Itens considerados mais saudáveis, como açúcar
demerara e produtos zero lactose ganham espaço; dados foram apurados pela
Kantar Worldpanel
Seguindo a tendência mundial por uma rotina mais
saudável, o brasileiro está mudando seus hábitos alimentares dentro de casa. De
acordo com dados levantados pela Kantar Worldpanel, 27% dos lares declaram ter
feito mudanças na alimentação, aumentando o consumo de frutas, sucos naturais e
diminuindo o consumo de carne vermelha, açúcar e refrigerante, por exemplo.
Em linha com essa tendência o estudo revela que 389
mil domicílios deixaram de comprar açúcar refinado no ano passado. Presente em
51,8% dos lares, o produto teve queda de 0,4% em volume e 19% em valor na
comparação com 2017. Por outro lado, a versão demerara, menos refinada e sem
aditivo químico, saltou de 6,9% para 10,6% de penetração no mesmo período, ou
seja, ganhou mais de 2 milhões de domicílios compradores em 2018. Volume e valor
também se destacaram positivamente, com alta de, respectivamente, 50,4% e
44,8%.
Ainda com forte presença no país, as carnes também
foram impactadas pelos novos comportamentos dos consumidores. Todas – bovina,
frango e suína – apresentaram queda de volume em 2018 na comparação com o ano
anterior. No entanto, dos lares que declaram ter feito mudanças nos hábitos
alimentares, 50% deles dizem ter diminuído o consumo das carnes vermelhas.
Entrando na casa de 97% da população, os
refrigerantes também viram o número de compradores cair de 2017 para 2018: 222
mil domicílios deixaram de colocar a bebida na despensa. O mesmo ocorreu com o
leite UHT, que perdeu 611 mil lares no período. Por outro lado, produtos zero
lactose começam a ganhar força. De acordo com a pesquisa, 20% das famílias já
compraram algum produto zero lactose. A categoria de leites sem lactose, por
exemplo, cresceu 7,9% em volume e 12,6% em valor.
“Já faz algum tempo que a saudabilidade tem sido um
fator importante na hora das compras não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Agora, o movimento ganha mais força. A entrada de produtos como o açúcar
demerara e zero lactose na lista de compras revela um consumidor mais atento e
alinhado
às preocupações globais com a saúde”, afirma Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar Worldpanel.
às preocupações globais com a saúde”, afirma Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar Worldpanel.
Kantar Worldpanel
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