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terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Estresse infantil e desempenho escolar: saiba como os pais podem ajudar os filhos e minimizar os impactos da volta às aulas


Estabelecer rotinas e ter convívio com a família são fundamentais para auxiliar os filhos no retorno à escola e aliviar a pressão sentida nessa época; segundo psicóloga Valdeli Vieira, cada vez mais crianças estão desenvolvendo sintomas de estresse precocemente


Com a volta às aulas e o início de mais um ano letivo, é preciso entender que a escola é um ambiente onde crianças vivenciam relações complexas com seus pares e com figuras de autoridade, além de desafios constantes no que se refere ao desenvolvimento afetivo e cognitivo. Tudo isso pode ser um forte gerador de estresse - sobretudo quando se entra em uma nova escola. 

Segundo a psicóloga e neuropsicóloga Valdeli Vieira, especialista em saúde mental infantil e de adolescentes, para o desenvolvimento da criança é fundamental ter uma rotina alimentar, de sono e de descanso, brincar e estar na presença dos pais. “Atualmente, em função das exigências da vida moderna, os pais estão pouco disponíveis aos filhos e muitas vezes mantê-los com a agenda cheia de atividades é uma forma de tentar preencher o vazio causado pelo pouco convívio familiar” afirma Valdeli. 

Com o retorno à escola, também é importante, segundo a psicóloga, que os pais estejam atentos a mudanças repentinas no comportamento das crianças (por exemplo, filhos calmos que se tornam agitados, assim como o contrário) e ao aparecimento de queixas somáticas como dores de cabeça, de barriga e alterações no padrão alimentar e de sono. Pela imaturidade psíquica de crianças e adolescentes e por não conseguirem muitas vezes nomear e identificar emoções e sentimentos, é no corpo que frequentemente eles vivenciam suas angústias.

Um outro aspecto importante diz respeito ao padrão de comunicação entre pais e filhos. Segundo Valdeli, responsável pela clínica Espaço Potencial, especializada em atendimento de crianças e jovens, é comum, em entrevistas com pais no consultório, ouvir que há uma comunicação efetiva com os filhos. No entanto, ao perguntar-lhes sobre o que conversam, frequentemente a psicóloga escuta que as conversas giram em temas relacionados ao desempenho escolar. “Eu sempre oriento aos pais que ao invés de perguntarem aos seus filhos o que eles aprenderam e como foram nas provas, que peçam a eles para contar uma situação que os deixou alegres, tristes ou com raiva. A escola é um ambiente complexo e os pais tendem a acreditar que é um ambiente onde a criança deve estar feliz o tempo todo”, diz Valdeli Vieira.

Como consequência desse cenário, as crianças hoje estão desenvolvendo precocemente sintomas de estresse e estes, quando não identificados a tempo, podem favorecer o surgimento de quadros de ansiedade e depressão.





Valdeli Vieira - fundadora do Espaço Potencial, clínica voltadas a crianças e adolescentes especializada em psicologia e neuropsicologia. Psicóloga com formação em Psicanálise, Valdeli atua há 30 anos na área e possui sólida carreira e credibilidade, tendo publicações na área. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo e especialista em Neuropsicologia e Psicologia Hospitalar e Clínica. É mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI - nível I e II e Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos. Além disso, também atuou como Psicóloga colaboradora do Hospital-Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria HCFMUSP por vários anos.

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