Estabelecer rotinas e ter convívio com
a família são fundamentais para auxiliar os filhos no retorno à escola e
aliviar a pressão sentida nessa época; segundo psicóloga Valdeli Vieira,
cada vez mais crianças estão desenvolvendo sintomas de
estresse precocemente
Com a volta às aulas e o início de mais um ano letivo, é
preciso entender que a escola é um ambiente onde crianças vivenciam relações
complexas com seus pares e com figuras de autoridade, além
de desafios constantes no que se refere ao desenvolvimento afetivo e
cognitivo. Tudo isso pode ser um forte gerador de estresse - sobretudo
quando se entra em uma nova escola.
Segundo a psicóloga e neuropsicóloga Valdeli Vieira,
especialista em saúde mental infantil e de adolescentes, para o desenvolvimento
da criança é fundamental ter uma rotina alimentar, de sono e de descanso,
brincar e estar na presença dos pais. “Atualmente, em função das exigências da
vida moderna, os pais estão pouco disponíveis aos filhos e muitas vezes
mantê-los com a agenda cheia de atividades é uma forma de tentar preencher o
vazio causado pelo pouco convívio familiar” afirma Valdeli.
Com o retorno à escola, também é importante, segundo a
psicóloga, que os pais estejam atentos a mudanças repentinas no comportamento
das crianças (por exemplo, filhos calmos que se tornam agitados,
assim como o contrário) e ao aparecimento de queixas somáticas como dores
de cabeça, de barriga e alterações no padrão alimentar e de sono. Pela
imaturidade psíquica de crianças e adolescentes e por não conseguirem muitas
vezes nomear e identificar emoções e sentimentos, é no corpo que frequentemente
eles vivenciam suas angústias.
Um outro aspecto importante diz respeito ao padrão de
comunicação entre pais e filhos. Segundo Valdeli, responsável pela clínica
Espaço Potencial, especializada em atendimento de crianças e jovens, é comum,
em entrevistas com pais no consultório, ouvir que há uma comunicação efetiva
com os filhos. No entanto, ao perguntar-lhes sobre o que conversam,
frequentemente a psicóloga escuta que as conversas giram em temas relacionados
ao desempenho escolar. “Eu sempre oriento aos pais que ao invés de perguntarem
aos seus filhos o que eles aprenderam e como foram nas provas, que peçam a eles
para contar uma situação que os deixou alegres, tristes ou com raiva. A escola
é um ambiente complexo e os pais tendem a acreditar que é um ambiente onde a
criança deve estar feliz o tempo todo”, diz Valdeli Vieira.
Como consequência desse cenário, as crianças hoje estão
desenvolvendo precocemente sintomas de estresse e estes, quando não
identificados a tempo, podem favorecer o surgimento de quadros de ansiedade e
depressão.
Valdeli Vieira -
fundadora do Espaço Potencial, clínica voltadas a crianças e adolescentes
especializada em psicologia e neuropsicologia. Psicóloga com formação em
Psicanálise, Valdeli atua há 30 anos na área e possui sólida carreira e
credibilidade, tendo publicações na área. Mestre em Ciências da Saúde pela
Universidade Federal de São Paulo e especialista em Neuropsicologia e Psicologia
Hospitalar e Clínica. É mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental -
PEI - nível I e II e Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos. Além
disso, também atuou como Psicóloga colaboradora do Hospital-Dia Infantil do
Instituto de Psiquiatria HCFMUSP por vários anos.
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