Gente feliz dá lucro
O universo corporativo moderno está repleto de
processos automatizados, mas, o que faz um colaborador se engajar com sus
tarefas e ser produtivo de verdade é o alinhamento do propósito de vida dele
com o da empresa. E qual é o maior propósito de vida de um ser humano? Ser
feliz!
Para atender a esta nova demanda, as empresas
precisam ir além das necessidades básicas apontadas pela pirâmide de Maslow -
sobrevivência e segurança financeira -, dando mais atenção para as necessidades
psicológicas, com um ambiente de trabalho saudável, e a realização pessoal de
seu time, com um plano real de carreira.
Esta nova atitude corporativa traz bons frutos. De
acordo com pesquisa realizada pela Harvard Business School para cada US$1 dólar
investido na felicidade dos colaboradores as empresas têm de US$6 a 12 de
retorno. Apesar de tantos benefícios, eu e você sabemos que criar ambientes
corporativos felizes é um grande desafio e podemos nos inspirar nas práticas de
gestão da Disney para criar uma empresa feliz de dentro para fora.
O primeiro passo se dá no processo seletivo,
priorizando mais a pessoa que o seu currículo porque contratar um sorriso e
ensinar-lhe a trabalhar é mais fácil do que contratar um trabalhador experiente
e ensiná-lo a sorrir. Essa era uma das regras de ouro de Walt Disney, que é
comprovada neste mesmo estudo da Harvard Business School que mostra que pessoas
felizes são 31% mais produtivas e vendem 37% mais.
O segundo passo é mostrar para seu time a
importância do papel de cada um para a manutenção do negócio. Um exemplo que
trago para ilustrar é do carrossel da Disneyland, na California, cuja equipe de
manutenção é informada que as partes douradas da atração foram pintadas com
tinta que contém ouro. Isso gera um compromisso maior pois estão cuidando de
uma jóia e a limpeza requer maior atenção.
Por último, destaco uma prática de reforço
positivo. Na Disney, o setor que recebe reclamações e elogios dos visitantes
repassa para os líderes de departamentos que compartilham os elogios com os
funcionários citados por carta, e-mail e outros meios de comunicação. Isto
serve para lembrá-los constantemente do bom trabalho que realizam e que fazem
parte da magia que acontece diariamente em cada um dos parques da empresa pelo
mundo.
Por isso, independentemente do tamanho do seu
negócio, é preciso ter em mente que o incentivo emocional, o feedback positivo
e o ambiente de trabalho são tão importantes quanto o salário no final do mês.
Agir desse modo dará uma vantagem competitiva ao seu negócio, com atitudes
extremamente baratas e que geram um resultado extraordinário.
Bruno Oliveira - especialista em experiência do
usuário
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