão é como fazer isso bem”, fala a
especialista em Marketing Digital e Empreendedorismo, Liliam Leal.
Em 12º lugar aparece o cargo de assistente de
mídias sociais. Entre suas responsabilidades, estão pesquisar marcas ou
mercados competitivos, executar campanhas nos sites e redes sociais e criar uma
voz ou imagem online que atinja o público-alvo da empresa.
As áreas que mais absorvem esse profissional são as
mesmas do gestor de mídias sociais e o profissional também precisa saber usar o
Adobe Photoshop e dominar o Instagram, rede que vem sendo cada vez mais
explorada.
Para ambas as funções, Liliam destaca que também é
importante “entender de pessoas”. “É preciso entender como se comunicam, como
se comportam, estar antenado com movimentos e comunidades, assim como nas
mudanças constantes das redes sociais”, ressalta. “Considero muito importante
um senso de humor e analítico bem apurados para métricas e relatórios”,
completa. Muita leitura para criação de conteúdo qualitativo e seguir
profissionais que são referência no mercado completam as recomendações para
quem deseja ingressar na área.
Especializando-se no próprio LinkedIn
O próprio LinkedIn é uma mídia social que, bem
explorada, traz resultados de grande relevância para a empresa. Segundo a
própria rede, 80% dos leads B2B (clientes captados de empresa para empresa) das
mídias sociais têm origem no Linkedin e os usuários do canal têm duas vezes
mais poder aquisitivo que a média da internet. “O LinkedIn é uma rede social
com características únicas e que o gestor de mídias ou assistente que se
especializar nessa rede trará grandes resultados para seus clientes, além de
sempre ter vantagens no momento de contratação”, salienta Liliam.
Liliam Leal - pós-graduada em Consultoria e
Tecnologia Web e especialista em Empreendedorismo pela LDS Business College. A profissional atua com cursos e consultorias para
alavancar resultados nas mídias sociais, com foco em Visibilidade e Vendas, e
ministra palestras com foco em Marketing Digital e Mídias Sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário