Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Dia Mundial da Psoríase chama atenção para doença que atinge milhares de brasileiros1


  • 29 de outubro marca data para ressaltar que a doença tem controle e há tratamento para a melhora da qualidade de vida dos pacientes.2 
  • Pesquisa “Clear about Psoriasis Worldwide Survey” mostra que pacientes sofrem no convívio social por causa da doença3
  • Pacientes podem ter uma pele quase sem lesão ou sem lesão quando tratados de forma completa4


No Dia Mundial da Psoríase, celebrado em 29 de outubro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está fazendo uma importante campanha de conscientização que alerta para o fato de a doença não ser contagiosa, ter tratamento e a importância de ser melhor compreendida5. Esse desconhecimento da população sobre a psoríase é demonstrado nos resultados da pesquisa “Clear about Psoriasis Worldwide”. Nela, 96% dos brasileiros participantes afirmam já ter passado por uma situação de constrangimento3. 40% dos mais de 8 mil respondentes da pesquisa no mundo todo ainda relataram sentir-se envergonhado por causa das lesões na pele3.

Pesquisa realizada no Brasil demostrou que a prevalência da psoríase é de 1,3% nos brasileiros, com variações regionais1. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a psoríase pode afetar a pele, as unhas e as articulações, além de ser uma enfermidade crônica, dolorosa e debilitante6, o que impacta negativamente na qualidade de vida de milhões de pessoas1. A artrite psoriásica ainda pode estar associada à doença –atinge até 30% de quem tem psoríase7. Os pacientes também têm alto risco cardiovascular8 e mais chance de terem outras doenças não transmissíveis, como diabetes e colesterol alto, por exemplo9.

“A psoríase não é meramente uma doença de pele, mas sim uma enfermidade sistêmica que afeta todo o corpo todo e com alto o impacto psicossocial. Os pacientes lutam diariamente contra a doença, suas comorbidades e também com o sentimento de impotência e frustração”, explica Gladis Lima, presidente da associação de pacientes Psoríase Brasil. “A nossa Campanha do Dia Mundial da Psoríase 2018, no Brasil, está tratando das comorbidades justamente pelo fato de a psoríase não ser apenas um problema de pele”.

Em pesquisa sobre o uso diário do secuquinumabe, um dos tratamentos biológicos para psoríase, foi constatada uma melhora significativa da qualidade de vida12 dos pacientes. O estudo SCULPTURE mostrou que, nos 5 anos analisados, 65,5% dos participantes não reportaram impacto da doença na qualidade de vida12. O medicamento ainda tem perfil de segurança favorável sustentado por 5 anos12.

“Estamos vivendo uma era extremamente promissora para a dermatologia e para a terapêutica da psoríase. Com a chegada dos medicamentos biológicos passamos a contar com medidas cada vez mais eficazes e seguras para o tratamento das formas mais graves da doença”, ressalta Dr. Ricardo Romiti, dermatologista e coordenador do ambulatório de psoríase do Hospital das Clínicas da USP. “Os biológicos constituem uma linha de tratamento inovadora desenvolvida através da biotecnologia e que possibilitam o rápido e duradouro controle da psoríase, alcançando regressão de até 90 a 100% das lesões de pele e a melhora da qualidade de vida”, conclui Romiti.


Dia da Psoríase no Brasil

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está realizando uma campanha nacional de conscientização sobre a psoríase e a sua possibilidade de tratamento usando hashtag #PsoríaseTemTratamento. O objetivo é engajar pacientes e sociedade para que a doença, seus impactos e comorbidades sejam melhor compreendidos e alertar sobre a possibilidade de um tratamento completo, que pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes.




Novartis




 Referências
  1. Romiti R et al. Prevalence of psoriasis in Brazil - a geographical survey.Int J Dermatol. 2017 Aug;56(8):e167-e168.
  2. IFPA. World Psoriasis Day Theme 2018. Disponível em:https://ifpa-pso.com/our-actions/world-psoriasis-day/world-psoriasis-day-2018. Acesso em: 15 de outubro de 2018.
  3. Novartis. Clear about Psoriasis Patient Survey.
  4. EMEA – CHMP. Guideline on clinical investigation of medicinal products indicated for the treatment of psoriasis.Disponível em: http://www.ema.europa.eu/docs/en_GB/document_library/Scientific_guideline/2009/09/WC500003329.pdf. Último acesso 25/10/2018.
  5. SBD. Psoríase Tem Tratamento. Disponível em: http://www.sbd.org.br/psoriasetemtratamento/campanha. Acesso em: 15 de outubro de 2018. 
  6. WHO. Noncommunicable diseases and their risk factors - Psoriasis. Disponível em:http://www.who.int/ncds/management/psoriasis/en. Acesso em 15 de outubro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados